Beliani (DE) GmbH

Beliani - Não respeitam a lei portuguesa quanto a devoluções

Tomás Mello Do Rego
Tomás Rego apresentou a reclamação
22 de novembro 2021

Comprámos à cerca de um mês o aparador "KYLE" na beliani, que devido a razoes pessoais só abrimos e começamos a montagem 2 semanas depois. Durante a montagem descobrimos vários defeitos em múltiplas peças, para além de que o manual continha vários erros, dificultando a mesma.

Como os defeitos eram em peças visíveis, decidimos trocar e pedir devolução completa de acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, sobre certos aspetos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, o consumidor que adquire um bem defeituoso tem o direito de exigir a reparação, um desconto sobre o preço ou a respetiva devolução com reembolso, sendo que a escolha é sempre do consumidor.

Contra a referida lei, beliani ofereceu simplesmente reembolso parcial em voucher e com o envio de nossa responsabilidade, tanto esforço como o preço de 40 euros, defendendo-se que são normas internas. Uma vez que a referida legislação não prevê a emissão de voucher e prevalece sobre quaisquer normas internas da Beliani, o reembolso do artigo deveria ser feito sem quaisquer custos e esforço adicional, considerando que a beliani vendeu um produto defeituoso.

A beliani para além de não respeitar a lei negando a devolução do dinheiro em totalidade dificultou todos os passos do mesmo, ao ponto do supervisor Português perguntar a minha namorada "Porque e que não teve tempo para abrir a encomenda nos 14 dias?", em que obrigou a minha namorada a responder: "O meu pai morreu a 2 semanas, desculpe se não tive tempo para bricolage". O cliente nunca tem de dar justificações da vida pessoal, principalmente quando se trata de uma devolução devido a um produto defeituoso.

Volto a relembrar que apesar da beliani ser uma marca sediada na Suécia, ao vender em Portugal tem de respeitar a lei Portuguesa. Nunca tivemos uma experiência pós-venda tão má, ao ponto de chamar a isto criminoso.
Data de ocorrência: 10 de novembro 2021
Prezados, bom dia.

Vimos por este meio responder a reclamação com número 67594121.

Lamentamos esta situação e informamos que temos uma incidência interna aberta deste o dia 08 de novembro afim de encontrar uma solução para este caso. Para além disso, gostaríamos de pedir desculpas a cliente caso o questionamento sobre os 14 dias tenha ofendido de alguma forma a cliente ou este momento de sua vida, essa não era a nossa intenção.

Quanto ao caso, oferecemos a cliente reembolso em forma de voucher do valor total pago pelo artigo (209.99€) e a mesma havia aceito esta opção, sendo que neste momento estamos tentando agendar uma data para a recolha do artigo para depois poder enviar o voucher para uma nova compra.

Para além disso, vale ressaltar que a informação apresentada nos nossos "Termos e Condições" no momento de compra - bem como no e-mail de confirmação de encomenda que todos os nossos clientes recebem após concluir a sua compra - é a seguinte:
Período de devolução - 14 dias - O cliente receberá um reembolso num período até 14 dias a partir da receção do produto no nosso armazém, em função do método de pagamento selecionado.

Vale lembrar que neste caso em específico a Beliani abriu uma excessão e decidiu reembolsar o valor completo do artigo (209.99€), sem a necessidade de cobrar custos de devolução pelo mesmo.

Quanto aos 40 euros mencionados pelo cliente, provavelmente se tratam do serviço de entrega numa divisão que fora adicionado na encomenda original. Neste caso, serviços adicionais não são reembolsáveis. Mais detalhes nos Termos e Condições:
“Excluídos de reembolso: Serviços adicionais (por exemplo: serviço de envio expresso, seguro de transporte), custos adicionais e taxas de pagamento.”

Por fim gostaríamos de mencionar que ao fazer a compra no site da Beliani, o cliente aceita os termos e condições da mesma, conforme dados abaixo:

Termos Gerais e Condições
“Os seguintes Termos Gerais e Condições são parte integrante, e acompanham qualquer compra realizada na Beliani DE GmbH, cuja sede se encontra em Baar (Suíça), para transações efetuadas via Internet ou telefone.”
“Ambas as partes se comprometem a buscar contato direto em primeira instância em caso de dano ou reclamação, ou a esgotar todas as outras possibilidades de arbitragem antes de encaminhamento a um tribunal. A lei suíça aplica-se. O local da jurisdição é Baar, Suíça. Válido a partir de 24.03.2021”

Ficamos no aguardo da resposta da cliente sobre a melhor forma de proceder nesta situação.

Caso seja necessário algum esclarecimento a nossa equipa de atendimento ao cliente está ao vosso dispor.

22 de novembro 2021
Antes de mais, agradeço a resposta rápida.

Sim, a minha namorada aceitou o vosso voucher pela simples razão que desistiu, já não aguentava mais falar com o vosso apoio ao cliente. Eu por outro lado, acho completamente incorreto o vosso procedimento.

Peço desculpa por estar a dar valores errados, o valor de retorno não eram 40 euros, mas sim 30 euros.

Voltei a recorrer a um advogado e novamente volto a sublinhar que os termos e condições de uma loja não se sobrepõe a lei Portuguesa, existem leis expressamente para defender o consumidor nestes casos. De acordo com a lei Portuguesa, em caso de um produto defeituoso, o prazo é de dois anos para devolução e que o consumidor pode optar pelo reembolso do dinheiro, sem ser em voucher. E uma opção do cliente nos termas da legislação aplicável.

