Beliani (DE) GmbH
  • Lindenstrasse 16
    6341 Baar, Suíça
  • mail@beliani.pt

Beliani - Atraso na entrega e devolução do valor proposto incorreto

Vitor Oliveira apresentou a reclamação
11 de agosto 2021
Fiz uma encomenda de 3 artigos em 01-03-2021. Um dos artigos, um candeeiro de pé, tinha data de entrega previsto para julho salvo erro. Ainda assim decidi esperar porque era um artigo específico para o local onde queria colocá-lo. A Beliani foi sucessivamente alterando a data de entrega e neste momento indicam a data prevista de entrega deste artigo no site em 08-11-2021. Nesta encomenda utilizei um voucher de desconto de 100€ conseguido numa encomenda que fiz anteriormente e que podia ser descontado em encomenda superior a 300€. Para a devolução do montante referente a este artigo que não conseguem entregar, inicialmente queriam anular a totalidade do voucher e após reclamação da minha parte propuseram devolver 90€ referente a este artigo. Não aceito este valor porque penso que a forma correcta será de distribuir o valor do voucher proporcionalmente ao valor dos artigos ou seja:
Candeeiro teto 149,99 -45,45
Candeeiro pé 139,99 -42,42
Almofadas 40,00 -12,12
Total 329,98
Voucher -100,00 -100,00
Total pago 229,98
Assim, o valor a devolver pela Beliani deveria ser : 139,99-42,42=97,57€ e não 90,00€.
Enviei estes cálculos à Beliani que não aceitou a proposta.
Além disso sinto-me prejudicado visto não ter o artigo e ter pago o valor em março de 2021!
Data de ocorrência: 11 de agosto 2021
12 de agosto 2021
Prezados, boa tarde.

No dia 02 de março, recebemos a confirmação de encomenda e pagamento da compra do sr. Vitor Manuel. Ressaltamos que na confirmação de compra estava indicado a data de disponibilidade do Candeeiro - KAMA, informação esta apresentada para o cliente na finalização da compra, na nossa loja online e no email enviado pela empresa Beliani.

Lamentamos que a data de disponibilidade do artigo tenha sido alterada. Infelizmente a maioria das empresas que atuam no mercado global estão sendo surpreendidas devido ao panorama mundial que estamos vivendo, a COVID-19, e consequências do acidente no Canal de Suez. Assim que tivemos notícia que haveriam mais demoras, entramos em contacto com o cliente para informar sobre a nova previsão de disponibilidade e o cliente desejou aguardar. Infelizmente, atrasos tem sido uma constante na atual conjuntura mundial.

Gostaríamos de mencionar que o cliente adicionou na sua encomenda um voucher de 100€, com as seguintes condições:

*CONDIÇÕES: Use o código CASHPT20 na terceira etapa do processo de compra. O código do voucher ser-lhe-á enviado por e-mail no prazo de 4 semanas a partir do momento em que fizer a sua primeira compra. O valor mínimo de compra para receber o voucher de 100€ é de 300€. O valor mínimo de compra para utilização do voucher é de 300€. O voucher de 100€ é não reembolsável e não pode ser trocado por dinheiro. O seu voucher pode ser utilizado na sua próxima compra. O voucher é válido por 3 meses. O voucher perde a sua validade se for feita a devolução de um dos produtos ou da encomenda. Este voucher não pode ser combinado com outras ofertas, não pode ser utilizado em encomendas pendentes e só pode ser utilizado uma única vez. A oferta é válida até 23.02.2021 ou até disponibilidade de stock. A oferta não é válida para revendedores.

Retirar o artigo implica que o voucher fique sem validade, pois as condições obrigam a que se faça uma compra mínima de 300€. Apesar desta situação, entramos em contacto com o cliente com as seguintes opções:

1 - Manter a encomenda e aguardar que o candeeiro fique disponível e nada se altera;

2 - Trocar o artigo fora de stock por outro produto da nossa loja, de valor idêntico ou superior (neste caso pagando a diferença), o que permite manter o valor mínimo para uso do voucher acima dos 300€ para ter o desconto de 100€;

3 - Reembolso de 90.00€ referente ao candeeiro que se deseja retirar da encomenda, como acerto de contas, pois foi pago um valor inferior devido à utilização do desconto de 100€.

O preço do candeeiro na loja é de 139.99€.
Valor pago pelo cliente na encomenda já com o voucher de 100€ adicionado: 229.99€.
Assim, o valor a devolver pela Beliani deveria ser: 229.99€ -139.99 = 90.00€ de reembolso.

Todos os outros produtos da encomenda foram enviados e entregues ao cliente, sendo assim não temos que fazer a devolução de valores de produtos que foram entregues.

Em caso de dúvidas, não hesitem em contactar a nossa equipa de atendimento ao cliente.

