Vertiriva Lda
  • geral@bestcenter.pt

Bestcenter - mau serviço

Ines Monteiro apresentou a reclamação
23 de agosto 2017

Em relação á entrega do relatório final, não tive qualquer apoio do orientador João Marques, sendo que apenas me remetia para trabalhos anteriores. No dia da apresentação, teve um discurso humilhante dizendo que "não me deu mais dicas porque viu que eu não dava para mais", sendo que uma vez mais me remeteu a trabalhos anteriores, Como se não bastasse, isso fiz e no momento da avaliação detetou "lacunas" e tive como nota final 11. Ora, tendo em conta que o único apoio foi ver trabalhos do ano passado, como é possível que desconte por algo que não orientou e ainda sugeriu?

Data de ocorrência: 23 de agosto 2017
25 de setembro 2017
Alguma resposta??
Bestcenter
3 de outubro 2017
Exma. Sra. Inês Monteiro,

Na sequência da sua reclamação com o título “Falta de apoio e perseguição Bestcenter”, na qual manifestou o seu desagrado relativamente a duas situações ocorridas durante o curso de Pós-Graduação de Sistemas Integrados de Segurança, Qualidade e Ambiente, promovido pela Bestcenter, nomeadamente no desenvolvimento do Módulo de Ergonomia e Orientação de Trabalho Final, e a qual mereceu a nossa melhor atenção, permita-nos expor os fatos recolhidos:

“Inscrevi-me no curso e durante o módulo de Ergonomia, com a prof Patrícia Miranda, sofri uma perseguição no dia do teste (único dia que nos vimos), terminando em eu entregar o teste, a professora saiu da sala comigo, ficámos a sós no corredor e disse "que me iria apanhar mais á frente", num tom intimidatório. Obviamente, contei tudo isto á Raquel Lemos, coordenadora do curso que desvalorizou a situação, dizendo que havia sido um mal entendido.”
Relativamente à situação indicada, a qual foi objeto do respetivo tratamento em reclamação por si apresentada a 01 de abril de 2016, reiteramos a resposta apresentada que aqui damos como reproduzida:
“Exma. Sra. Inês Monteiro,
Na sequência da sua reclamação, apresentada por escrito na ficha de avaliação do formador, referente ao módulo de Ergonomia, no dia 1 de abril e presencialmente com o colega Tiago Pereira, no dia 2 de abril, na qual manifestou o seu desagrado perante as seguintes situações:
– Módulo mal coordenado/gerido, indicando que houve apenas uma sessão presencial, com uma semana de intervalo, sem contacto/interação com os formandos.
– Formadora do módulo com um trato extremamente desagradável com os alunos em geral.
Permita-nos apresentar a nossa resposta, sem, no entanto, deixar primeiro de agradecer a formalização do seu descontentamento pois só assim podemos analisar cabalmente as situações, e sobre elas intervir quando justificado.
Após análise e auscultada a formadora face à situação exposta por V. Exa. concluímos:
1 - O módulo de Ergonomia tem 12h presenciais, às quais V. Exa só assistiu a 3h (sessão de avaliação final). Na plataforma o módulo esteve aberto desde o dia 12 março até dia 1 de abril e durante esse período estiveram abertos dois Fórum (Esclarecimentos de dúvidas e Exercícios Práticos) onde os formandos podiam interagir com a formadora e com os restantes colegas.
2 - As metodologias de acompanhamento, apresentadas no guião do formando, disponibilizado no início do módulo, indicam que os formandos poderão colocar dúvidas nos Fórum, as quais terão usualmente uma resposta no prazo máximo de 24 horas. Para questões de maior complexidade ou difíceis de descrever por escrito, os formandos poderão mesmo contactar o formador entre as 18h00 e as 20h:00 por telefone, estando para isso disponibilizados os contactos da formadora no mesmo documento.
3 - Em relação à postura e interação da formadora com o grupo, os restantes colegas, na Ficha de Avaliação do Formador, classificaram a formadora dentro dos parâmetros Bom e Muito Bom, reforçando as avaliações que a formadora, Dra. Patrícia Miranda, que colabora com a Bestcenter desde 2004, sempre teve. Durante este período de colaboração nunca foi registado qualquer tipo de reclamação.
4 – Durante a realização do teste de avaliação final, V. Exa foi advertida várias vezes pela formadora, uma vez que estava a copiar pelos colegas e tinha inclusivamente, durante a resolução do mesmo, uma folha escrita, não autorizada, com conteúdos do módulo.
Em conclusão damos por encerrada a reclamação, uma vez que em relação à gestão e coordenação do módulo foi cumprido o estipulado no programa de curso e no guião do formando e após análise dos inquéritos de satisfação passados ao grupo de formação, não se conseguiu comprovar o comportamento desadequado da formadora, durante o desenvolvimento do módulo.
Agradecemos toda a sua atenção.
Melhores cumprimentos,
Raquel Lemos

Exma. Sra. Raquel Lemos,
Em relação à sua resposta por email, não vai, em nenhum momento, de encontro à minha reclamação objetiva, que consistia numa explicação para o seguinte comentário da professora:
"Quem fica mal em fazer a queixa é você, eu irei apanhá-la mais a frente!"
Em relação aos demais comentários expostos no email, não se enquadram nem na reclamação nem servem como justificativa para o anterior mencionado. Não deixa de ser curioso nem sequer ter referido a raíz da reclamação que foi, conforme falado via telefone, o desagradável comentário supracitada.