Expliquem-me como isto é possível: "Nós pagamos 200 euros por um móvel mais 40 euros de portes, recebemos um produto defeituoso e para o devolver temos de pagar mais 30 euros. E caso queiramos encomendar outro móvel, temos ainda de pagar mais 40 euros de portes novamente. Isto quer dizer que ficamos a arder com 110 euros ao comprar um produto defeituoso." Isto é completamente inaceitável.

Agradecemos pela resposta.

Gostaríamos de salientar que a Beliani não esta cobrando os custos de retorno para este artigo e que faremos o reembolso do valor pago pelo artigo em sua totalidade mas em forma de voucher.

Quanto ao valor pago de 40€ para o serviço de entrega numa divisão, o mesmo não se prende aos portes e sim ao serviço de entrega numa divisão. Serviço que fora adicionado pela cliente no momento da compra. Para além disso, a Beliani oferece sempre o envio e entrega no passeio gratuito para todas encomendas, entretanto, este serviço não inclui a entrega numa divisão ou dentro da morada do cliente. Sendo assim, o cliente poderá usufruir do voucher para comprar um novo artigo, tendo a entrega no passeio (gratuita), sem a necessidade de pagar pelo serviço de entrega numa divisão.

Para mais informações sobre os serviços de envio e entrega, poderão verificar no link: https://www.beliani.pt/content/entrega/

Aguardaremos a resposta da cliente para podermos gerar o voucher e encerrar esta incidência.

23 de novembro 2021
Só nos ofereceram o serviço de recolha apos vários emails e reclamações diretas, o que significa que para grande parte das devoluções o cliente tem de pagar pela recolha de um produto defeituoso.

Enquanto sobre a entrega em divisão, sim é da escolha do cliente, mas neste caso entregaram-nos um produto claramente defeituoso, o que significa que o serviço prestado é obsoleto.

Continuo a salientar que de acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, sobre certos aspetos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, o consumidor que adquire um bem defeituoso tem o direito de exigir a reparação, um desconto sobre o preço ou a respetiva devolução com reembolso, sendo que a escolha é sempre do consumidor. O voucher oferecido pela Beliani continua no incumprimento da lei Portuguesa.

Até ter uma justificação legal a incidência vai continuar aberta.
Deixo também uma fotografia da qualidade do movel entregue.

Atenciosamente,
Tomas

Agradecemos pela resposta.

Uma vez que o cliente não aceita receber o voucher oferecido, gostaríamos de oferecer uma contraproposta:

- Caso o cliente aceite devolver o artigo devidamente embalado para a morada do nosso parceiro que fica na região do Porto, faremos o reembolso em dinheiro do valor pago pelo artigo (209.99€). Neste caso o cliente precisará arcar com os custos do retorno. O reembolso será feito após a entrega da mercadoria ser feita no nosso parceiro local.

É importante ressaltar que novamente abriremos uma excessão e poderemos fazer o reembolso em dinheiro. (Período de devolução - 15 - 365 dias - O cliente receberá um reembolso, em forma de voucher, num período até 7 dias a partir da receção do produto no nosso armazém. O custo de devolução é suportado pelo cliente.)

Ficaremos no aguardo da vossa decisão.

23 de novembro 2021
Volto a agradecer a resposta rápida.

Aceitamos então a proposta de devolução total do dinheiro com os custos de retorno pagos por nós.

Continuo a salientar que o vosso processo de devolução continua no incumprimento da lei Portuguesa e que é altamente anti-costumer. Sublinho também que esta será a nossa última compra na Beliani, das nossas famílias e de qualquer contacto chegado nosso.

Espero que mudem e revejam as vossas normas internas, de modo a sempre proteger o consumir dos vossos erros (ex: movel defeituoso). Também quero afirmar o meu desagrado por todo o vosso customer support, esta situação queimou-nos tanto a mim, como da minha namorada múltiplas horas desnecessários, que facilmente poderiam ser evitadas, com politicas legais e costumer-friendly.

Aguardo então um email com a confirmação da proposta e os próximos passos para tomas.rego94@hotmail.com.

Atenciosamente,
Tomas
Prezados, boa tarde.

Agradecemos pela resposta e feedback.

A sua opinião já foi repassada para a equipa de qualidade e superiores.

Iremos enviar em instantes as informações de recolha para o seu email.

Desde já agradecemos a sua atenção e compreensão.

8 de dezembro 2021
Prezados, bom dia.

Informamos que a retorno foi feito pelo cliente e fizemos hoje o reembolso do valor de 209.99€ para a mesmo.

Desde já agradecemos a sua atenção e compreensão.

Tomás Mello Do Rego
Tomás Rego avaliou a marca
15 de dezembro 2021

O produto que recebi era de péssima qualidade e vinha com inúmeros defeitos. O processo de devolução é dificultado ao máximo de modo que o cliente desista e aceite o voucher oferecido. Para alem de não devolverem os custos de entrega num produto defeituoso, parece que estão contra o cliente dificultando todo o processo de devolução/troca. Também, as soluções apresentadas/oferecidas encontram-se no incumprimento da lei Portuguesa, segundo a mesma no caso de um produto defeituoso o cliente tem direito a escolha se quer a devolução feita em voucher ou dinheiro, a qual nunca me foi oferecida até ter apresentado varias queixas. O pior serviço/qualidade de produto que tive na minha vida, sendo este o meu primeiro processo de queixa. Vou desaconselhar a todos os meus amigos e família e fazer ao máximo nas redes sociais de modo a que todos os clientes estejam informados dos processos "shady"/borderline ilegais da Beliani.