Gobet Entretenimento, S.A.

bet.pt - Fica o alerta para o modus operandi desta casa

Carlos Barbosa apresentou a reclamação
5 de dezembro 2017

Boa tarde a todos,

Venho por este meio apresentar o que, para mim, representa uma burla mascarada e sinto que o meu papel é alertar para todas as pessoas deixarem de frequentar esta casa e, muito menos, colocarem lá um cêntimo que seja.

Decidi fazer um depósito nesta casa para fazer umas apostas, aproveitando um anuncio de "aposta sem risco" que tinha visto no facebook. Acontece que em local nenhum é referido que, no caso de perder a aposta, o valor é devolvido em bónus e que esse bónus tem um prazo de validade.

Escondido em segundas ou terceiras páginas que se redireccionam de umas para as outras, lá se consegue encontrar a informação de que o bónus tem um período de validade e, para encontrar a duração desse mesmo bónus, é preciso procurar ainda mais nos confins dos contratos e termos.

Como se pode ver, através deste link

https://www.bet.pt/promocoes/betfriday/?utm_source=facebook&utm_campaign=brand_sports&utm_medium=social&utm_term=fb-page-post&utm_content=promo_betfriday ,

em nenhum local do anuncio é dito que o dinheiro que resulta da aposta é recebido em bónus a não ser que se desdobre os termos e condições. Além disso eu pergunto: porque é que o próprio dinheiro que rende da odd normal que qualquer apostador ganharia com uma aposta normal também é entregue em bónus? Ou seja, na pratica a promoção é feita para garantir que a casa não tem de pagar qualquer dinheiro ao apostador e o que paga tem um prazo ridículo para ser utilizado e umas condições difíceis de atingir para quem aposta valores mais baixos.

Segundo este link https://www.bet.pt/promocoes/primeira-aposta-sem-risco/ vemos que nos oferecem a hipotese de fazer uma aposta "sem risco" e que devolvem o dinheiro (até 50€) no caso de aposta falhar. Acontece que afinal há risco de ficar sem o dinheiro dado que se a pessoa perder fica com o dinheiro a prazo que é retirado sem qualquer tipo de aviso.

Perante esta situação aqui ficam as transcrições do chat e respectivos pedidos de esclarecimento da minha parte.

1º contacto, depois de ter vencido uma aposta de 5€ no betfriday (pode ser visto na imagem em anexo)
fui perguntar como poderia utilizar o bónus e, em nenhuma altura o assistente me alertou para o facto de haver um prazo de validade para o bónus tendo-me dito, inclusive, que receberia o dinheiro como se fosse dinheiro normal e que o poderia dividir como entendesse coisa que não é verdade.

Após verificar que o dinheiro desapareceu da conta, como pode ser visto também em anexo, foi-me retirado os valores dos "bonus" sem qualquer tipo de aviso ou esclarecimento. Ou seja, consideraram o dinheiro que eu la tinha depositado como bónus e retiraram-me todo o dinheiro da conta.

Aqui fica a transcrição do chat onde, depois de já terem retirado o dinheiro, é que prestam os devidos esclarecimentos sobre a sua politica de bónus, salvaguardando a posição da empresa e evitando que eu gaste ou aposte todo o montante que tivesse na conta nem que fosse a fundo perdido.

Transcrição do Chat do contacto com o suporte após verificar que me tinha sido retirado dinheiro da conta:
18:26:28 [Carlos Barbosa] boa tarde
18:26:29 [Pedro] Olá! Eu sou o Pedro, em que posso ajudar?
18:26:45 [Carlos Barbosa] Cheguei agora a minha conta e o meu saldo foi cortado.
18:26:53 [Pedro] Pode indicar-me o seu nome de utilizador, por favor?
18:26:58 [Carlos Barbosa] Bertaco
18:27:42 [Pedro] Ao verificarmos a sua conta de jogador, constatámos que os movimentos de saldo na sua conta devem-se ao facto do bónus Bet Friday ter expirado.

Segundo os nossos termos e condições disponíveis em https://www.bet.pt/information/politica-bonus/:

"Cada bónus tem um determinado período de utilização. Quando o período de utilização termina, caso os requisitos para levantamento do bónus ainda não tenham sido cumpridos, o saldo de bónus será retirado da conta do jogador (incluindo os ganhos associados ao bónus)."

