48.8

Bertrand Livreiros - Livros escolares com acesso/versão digital

Rute Afonso
Rute Afonso apresentou a reclamação
18 de setembro 2017

Na aquisição dos livros escolares deste ano, tarefa que faço à alguns anos na Bertrand, primeiro em loja e depois online, por duas vezes coloquei questões ao email de apoio a cliente e sempre foram insuficientes e de tal forma vagas que me deixaram boquiaberta. Se dantes confiava na loja online desta marca, por confiar na marca, hoje tenho outra opinião e não tenciono voltar a fazer compras por esta via, e provavelmente nem nas lojas.
Após encomenda online e respetivo pagamento, verifiquei que alguns livros não estavam em stock, pelo que coloquei uma primeira questão que era de saber quando previam a entrega. Resposta: não sabiam dizer, mas se eu quisesse receber os disponíveis teria de pagar por uma das entregas (isto porque eu optara pela entrega em loja e portanto grátis). Ora, se a falha é deles (a indisponibilidade de stock estava identificada no momento da compra) não fazia mais sentido enviarem alguns livros e mais tarde os restantes? Isto sim, seria um bom serviço. Ainda aleguei que teria de os forrar a todos, daí a minha urgência.. resposta: dizem que se eu quisesse forram eles os livros e o valor era x. Isto é gozar com os clientes.
Segundo problema: Quando faço a encomenda online, escolho a escola e os livros aparecem predefinidos. Verifico que a maioria corresponde a blocos pedagógicos que incluem acesso digital. Acho estranho, até porque cada acesso digital custa mais de 5€, mas como não me é dada hipótese de alterar, avanço com a compra. Quando finalmente recebo os livros, não vejo qualquer indicação de acesso digital e apenas recebo por email o código de um livro. Contacto o apoio a cliente pelo site e questiono-os sobre os restantes acessos. Resposta: dizem-me que comprei os blocos pedagógicos sem acesso digital e que os produtos enviados condizem com a encomenda. Inclusive enviam os preços dos blocos com e sem acesso digital onde verifico que paguei o bloco sem acesso digital, mas afirmam que alguns livros não dispõe de acesso digital, quando no site se diz o contrário. Respondo-lhes exigindo melhor explicação para o facto de os livros associados à escola terem manual digital incluído e de eu ter a certeza de os ter adquirido aquando da encomenda. A resposta a Bertrand a este ultimo contacto é simplesmente inacreditável: repetem o que tinham afirmado antes e remetem-me para a compra dos acessos digitais. Nem se deram a trabalho de justificar uma eventual falha na informação disponível no site ou qualquer outra justificação.
Em suma, o que pretendo reclamar é a total frieza e indisponibilidade para prestar um serviço pós venda que está patente nestas respostas, em simultâneo com a tentativa de vender mais serviços. Para mim, é uma postura que me faz perder a confiança na marca. E havendo alternativas, não há motivo para me manter cliente.

Data de ocorrência: 18 de setembro 2017
7 de novembro 2017
Cara Leitora, Sra. Rute Afonso,
Muito obrigado pelo seu contacto e por partilhar connosco a sua experiência na compra de livros escolares em www.bertrand.pt.
As suas sugestões de melhorias a realizar foram encaminhadas e serão tidas em conta, na medida do possível, para o próximo ano letivo.
Agradecemos a sua preferência e enviamos votos de boas leituras.
Serviço de Apoio a Clientes - Leitor Bertrand
(9:30h às 13:00h - 14:30h às 18:00h de segunda a sexta-feira)
Rute Afonso
Rute Afonso avaliou a marca