15.6
Beko Home Appliances Portugal, Unipessoal, Lda
  • Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, Nº 17, 3º A, Edifício Amoreiras Square
  • beko.care@beko.com

Beko - Frigorífico combinado deixou de funcionar e vai para o lixo

Sandra Marques
Sandra Marques apresentou a reclamação
9 de novembro 2022
Comprei frigorífico combinado BEKO RCHA270K20XB em 16-07-2020 na electrosacavém. Na altura portanto com 2 anos de garantia. No dia 7-11-2022, o frigorífico deixou de fazer frio subitamente. Em pedido de assistência à Beko.pt (que não disponibiliza livro de reclamações no seu sote nem informa de que modo aceitam reclamações) por email no mesmo dia foi-me respondido um texto standard que iriam pedir orçamento e que depois eu avaliaria se era vantajoso ou não arranjar o electrodoméstico. Aguardo ainda o tal orçamento. Decidi portanto solicitar assitência à única assitência oficial da Beko em Portugal, a servideco. Hoje, 9-11-22 o técnico informou-me que o problema era claro: fuga no sistema de gás que refrigera o equipamento. Sem qualquer hipótese de reparação. O que aconteceu informou-me é que o gás que se foi perdendo ao longo do tempo por essa fuga chegou ao nível quase zero e mais uns dias, quando a zero deixará de refrigerar também o compartimento inferior. Ou seja, morreu. E morreu (com uma perda gradual que por coincidência chaga a zeros uns meses depois de terminada a garantia obrigatória. Essa coincidência tem um nome: chama-se obsolência programada. De qualquer modo, se esta fuga foi gradual, a ruptura no sistema ou já existia quando comprei o frigorífico ou aconteceu durante o período de garantia e por isso não aceito que a Beko se demita de assumir a sua responsabilidade no problema e simplesmente me obrigue a colocar este equipamento poluidor (a antítese da certificação energética que declararam) para o lixo com 2 anos de vida útil.
Data de ocorrência: 7 de novembro 2022
Sandra Marques
Sandra Marques avaliou a marca
24 de novembro 2022

A marca reconheceu a obrigação de substituir o equipamento. Como não tinha igual em stock procedeu a estorno do valor.