Sugerimos que, no futuro, consulte no menu “A minha conta” os “Bónus” de forma a verificar a evolução dos seus bónus e todos os requisitos associados.
18:28:07 [Carlos Barbosa] Sim eu sugiro que os vossos assistentes esclareçam as coisas devidamente
18:28:29 [Carlos Barbosa] quando solicitei esclarecimento à cerca do bonus perguntei se havia alguma caracteristica inerente ao bonus.
18:28:53 [Carlos Barbosa] Foi-me dito que o bonus funcionava como dinheiro normal e nao me foi referido qualquer periodo para utilização desse bonus.
18:29:13 [Carlos Barbosa] Alem do mais verifico que entretanto fiz outras apostas e o dinheiro que me foi retirado foi do meu proprio e não foi utilizado o dinheiro do bonus.
18:30:08 [Pedro] Carlos, entendo isso mas é sempre da responsabilidade do jogador ler os termos e condições do bónus na página indicada assim como na sua conta em "bónus", nós disponibilizamos as informações para serem consultadas
18:31:17 [Carlos Barbosa] sim é uma boa forma de sacudirem a água do capote. Se existe um serviço de apoio é justamente para prestar esse tipo de esclarecimentos. Mas são esclarecimentos selectivos. O que é do vosso interesse não esclarecem. Fazem as campanhas dos bónus e nada lá é referido sobre expiração de prazos.
18:31:46 [Carlos Barbosa] E ja agora esclareça-me porque nao foi utilizado dinheiro do bonus para as minhas apostas e foi utilizado capital próprio?
18:32:01 [Pedro] Caso disponha de Saldo Real e de Saldo de Bónus na sua conta de jogador, ao colocar uma aposta será sempre utilizado primeiro o Saldo Real. Quando o Saldo Real for insuficiente para colocar uma aposta será utilizado o Saldo de Bónus
18:32:07 [Pedro] Informação disponivel em https://www.bet.pt/information/politica-bonus/
18:32:34 [Carlos Barbosa] Sim pode ter a certeza que esta situação vai ser exposta às instancias competentes e depois logo vemos o entendimento deles.
18:32:55 [Carlos Barbosa] e vou fazer questão de divulgar esta fraude por todas as pessoas que pensem em colocar dinheiro nesta casa
18:33:01 [Pedro] Mais alguma questão em que possa ajudar?
18:33:13 [Carlos Barbosa] Sim como posso reclamar?
18:33:21 [Pedro] reclamacoes@bet.pt
18:33:22 [Carlos Barbosa] que tipos de reclamação tenho disponiveis?
18:33:34 [Pedro] Pode enviar via email
18:33:55 [Carlos Barbosa] Só existe essa forma de reclamação? E vias legais? livro de reclamações? Formas de reclamação supervisionadas pelo provedor?
18:34:38 [Pedro] Se entender pode enviar esse email e expôr a sua situação
18:34:46 [Carlos Barbosa] Não foi isso que perguntei
18:34:53 [Carlos Barbosa] existem ou não outras formas de reclamação?
18:35:04 [Pedro] Só existe via email
18:35:12 [Carlos Barbosa] Obvio
18:35:22 [Carlos Barbosa] excelente serviço
18:35:26 [Carlos Barbosa] boa tarde
18:35:29 [Pedro] Obrigado pelo seu contacto. Continuação de uma boa tarde!
-FIM-

Após este contacto e após muita pressão da minha parte la consegui obter o registo de chat, que veio em formato de imagem e, portanto, não tenho forma de comprovar se houve texto cortado ou não.

Conclusão, esta reclamação serve não só para alertar todos os consumidores a não se deixarem enganar e a não depositarem um cêntimo que seja nesta casa. A outra parte da reclamação diz respeito à forma como tratam o cliente e o seu capital investido. Disponibilizam um serviço de apoio 24h, que da respostas selectivas e automáticas consoante os interesses da casa. Se o dinheiro já estiver do lado deles prestam os devidos esclarecimentos, caso contrário continuam a enganar a pessoa até que esta já não possa fazer nada para gastar ou recuperar o seu investimento.

