52.2

Bernardinos - Desresponsabilização

Filipe Jorge Paiva da Silva Martins
Filipe Martins apresentou a reclamação
18 de maio 2022
No dia 29/04/2022 adquiri uma moto HCT-COCISMAXBLACK SCOOTER ELECTRICA 2000W, paguei a matriculação e a entrega foi-me dito que demoraria 72 horas, 3 dias uteis. Depois de varios telefonemas sem retorno, no dia 09/05/2022 foi-me enviado por email a guia de circulação com a matrícula da moto e foi combinado entrega no dia seguinte.
A moto veio sem chapa de matricula que ainda estou a aguardar não posso circular em via publica.
Estive a testar a moto e verifiquei que a velocidade não está de acordo com o mencionado (45 km/h), a moto fica limitada à velocidade de 30 / 32 Km/h ou seja 70% abaixo, a terceira velocidade não tem qualquer tipo de alteração. Fiz um pequeno video que partilhei com o fornecedor.
A resposta do fornecedor para quem fez um investimento de 2500 € foi, a velocidade mencionada das especificações são em condições otimas e só são atingidas em descidas, e a terceira posição de velocidade é normal não haver alteração, tem mais alguma questão? Parecia que estava a comprar uma aparafusadora. No dia 13/05/2022, respondi e aguardei resposta até ao dia 17/05/2022 para me darem uma solução de acordo com a legislação portuguesa em situação de defeito.
Neste momento a situação está:
1) A chapa da matricula ainda não me foi enviada;
2) O fornecedor quando entregou a moto não veio com qualquer documentação/especificações/manual de uso etc, conforme obriga a lei;
3) O fornecedor não responde aos emails, não quer reconhecer o defeito nem apresenta soluções;
4) Como não irei desistir desta situação, além desta reclamação estou a usar outros meios para salvaguardar os meus direitos;
5) Para um fornecedor que trabalha com canais online a opinião do serviço prestado é importante e quando não existe seriedade da coisa ou por desconhecimento legal é importante alertas as outras pessoas.
Obg
Data de ocorrência: 13 de maio 2022
18 de maio 2022
Exmº Senhor Filipe,

Informamos que a declaração provisória de registo com indicação da chapa de matrícula (AQ-95-QJ), foi enviada para o Seu e-mail no dia 09/05/2022.

A chapa de matrícula está em produção em empresa externa e será enviada no decorrer desta semana.

Relativamente às questões que apresenta, a velocidade máxima que a Scooter atinge, é de facto os 45km/h, essa mesma velocidade está bloqueada pelo fabricante de acordo com a lei em vigor.

A velocidade máxima anunciada, neste ou em qualquer outro veículo, é sempre calculada de acordo com testes efectuados em circuitos onde as condições óptimas de utilização estão reunidas, entre elas, o peso do operador, o declive do terreno, as condições atmosféricas, etc.

A terceira velocidade, como referido anteriormente, altera o torque do motor, sendo que dessa forma haverá um menor consumo de bateria.

Relativamente ao manual de instruções, o mesmo deveria ter sido entregue com a Scooter, (normalmente dentro do banco).

Apesar de não termos indicação de nos ter reportado a ausência do manual de instruções, iremos enviar para o Seu endereço de e-mail conforme solicitado.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que necessite.

19 de maio 2022
Exmos Senhores,

O cerne da reclamação é: A mota deveria andar a 45 km/h e só está a andar a 32 km/h, perante este facto, 70% do limite, existe um defeito que deve ser corrigido por vocês. A reclamação foi efetuada 1 dia após ter recebido a moto e ter testado, foi enviado um video para vossa analise.

A empresa Bernardinos continua com rodeios para não assumir as suas responsabilidades, perante estes factos não é uma empresa séria, não quer resolver o conflito, e nem está preocupado com a satisfação dos seus clientes, porque o valor pago já esta na conta da empresa Bernardinos. Sortudos os clientes que não tiveram problemas na compra porque se tiverem a Bernardinos não resolve.

Sobre a sua resposta:
1) Achei fantastica, em duas frases consegue dar duas respostas opostas. Por um lado diz que o fabricante limita a velocidade em 45 km/h, ou seja o potencial da mota é superior para poder limitar, mas por outro a Bernardinos diz que para atingir os 45 Km/h tem que haver condições otimas;

2) Gosto de ser objectivo e não vago, descrevo o simples teste e video enviado dia 12/05/2022 (dados anexo):
- Bateria carregada em 100%
- Condutor com peso inferior a 50% do valor maximo definido pela marca (200 kg envio em anexo)
- Temperatura 17º C às 17h45;
- Precipitação 0%
- Humidade 10%
- Ventos < 15 km/h
- direcção dos ventos
- Teste em estrada muito boa, em linha recta
é um teste muito razoavel para umas condições normais e o resultado foi 32km/h, 70% do afixado (não é normal)