Exma. Sra. Inês Monteiro,
Quando confrontada a formadora com o comentário, que refere que terá sido proferido por ela, a mesma afirmou que não utilizou tal expressão, na conversa que teve depois de ter terminado o teste de avaliação.
Estando aqui perante posições divergentes, não podemos dar seguimento à reclamação sem que nos sejam apresentadas evidências factuais do comentário proferido.
Agradecemos toda a sua atenção.
Melhores cumprimentos,
Raquel Lemos”

“Em relação á entrega do relatório final, não tive qualquer apoio do orientador João Marques, sendo que apenas me remetia para trabalhos anteriores. No dia da apresentação, teve um discurso humilhante dizendo que "não me deu mais dicas porque viu que eu não dava para mais", sendo que uma vez mais me remeteu a trabalhos anteriores. Obviamnete esse tipo de comentários são completamente anti pedagógicos e desnecessários. Como se não bastasse, isso fiz e no momento da avaliação detetou "lacunas" e tive como nota final 11. Ora, tendo em conta que o único apoio foi ver trabalhos do ano passado, como é possível que desconte por algo que não orientou e ainda sugeriu? Já reclamei no portal da queixa mas não obtive resposta.”

No respeitante à segunda situação indicada, está previsto na estrutura programática do curso o módulo Formação Prática em Contexto de Trabalho, vulgo estágio, com a duração total de 120 horas, sendo que neste módulo cada formando poderá dispor de acompanhamento realizado por um orientador, proposto pela coordenação ou pelo próprio, que poderá apoiar no desenvolvimento das atividades e na realização do respetivo projeto final, sem que tal signifique que se subsitua técnica e cientificamente aos formandos, quer no período de Formação Prática em Contexto de Trabalho, quer na elaboração do projeto final, mas sim que apoie na orientação da sua intervenção.

Findo o período de Formação Prática em Contexto de Trabalho os formandos deverão realizar um projeto final, individual, que será objeto de avaliação por um júri constituído pelo presidente - elemento do Instituto Politécnico da Guarda, pelo orientador, um responsável científico (formador do curso) e um representante da entidade formadora.

Após reunião com o orientador para apuramento do exposto na sua reclamação, deu-se por confirmada a evidência do acompanhamento do orientador, tendo sido demonstradas as comunicações realizadas durante o período de elaboração do trabalho final do mesmo, reiterando que o papel do orientador não é substituir-se aos formandos na elaboração do projeto final.

Acresce ao exposto que V. Exa., para além da referida orientação, teve ainda acesso a um conjunto de informações adicionais decorrentes da primeira apresentação do projeto final. Relembramos que o primeiro projeto final apresentado por V Exa. não reuniu as condições para ser aprovado, pelo que lhe foi dada a oportunidade de rever o trabalho no prazo de 2 semanas, tendo nesse momento sido dado um conjunto de sugestões de melhoria para a sua reformulação.

Face ao exposto consideramos que lhe foram dadas todas as oportunidades e feitos todos os esforços para a sua conclusão com sucesso do curso, tendo sido por isso considerada sem fundamento a solução por si pretendida.

Uma vez mais agradecemos a formalização do seu descontentamento, pois só assim podemos analisar cabalmente as situações, e sobre elas intervir quando justificado.
4 de outubro 2017
A resposta não vai de encontro à reclamação.
1) a triste situação com a Patrícia Miranda tem rodeios dos quais não quero reclamar aqui. Reclamei da perseguição sofrida e da falta de educação para comigo. Em relação à gestão do módulo, apesar de ter a minha opinião, não reclamo disso aqui na DECO. Tinha uma folha escrita que já foi escrita na própria sala, não estava a copiar, caso estivesse porque não anulou o teste nesse momento? Ainda assim, em nenhum momento encontro justificação para esse tipo de comentários de tão baixa índole. Em todo caso, em nenhum momento há comprovação da minha suposta conduta na sala.

2) Em nenhum momento foi solicitada a substituição do professor João Marques, mas sim a sua responsabilidade como formador que é mais que remeter a trabalhos de anos anteriores. Em todo o caso, nunca se encaminha um aluno a apresentação se vê que não tem capacidade para passar. Para quê?Ou pelo menos avisa. E dizer, perante os demais elementos do júri que "mandei entregar isto porque a dado ponto vi que não dava para mais" é absolutamente surreal. As sugestões foram dadas pelo Prof Ricardo Morais sendo que nem era o meu coordenador porque esse desde o início limitou-se a não ajudar. Ou seja, fez-se no dia da apresentação o que deveria ter sido feito ao longo da execução do trabalho.

Inês Monteiro