12 de agosto 2021

A resposta da Beliani não acrescenta nada à minha exposição, apenas confirma todos os factos que apresentei. O que reclamei foi a fórmula de cálculo da distribuição do voucher pelos produtos e acerca disso a Beliani não fez qualquer comentário porque sabe que não tem razão. Apresentar as condições do voucher não é justo para quem tinha uma data de entrega prevista para julho (Na resposta acima a Beliani parece querer demonstrar que eu não referi essa data na minha exposição o que não é verdade). Será que perante essas condições sou obrigado e esperar infinitamente pela entrega do artigo? Já que não foi referido pela Beliani, a razão do pedido da devolução resulta também porque os colaboradores com quem tem falado várias vezes demonstraram que tinham dúvidas sobre se teriam capacidade de vir a entregar o produto. Não percebo como é que a Beliani arrisca a sua imagem por uma diferença de cerca de 7€. Por fim, desafio a Belaini a contestar a minha fórmula de cálculo de distribuição do Voucher.
13 de agosto 2021
Prezados, boa tarde.

Um voucher deste tipo (desconto de valor fixo em função de um determinado montante mínimo de compra), não é distribuído pelos produtos incluídos na compra. Em parte nenhuma se refere que existe uma distribuição do valor do desconto pelos produtos comprados.

Utilizando a regra dos nossos termos e condições, uma compra inferior ao montante mínimo para utilização do voucher, torna o voucher sem validade o que significa não ter desconto nenhum nos produtos remanescentes na ordem.

Neste caso os produtos que já recebeu têm um valor total de 198,98€, como pagou 229,97€, somos obrigados a devolver 30,99€ referente a esta diferença.
Estamos a propor devolver 90€ no caso de anular o artigo no valor de 139,99€, como uma cortesia.

13 de agosto 2021
É preciso ter muita lata para falar em cortesia da Beliani quando não conseguem entregar o produto!
Se fosse da minha responsabilidade eu aceitava de imediato a anulação do voucher mas sendo da vossa inteira responsabilidade não o posso aceitar de todo.
Não aceito que venham alegar as condições do voucher quando não conseguem entregar o artigo! Se fosse assim então a Beliani nunca entregava um dos artigos das encomendas e os clientes nunca conseguiam usar os vouchers.
A Beliani ainda não percebeu que para mim a solução que prefiro é receber o artigo! Se me enviarem o artigo fica resolvido e não há problema. Os colaboradores da Beliani já me garantiram 2 ou 3 datas e quando lá chega a data é sempre alterada.
Acrescento ainda que só fiz esta encomenda porque utilizei o voucher, caso contrário não efetuaria esta compra pois os produtos ficariam caríssimos!
Não vou aceitar esta solução da Beliani. Não vale a pena solicitarem de novo que coloque como resolvido. Se não conseguir resolver por aqui vou reclamar noutros sitios.
Prezados, boa tarde

Se o cliente quiser aceitar as soluções propostas teremos todo o gosto em ir ao encontro da sua escolha e optando por aguardar, pela nossa previsão de disponibilidade, faremos a entrega assim que possível.

Se pretender a solução judicial, teremos que deixar de conversar e terá que enviar uma carta nominal (não registada), para o nosso departamento jurídico, na Suíça. A carta terá que ser em inglês ou alemão e todas as decisões que venham a ser tomadas estão fora do suporte do apoio ao cliente da Beliani Portugal.

16 de agosto 2021
Quais são as propostas da Beliani? Qual a data de entrega do artigo?

Opções apresentadas pela empresa Beliani:

Por fim, informamos que a previsão de termos o produto em stock é para Novembro. Vale ressaltar que após o produto estar no nosso armazém o mesmo será enviado, após o envio o prazo de entrega varia entre 7 a 10 dias úteis.

Lamentamos todos os atrasos mas na atual conjuntura não temos recebido regularmente entregas dos nossos fornecedores, pedimos desculpa pelo fato, mas não conseguimos fazer nada para alterar a data de disponibilidade.

Em caso de dúvidas, a nossa equipa de atendimento ao cliente terá todo o gosto de responder.

19 de agosto 2021
Embora ache injusta a opção de reembolso que a Beliani me está a propor e não entendendo a sua postura, vou perder 7,57€ (e o tempo que a Beliani lá tem o meu dinheiro), aceitando a devolução dos 90€ visto não acreditar que a Beliani vá entregar o artigo (Nunca me deram essa garantia).
Agradeço que me indiquem o necessário para procederem à devolução dos 90€.
19 de agosto 2021
Prezados, boa tarde

A empresa Beliani enviou um email para o endereço registrado na compra e agradecemos retorno para podermos solicitar a devolução.

Prezados, bom dia.

Informamos que o reembolso do valor de 90€ foi feito no dia 27 de agosto e o cliente foi comunicado por email no mesmo dia.

31 de agosto 2021

Acabei de confirmar que o valor foi creditado hoje 31/8 na minha conta.

Cmps
Vitor Oliveira avaliou a marca
31 de agosto 2021

Em relação aos produtos até agora não tenho razão de queixa. Quanto aos prazos de entrega e a própria informação sobre os mesmos, é uma marca muito fraca. Neste caso, não conseguiram entregar um artigo e impuseram um valor de devolução que acho injusto recorrendo sempre aos seus termos e condições. Perderam um cliente por causa de 7 euros!