48.8

Bertrand Livreiros - Um livro que tem (mau) porte

Jorge Augusto
Jorge Augusto apresentou a reclamação
30 de janeiro 2018

No dia 15/01/2018 efetuei duas encomendas no site da Bertrand, a primeira no valor de c. 39€ e a segunda no valor de c. 106€. TODOS os livros tinham (e ainda têm,à data) indicação de OFERTA DE PORTES. A primeira, recebi-a uns dias depois. A segunda, não. Verificando as minhas encomendas, noto que todos os livros, à exceção de um, estavam disponíveis para envio. Solicitei esclarecimento e disseram que podia pedir o envio dos livros já disponíveis, mas teria de pagar portes do livro que ainda não estava, embora na encomenda deste se encontre a indicação de oferta, conforme se pode verificar na imagem que anexo.
Ora, como me parece injusto, reporto e reclamo (e divulgo) para que as pessoas (possíveis clientes) estejam alertados para situações idênticas.
Não pelo valor - que paguei - dos 2,5€, em encomendas que, no próprio dia, totalizam c. 145€, mas pela falta de ética e de palavra. E porque me sinto enganado e considero, seriamente, se volto a encomendar nestes livreiros online.

Data de ocorrência: 30 de janeiro 2018
Jorge Augusto
31 de janeiro 2018
Em resposta a Bertrand informou:
"informamos que, no artigo referido "The Art Book", os portes grátis são referentes a entregas em livrarias físicas, pelo que, como selecionou a entrega da sua encomenda através de CTT Expresso, os portes grátis não se aplica ao mesmo. Poderá confirmar esta informação, clicando no botão "i"
Mas, como se pode ver no print do ecrã da encomenda, a indicação de "Portes grátis" nem sequer tem qualquer '*' para chamada de atenção. Logo, imediatamente pensei que se aplica ao artigo, como me parece natural.
Devo referir que na mesma resposta a Bertrand informa ainda:
"Contudo, não querendo lesar o voto de confiança que depositou nos nossos serviços, e pretendendo continuar oferecer um serviço de excelência, informamos que, excecionalmente, iremos proceder à devolução do valor pago pelos portes(2.50EUR)".
Eu agradeço, mas fazem-me sentir que a 'exceção' que me fazem é um favor, quando a falta (para já no prazo) é deles. Se assim não fosse, a encomenda não teria NUNCA quaisquer portes associados (pelo valor total da mesma):
13 de março 2018
Caro Leitor, Sr. Jorge Santos,

Após análise da sua reclamação, verificamos que já rececionou a sua encomenda realizada em Bertrand.pt.
Confirmamos ainda que o valor dos portes pagos pela quebra da sua encomenda foram-lhe devolvidos pelo mesmo meio utilizado para pagar a sua encomenda.

Gostaríamos, no entanto, de referir que a indicação de portes grátis no artigo são referentes a uma única entrega (quando não há "quebra de encomendas" ou envio repartido), entrega em Livraria física ou encomendas de valor superior a 15€, conforme mencionado no botão “i” que se encontra a seguir a essa indicação “portes grátis”.

Em caso de necessitar de algum esclarecimento adicional, pedimos que nos contacte para leitor@bertrand.pt.

Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Obrigado e boas leituras.
Os Livreiros da Livraria Bertrand