54.3
Beiragás – Companhia de Gás das Beiras, S.A.
  • Urbanização Quinta do Bosque, Lote 147/148 – RC
    3510-010, Viseu
  • beiragas@galp.com

Beiragás - Sem fatura

Carla Ramos apresentou a reclamação
17 de maio 2019
Quando se aproximava a data de pagamento da fatura de Abril, primeiro dia de Maio, constatei que não a tinha recebido (via mail - fatura eletrónica). Verifiquei todos os mails recebidos, inclusivamente em SPAM, e não existia qualquer mail da Beiragás.
Como normalmente o pagamento é entre o dia 1 e 5, fui verificar na conta bancária e já tinham procedido ao pagamento do valor da referida fatura, ainda no mês de Abril.
Tentei entrar no balcão digital, uma vez que seria um modo de a obter, mas verifiquei que a factura também não está disponível.
Contactei a empresa através do balcão digital mas não recebi resposta.
No dia 2 tentei entrar novamente no balcão digital e simplesmente não permite e não voltei a conseguir entrar. Contactei a empresa por mail e só responderam depois de uma semana. No entanto, enviaram a fatura de Março. Insisti novamente e até ao momento estou sem resposta.
Finalmente, dia 15/05 tive mesmo de telefonar para o 808508808 (com custos), e após, verificar a situação, a funcionária esclareceu-me que efetivamente não constava o envio da fatura mas que iriam proceder ao envio e que também estavam com problemas no site.
A verdade é que 48horas depois continuo na mesma.
Agora, que já recebi a de Maio, vêm linhas que não sei se estão certas (com acertos) porque teria de ver a de Abril para confirmar.
Como seria se eu não tivesse débito directo? Fariam o corte do abastecimento?
Eu não falho envio de leituras nem pagamento. Espero que também a Beiragás cumpra o que lhe compete.
Resumidamente:
- não tenho fatura de Abril
- não consigo verificar a de Maio
- não consigo aceder ao balcão digital
Data de ocorrência: 17 de maio 2019
24 de maio 2019
Estimada Carla Ramos,

Na sequência do seu contacto de dia 17 de maio relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 28287119 sobre o envio da fatura emitida em 09/04/2019 no valor de 23,75€, informamos que no decorrer de ajustes à faturação efetuados pela Beiragás, a referida fatura não foi enviada atempadamente, motivo pelo qual apresentamos as nossas desculpas.

Confirmamos que o original da fatura foi remetido para o e-mail associado ao serviço de faturação eletrónica em 17/05/2019 (cmjramos@gmail.com), contudo enviamos em anexo a 2ª via do documento.

Essa fatura foi emitida com uma leitura estimada de 3.704 m3, correspondente a um consumo estimado de 18 m3 – 210 kWh, pelo que na fatura seguinte emitida em 07/05/2019, é efetuado o acerto desta estimativa mediante a leitura comunicada em 09/04/2019 de 3.711 m3.

Nesse sentido, na fatura de 38,94€ - em anexo, é devolvida a estimativa de 18 m3 (210 kWh) e faturado o consumo real de 25 m³ (287 kWh) – tendo por base a leitura de 3.686 m³ retirada em 14/03/2019, sendo calculada uma estimativa até à data de emissão do documento de 23 m³ (271 kWh).

Relativamente ao acesso ao serviço Balcão Digital, informamos que o link https://gn.galpenergia.com/balcaodigital/ foi descontinuado. Os acessos (utilizador e password) mantêm-se, mas para continuar a utilizar este canal de comunicação é necessário que utilize o novo endereço do Balcão Digital: * PROIBIDO *://gn.galpenergia.com/BalcaoDigitalGnCurr/.

Lamentamos desde já os incómodos causados e esperamos continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail beiragas@galp.com ou do número 808 508 808 (dias úteis das 9h às 21h).

Iolanda Reis

Nº de Fornecimento: 3304873
24 de maio 2019
Exmos senhores,

- efetivamente, entretanto após esta queixa, recebi a fatura.
- agradeço o esclarecimento quanto ao balcão digital. Testei e funcionou.
- E quanto à chamada que tive de pagar, e teria sido desnecessário se tivessem respondido ao mail- via preferencial e sem custos? Não devo ser ressarcida desse valor, independentemente do montante?
- E agora reparem no pdf 3304873_2 (última fatura recebida e enviada por vós no mail), não consta a informação relativamente ao débito directo. Vai ser cobrado por esta via? Tenho de pagar através de entidade/referência? Não tenho esta informação.
29 de maio 2019
Estimada Carla Ramos,

Na sequência do seu contacto de dia 24 de maio relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 28287119 referente ao atraso de resposta do serviço a clientes da Beiragás informamos que, devido a ajustes à faturação têm ocorrido alguns constrangimentos no envio de resposta por email, pelo que lamentamos os transtornos causados por esta situação.

Esclarecemos ainda que a fatura nº 6092/574 apresenta um erro no layout não disponibilizando o detalhe dos dados bancários, contudo o valor de 38,94€ encontra-se enviado à entidade bancária desde 22/05/2019, estando a aguardar confirmação de cobrança.

Iolanda Reis

Nº de Fornecimento: 3304873