54.3
Beiragás – Companhia de Gás das Beiras, S.A.
  • Urbanização Quinta do Bosque, Lote 147/148 – RC
    3510-010, Viseu
  • beiragas@galp.com

Beiragás - Leitura não coincide com as datas de consumo

Raquel apresentou a reclamação
9 de dezembro 2022
No dia 7 de novembro recebi a fatura final de contrato da EDP Comercial com a leitura de 1225 m3, quando na realidade, o contador marcava 1213 m3.
Nesse mesmo dia, alertei a EDP via telefone e formulário online que a leitura estava incorreta. Foi feito o pedido de alteração.
Nas semanas seguintes, continuei a telefonar e dirigi-me à loja de cidadão.
Só após reclamação apresentada aqui no portal de queixa do cliente, no dia 6 de dezembro, é que a EDP me contactou para resolver a situação (demorou 1 mês para me darem uma resposta, mesmo com a minha insistência). Tinha dado tempo de corrigirem a leitura antes da Beira Gás emitir a primeira fatura.
O funcionário da EDP informou-me que contactou a Beira Gás e que esta não aceitou fazer a correção da leitura. Segundo ele, a EDP efetuaria logo a correção.
Eu não aceito esta decisão e passo a discriminar as leituras enviadas, POR MIM, para a Beira Gás/ portal floene e via telefone:
19 de setembro -1199 m3
22 de setembro - 1199 m3
30 de setembro - 1202 m3
22 de outubro - 1209 m3
2 de novembro - 1212 m3
4 de novembro - 1212 m3
16 de novembro - 1216 m3
Só no dia 22 de novembro é que o contador marcou 1226 m3 (valor mais próximo daquele que me cobraram em 6 de novembro).

Volto a esclarecer que em 2 e 4 de novembro comuniquei-vos a leitura de 1212m3. Ou seja, em 6 de novembro, no espaço de 2 dias, cobram-me 1225 m3, indevidamente. Tinha apenas 1213 m3.
Realço que foram 12 m3 a MAIS, no intervalo de DOIS DIAS. Realço que ao preço do m3 na EDP comercial faz MUITA DIFERENÇA. Paguei 56, 29€ de gás quando podia ter pago um valor bastante inferior.
Agradeço que corrijam a fatura para 1213 m3 e comuniquem à EDP.
É lamentável que esta situação aconteça quando a EDP Comercial aumentou, significativamente, o preço do m3.
Tive eu o cuidado de expor esta situação assim que recebi a fatura e não foi resolvida, atempadamente, por inércia dos serviços de energia. Muito conveniente...
Em suma, a EDP passou a resolução do problema para a Beira Gás, alegando que a leitura por estimativa foi facultada por esta e é o meu novo fornecedor de gás.
Agradeço que o meu pedido seja deferido e que procedam à correção da leitura de acordo com os consumos e datas corretas dos mesmos.
Aguardo resposta.
Data de ocorrência: 9 de dezembro 2022
23 de dezembro 2022
Ainda aguardo por uma resposta.
Uma resolução tão fácil para o erro que fizeram e, mesmo assim, tardam em responder.
Beiragás
Cara Raquel Sebastião,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 23/12/2022.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail beiragas@galp.com ou do número 808 508 808 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes
Gás Natural
Caros srs,
Para confirmar a leitura de 6 de novembro (fim do meu contrato com a Edp comercial), envio-vos, em anexo, um print screen da mesma registada, por mim, no Floene:
4 de novembro 1212 kWh (vejam o anexo, sff).
Como é óbvio, no dia de hoje, o contador já não regista a leitura dessa altura para estarem a pedir foto. Vejam o print em anexo.
Em apenas dois dias (de 4 a 6 de novembro) nunca iria atingir 1225 kWh tal como a Edp comercial me cobrou. Mais informo que não houve consumos desde o dia 4 até 6 de novembro.
Agradeço a correção dos kWh NÃO consumidos até dia 6 de novembro de forma a pagar o valor certo à Edp comercial.
Relembro que a Edp aumentou, significativamente, o preço de gás, logo não tenho que pagar kWh a valores exorbitantes quando na realidade estes não foram consumidos nessa altura.
Em contacto com a edp comercial, informaram-me que estão disponíveis para fazer a retificação desde que a Beiragás aceite.
Fico a aguardar.
Raquel
Esta resposta tem um anexo privado