Construção Civil

Betonit - Obra inacabada

Jaime Malta Vacas
Jaime Vacas apresentou a reclamação
23 de julho 2018

Em Agosto de 2016 adjudiquei à Betonit a construção de uma moradia uni familiar a edificar pelo sistema LSF, de acordo com um projecto de arquitectura e especialidades executado pela Inventio, Lda, p.c. nº 505631318, num terreno de minha propriedade sito em Casais da Amendoeira, Pontével, Cartaxo.
As obras tiveram inicio em 14 de Setembro de 2016 e o prazo de execução foi acordado de forma a terminar a obra no final de Novembro seguinte.
Pouco depois do inicio dos trabalhos constatei divergência nos materiais a chegar ao estaleiro da obra face ao acordado previamente, nomeadamente a entrega em obra de OSB3 de 12 mm quando o acordado havia sido de OSB4 de 15 mm. A troca para OSB3 de 15 mm (com meu consentimento desde que fosse corrigido o respectivo preço no final da obra) atrasou os trabalhos em várias semanas.
Com este enorme atraso e sem a estrutura de aço devidamente travada, a invernia entretanto ocorrida provocou nesta torções várias que nunca mais foram devidamente corrigidas. Acresce que a estrutura executada é muitíssimo diferente da constante no projecto de especialidade constante do projecto aprovado pela Câmara do Cartaxo.
Com muita insistência da minha parte e várias reclamações sobre a qualidade e defeitos verificados quer na estrutura de aço quer em alguns acabamentos, em Fevereiro de 2017 fui obrigado a habitar a moradia embora em condições muito precárias. Com conhecimento da Betonit eu estava a residir num apartamento alugado, com prazo fixo, no Cartaxo e fui obrigado a fazer a mudança dos meus móveis para uma garagem e ocupar a casa inacabada.
De então para cá a Betonit tem feito algumas intervenções de tempos a tempos após grande insistência minha mas continuam vários problemas por resolver.
As portas da rua não têm a largura nem a espessura acordada. Estão empenadas e como as soleiras foram mal desenhadas entra chuva, vento e sol pelas enormes frestas.
As colunas interiores das chaminés não foram isoladas e essa falta provoca, durante o inverno, enormes condensações sobre o exaustor e placa da cozinha e sobre o recuperador de calor instalado na sala.
O isolamento sobre a esteira do tecto está mal colocado e em desalinhamento total.
O vídeo-porteiro montado é de muito má qualidade, já foi substituído, e o novo está avariado há vários meses com conhecimento e sem solução por parte da Betonit.
A má localização do acesso ao interior do telhado impediu, durante mais de um ano, a entrada àquele espaço. Para minorar esta deficiência, pessoal afecto à Betonit levou, há vários meses, uma prateleira da despensa para corrigir a sua forma, mas esta nunca mais voltou.
Há várias portas interiores e de roupeiros que se abrem e/ou fecham sem qualquer intervenção externa mas apenas porque as paredes da casa estão desaprumadas.
A porta interior de acesso à garagem deveria ser corta-fogo mas é apenas uma porta de serviço de baixa qualidade e não apropriada regulamentarmente ao seu uso.
O Engenheiro responsável pela obra, que não acompanhou a obra nem encarregou alguém para acompanhar os trabalhos quer do pessoal da Betonit quer do dos vários subempreiteiros, demorou vários
meses a devolver o livro de obra e entregar o termo de responsabilidade de final de obra. Para entregar este termo de responsabilidade for necessário recorrer a uma queixa junto da Ordem dos Engenheiros, e acabou por fazê-lo como se o projecto de estrutura tivesse sido respeitado, e não foi submetida qualquer alteração ao projecto inicial aprovado pela CMC.
Os responsáveis da Betonit recusaram-se, até agora, a entregar a Ficha Técnica de Habitação.

Data de ocorrência: 23 de julho 2018