15.6

Beko - Avaria - atraso

Custodio Manuel Melo Oliveira
Custodio Oliveira apresentou a reclamação
27 de janeiro 2023
No dia 18 de janeiro foi comunicada avaria na máquina de lavar loiça Beko DFN39530X dentro do período legal de garantia (compra em 29/4/2021).
Na comunicação de avaria informei concretamente o tipo de avaria (cesto médio, que tem regulação em altura, destranca e cai sobre a loiça do cesto inferior bloqueando o jato de lavagem acoplado ao cesto avariado. A máquina deixa de lavar).
Só hoje (passados 9 dias!) dia 27 de janeiro 2023, pelas 19h30 e após contato prévio, recebi 2 senhores alegadamente da assistência técnica Beko, entraram na minha casa com educação e cortesia, fotografaram as referencias e nº serie máquina, pediram-me a fatura de compra e perguntaram qual era a avaria (percebi no decorrer da conversa que a avaria estava descrita na folha que traziam!).
Verificaram que o cesto caía efetivamente e limitaram-se a dizer que iam pedir a peça e viriam substituir…… Quando?
Não se sabe….
Referi que a máquina não lavava. Um dos Srs referiu que a máquina lavava e que não ia discutir o assunto comigo!.... Afirmei que a máquina não lavava e mostrei-lhe loiça colocada no cesto superior que tinha ficado suja. Efetivamente a maquina trabalha, desde que tenha apenas loiça no cesto inferior e ainda assim quando lava a temperatura superior a 40º, o cesto cai e bloqueia a lavagem, lavando mal mesmo no cesto de baixo.
Pediram-me para assinar um documento de presença, o que me recusei, pois, toda a informação que vieram recolher, já tinha sido fornecida na participação da avaria e qualquer informação adicional (neste caso particular), poderia ter sido fornecida. Entendo que uma vinda ao domicilio para identificar (o identificado e reportado!), e depois mais uma para reparação gera mais fluxo à contratada para assistência, mas também beneficia a marca na medida em que não interrompe a garantia e transporta ónus doutras possíveis avarias para o cliente. Sim, sim….. a máquina está basicamente parada há 10 dias (se quando a ligo não lava ou lava mal, então é preferível estar parada).
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2023
Custodio Manuel Melo Oliveira
Custodio Oliveira avaliou a marca
24 de fevereiro 2023

Reitero a má assistência técnica da marca, embora esse serviço seja contratualizado