48.8

Bertrand Livreiros - Processo de devolução pouco claro e transparente

Manuel Coelho
Manuel Coelho apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2017

Efetuei uma compra de um livro há dois dias atrás que vim a verificar que a pessoa a quem ofereci ja tinha um exemplat do mesmo livro pelo que nao faria sentido ficar com outro. Nesse sentido dirigi-me hoje dia 16/02/17, dois dias depois á Bertrand onde adquiri o livro para fazer a devolução do mesmo devidamente intacto e embalado como o adquiri. Quando estava a efetuar a devolução fui informado que nao me seria restituido o valor da compra mas sim emitad um vale para uso exclusivo nas lojas Bertrand. Expliquei que nao era esse o meu desejo mas sim que me fosse restituido o valor da compra uma vez que nao tinha intenção de adquirir outro qualquer produto a breve prazo. A funcionaria que me atendeu insistiu que a unica forma que a loje tinha para gerir estas devoluções era em vale e nao tinha indicação de qualquer outra forma de devolução. Mostrei o meu espanto e estranheza pelo facto de me estar a ver forçado a ter de gastar o valor e questão na loja mesmo sem o desejar pelo facto da Bertrand nao ter a simples alternativa ao vale que é devolver o dinheiro ao cliente. Além disso sublinhei que nunca me foi transmitido ou mostrado em qualquer lugar essa regra escrita, nao constando a mesma na fatura e/ou talão de troca que me me foram dados na altura da compras. Pedi que me fosse mostrada a norma escrita e a funcionária nao o consegui fazer. No entretanto a funcionaria continuou a tratar da emissao do vale a minha revelia e sem procurar confirmar se estava ou nao a agir da unica forma possível. Para espanto meu tenta entregar-me um vale onde aí sim estava claramente escrito que o mesmo não poderia ser devolvido e/ou convertido em dinheiro. Nesse momento mostrei de novo a minha indignação e pedi expressa e vincadamente que fosse confirmado junto de alguém com mais responsabilidade se nao era mesmo possível a devolução do dinheiro. Nesse momento a funcionaria refere que so em casos de excepção viu devolverem dinheiro. Nesse momento questionei porque nao seria eu uma excepção se declarei claramente que queria fazer uma devolução sem qualquer intenção de compra posterior, nao obtive resposta que nao fosse uma tentativa (finalmente) de confirmar com terceiros qual o procedimento a seguir, mas sem sucesso de contacto. Pedi então que fosse recolhida essa informação e me fosse transmitido feedback, pedindo que fosse cancelado o vale, me fosse restituida a fatura e o livro para que estivessem em minha posse até tudo ser clarificado. Até ao momento nao obtive qualquer feedback. Agradecia por favor que alguém com capacidade e responsabilidade por parte da Bertrand clarificasse quanto ao que deve ser a gestao deste tema, explicando-me porque nao devolvem dinheiro aos clientes forçando os mesmos a ficar com um vale a gastar em loja mesmo sublinhando o cliente que nao tem intenção de fazer outra compra. Agradecia também que me explicassem porque é que este procedimento nao é explicado ou esta visível e escrito para conhecimento dos clientes no momento da compra (ou após) quando claramente pedem um talão para troca. Obrigada. Melhores Cumprimentos, Manuel Coelho

Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2017
17 de fevereiro 2017
Caro Leitor, Sr. Manuel Coelho,
O caso que nos expôs mereceu a nossa melhor atenção. Agradecemos que tenha partilhado connosco a sua experiência como cliente das Livrarias Bertrand e a sua opinião sobre a nossa política de trocas e devoluções.
Em resposta ao esclarecimento pedido, informamos que, de acordo com a legislação portuguesa em vigor, o vendedor não é obrigado a efetuar a troca de artigos por razões de alteração de vontade do cliente, mas apenas no caso de artigos com defeito. O reembolso em numerário, ainda segundo a legislação portuguesa em vigor, apenas é obrigatório quando não for possível fazer a troca do artigo com defeito por outro em boas condições.
Não obstante, é prática corrente das Livrarias Bertrand facilitar a troca de artigos aos seus clientes no prazo de 30 dias após a compra. Caso não pretenda a troca imediata, é emitido um vale no mesmo valor, para utilizar noutra compra em qualquer livraria da nossa rede no prazo de 6 meses.
Esperando ter esclarecido as suas questões, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Serviço de Apoio a Clientes - Leitor Bertrand