3) Relativo à terceira velocidade volto a afirmar que está a ter uma função decorativa sem qualquer alteração à segunda velocidade. Quando comprei a moto no dia 29/04, fiz uma deslocação às vossas instalações para poder escolher, questionar e experimentar, foram mais de 500 km, 260 km de ida e mais o regresso. O vosso comercial foi claro, como disse anteriormente, 1ª até 25 km, 2ª até 35 km e 3ª até 45 km, alias informação similar a outros comercializadores com motos identicas, claro que é de referencia, nunca me foi dito que só atingiria a velocidade de 45 km só em descida. Nessa situação nem estariamos a falar agora, nunca teria comprado esta moto, como demonstrei depois do teste.

4) Nada me foi dito na sua resposta sobre documentação/especificações/manual de uso etc, conforme obriga a lei;

Agradeço que reconsiderem e efectuem a devida reparação/reposição, porqu como disse anteriormente não irei assumir esse encargo.

Atentamente
26 de maio 2022

Continuo a aguardar uma solução por parte da empresa Bernardinos, quase à um mês da compra e ainda não apresentaram uma solução, infeliz o dia que escolhi comprar a scooter a esta empresa.

Obg
27 de maio 2022
Exmºs Senhores,

Bom dia.

Depois de várias conversações com o cliente e depois de apresentadas as nossas observações, o cliente insiste de que a velocidade máxima da Scooter terá de ser 45km/h em qualquer circuito / terreno, o que como é óbvio não corresponde à realidade. As velocidades máximas de qualquer viatura, são atingidas em condições óptimas de percurso.

Informámos o cliente de que estamos disponíveis para o receber nos nossos estabelecimentos, em Viseu, onde foi adquirido o bem, de forma a analisar em conjunto a situação, eventualmente efetuar um teste drive noutra scooter mesmo modelo ou outro, na tentativa de solucionarmos esta questão o mais célere possível.

Exmº Senhor Filipe,

De referir, que deturpa a realidade dos factos, sendo que aumenta drasticamente as diferenças de velocidade medidas e indicadas pelo fabricante.
Sendo que a velocidade máxima anunciada pelo fabricante é de 45km/h e a apresenta 32km/h, essa diferença no circuito testado é de cerca de 30% e não 70% como deturpa na Sua apresentação dos factos.

Como informámos anteriormente estamos disponíveis para o receber nos nossos estabelecimentos, em Viseu, onde foi adquirido o bem, de forma a analisar em conjunto a situação, eventualmente efetuar um teste drive noutra scooter mesmo modelo ou outro, na tentativa de solucionarmos esta questão o mais célere possível.

Deveria esclarecer também, que todos os manuais e chapa de matrícula já lhe foram entregues conforme acordado aquando da compra.

Exmos Senhores,

Continuam a insistir na mentira parecendo que vocês é que são os lesados, estou dispostos a fazer o teste em condições excepcionais, coisa que ja fiz e agradeço que tambem o façam.
Coloquem a Scooter suspensa em um espaço fechado, vão ter as seguintes condições:
Condutor 0 kg
Sem atrito em estrada
Sem ventos
Digam-me a que velocidade máxima a Scooter anda?
Não irei suportar um custo até Viseu para me dizer que as Scooters andam todas a essa velocidade, .assim sendo, como o problema não é da minha Scooter mas sim de quem esta a comercializar em Portugal com especificações diferentes da realidade, só me deixa uma alternativa, apresentar esta situação as autoridades fiscalizadoras. Fiz o que esteve ao meu alcance para que pudessem corrigir a situação, mas a vossa resposta foi sempre que esta tudo bem empurrando para o fabricante, sem respeito pelos deneres de quem comercializa em Portugal. Como disse não irei deixar cair esta situação, indo as ultimas consequencias.
Obrigado
Exmo Senhor Filipe Martins,

Nunca em momento algum referimos que a culpa é do fabricante, apenas indicámos o que o fabricante refere acerca das autonomias, velocidades, etc. A velocidade máxima de um veículo é sempre atingida em declive favorável.

O levantamento da Sua Scooter na morada de entrega, poderá ser também equacionada se o desejar por uma das nossas viaturas, em data a combinar.
A substituição da Scooter ou resolução do contrato é uma opção que lhe é dada de direito pela legislação em vigor, já que a reclamação foi efectuada no prazo de 14 dias.

Estamos e sempre estivemos disponíveis para ajudar a esclarecer/ultrapassar a Sua insatisfação.

José Esteves
Filipe Jorge Paiva da Silva Martins
Filipe Martins avaliou a marca
2 de março 2023

Falta de preparação naresolução de conflitos.