52.2
Bernardino Caetano & Costa, Lda
  • Avenida Tenente Coronel Silva Simões, Nº324
    3515-849 Abraveses, Viseu
  • cliente@bernardinos.pt

Bernardinos - Motosserra imprópria para utilização e recusam a resolução do contrato

Cláudia Carvalheira
Cláudia Carvalheira apresentou a reclamação
21 de dezembro 2021
No dia 16/10/21 adquiri uma motosserra HUSQV 440 II X‐CUT. Esteve a funcionar no dia 19/10 a cortar uns galhos de um pinheiro. Pouco tempo depois de começar a trabalhar começou a verter muito óleo, a deitar fumo, a funcionar em esforço e nem sempre pegava à primeira. Deslocando‐me à loja a única solução que me foi apresentada foi enviar a máquina para a marca. Depois de voltar foi‐me dito que levou peças novas e que estaria pronta. Mas também sei que o equipamento foi reparado nas instalações, nunca saiu para ir à marca, sendo que também em termos de garantia não haverá mais lugar a qualquer tipo de admissão pelo facto de ter sido intervencionada por outros. Se adquiri uma máquina nova, não é que vá a reparar após a primeira utilização, se não está conforme, tenho o direito de não estar satisfeita e requerer o dinheiro de volta. Depois de mais de 2 meses sem resposta, e ao dizer que ía recorrer ao Centro de Arbitragem caso não cumprissem com a Lei defesa do Consumidor, porque segundo eles "a máquina foi usada e não a podem vender assim a um novo cliente", fazem uma desvalorização da devolução em 78,00 €, mas sendo eu obrigada a adquirir outro equipamento. Se a máquina não tivesse sido usada não teria qualquer tipo de problema, lógico, mas se a comprei foi para usar, não esperando que desse tantos problemas na primeira utilização. Recusam a resolução do contrato previsto na Lei do Consumidor: "Em caso de desconformidade o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos (custos), por meio da reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato (artigo 4.º, nº1, DL n.º 67/2003, de 8 de abril)."
Data de ocorrência: 16 de outubro 2021
Bernardinos
3 de janeiro 2022
Exmª Senhora Maria de Lurdes Carvalheira,

A informação que consta da exposição, não é dotada da realidade nem da verdade dos factos.

Ponto 1 - A Bernardinos, para além de ser importador e revendedor da marca Husqvarna para o mercado nacional, detém também direitos de Centro de Assistência Técnica Autorizada, sendo a avaliação dos equipamento efetuada nos nossos serviços técnicos;
Ponto 2 - Depois da análise efetuada ao motoserra Husqvarna 440 n/ Série: 20213500094, informámos no dia 26 de outubro que a máquina não apresenta qualquer anomalia; ​nos testes efetuados, a máquina apresentou todos os parâmetros normais de funcionamento;
De referir, que ao contrário do que foi apresentado por V.EXa. , a máquina não teve nenhuma intervenção com a aplicação de peças ou qualquer componente, apenas foi limpa de afinada;
Ponto 3 - Depois de UTILIZADO, qualquer equipamento, não pode ser simplesmente devolvido, solicitando a devolução;

Durante os dois anos de garantia (três anos desde 01/01/2022), se surgirem avarias ou problemas, a lei confere ao consumidor os seguintes direitos: a reparação, a substituição, a redução do preço ou a resolução do contrato. Porém, existe uma hierarquia entre estes direitos. Em primeiro lugar o consumidor pode optar pela reparação ou substituição do bem, salvo se o meio escolhido for impossível de acionar ou, se em comparação com outro, implicar custos desproporcionados para o vendedor. Por exemplo, perante um pequeno defeito, reparável com uma rápida e simples intervenção, não é razoável exigir a substituição do bem.

A Bernardinos esteve na disponibilidade, de aceitar a retoma da máquina (apesar de não existir quelquer falta de conformidade) segundo as condições que lhe foram anteriormente propostas.

Estamos ao Seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Bernardinos
Departº SAV - Assistência Pós Venda
Cláudia Carvalheira
Cláudia Carvalheira avaliou a marca
15 de setembro 2022

Não façam qq tipo de negócio com esta loja. Consultem as avaliações no Google e constatem.