Para mim isto é um caso de burla que viola completamente o direito à informação completa e esta casa vai continuar a enganar pessoas com campanhas falsas até que alguém os obrigue a esclarecer devidamente nas publicidades e ofertas que fazem e o que realmente está em causa.

Fica aqui o último contacto que tive, hoje, com o suporte quando verifiquei que me tinham retirado a totalidade resto do dinheiro que dispunha na conta.

Transcrição do Chat
18:11:15 [Jessica] Olá! Eu sou a Jessica, em que posso ajudar?
18:11:22 [Carlos Barbosa] ola Jessica
18:11:35 [Carlos Barbosa] gostaria de saber porque é que me tiraram o resto do dinheiro que tinha na minha conta
18:11:48 [Jessica] Boa tarde
18:11:50 [Jessica] Pode indicar-me o seu nome de utilizador, por favor?
18:11:54 [Carlos Barbosa] bertaco
18:12:24 [Jessica] Aguarde um momento por favor, vou verificar.
18:15:41 [Jessica] Ao verificarmos a sua conta de jogador, constatámos que os movimentos de saldo na sua conta devem-se ao facto do Bónus Bet Black Friday Sporting ter expirado dia 12/11/2017 e o Bónus Aposta Sem Risco ter expirado dia 24/11/2017.

Segundo os nossos termos e condições disponíveis em www.bet.pt/information/politica-bonus: "Cada bónus tem um determinado período de utilização.

Sugerimos que, no futuro, e de forma a verificar a evolução dos seus bónus, consulte na sua conta em "Informação do bónus" todos os requisitos associados.
18:15:53 [Jessica] Mais alguma questão em que possa ajudar?
18:16:09 [Carlos Barbosa] Voces são uns autenticos burlões mas nao se preocupem que isto vai chegar a quem de direito
18:17:22 [Carlos Barbosa] ja com o outro bónus foi a mesma conversa
18:17:46 [Carlos Barbosa] remetem para os termos mas as publicidades que fazem são completamente enganosas e isto está previsto tanto nos direitos europeus como nos direitos do consumidor nacionais
18:18:34 [Jessica] Mais alguma questão em que possa ajudar?
18:18:38 [Carlos Barbosa] sim
18:18:46 [Carlos Barbosa] deixem de enganar as pessoas se faz favor
18:18:54 [Jessica] Mais alguma questão em que possa ajudar?
18:18:56 [Carlos Barbosa] sim
18:19:22 [Carlos Barbosa] Sente-se bem por representar uma empresa que faz este tipo de negocio sujo?
18:19:49 [Jessica] Nao toleramos o uso de linguagem imprópria. Esta conversa vai ser encerrada de imediato.

Além de não ter utilizado qualquer linguagem imprópria, podemos verificar as diferenças de procedimento dos assistentes quando se trata de esclarecimentos com o dinheiro do lado do cliente e com o dinheiro do lado da casa.

Esta dualidade de critérios é completamente inaceitável e é mais uma forma de enganar o cliente.

Fica o alerta para o modus operandi desta casa, onde o apreço e respeito pelo cliente é nulo.

Data de ocorrência: 5 de dezembro 2017
bwin
6 de dezembro 2017
Caro Carlos Barbosa, agradecemos o seu contato.

Após análise interna da situação que nos expõe verificamos terem existido contatos anteriores com os nossos serviços, o primeiro dos quais onde se regista a sua solicitação do bónus ao abrigo da promoção Bet Friday, no dia 5 de novembro.
O bónus que referiu encontra-se claramente informado quanto aos seus termos e condições de utilização no site onde terá efetuado a sua consulta sobre a promoção que nos veio solicitar.
Neste contexto, queira por favor considerar a informação existente sobre a promoção referida, no seu ponto 4.

"
4. O bónus será creditado até 24 horas depois em saldo de bónus, e deverá ser jogado pelo menos 1 vez no prazo máximo de 14 dias depois de ter sido atribuído e deverá ser utilizado em Pré-jogo ou Ao Vivo em qualquer desporto. Para efeitos de cumprimento do requisito de utilização do bónus este deverá ser jogado em boletins de aposta com odd mínima de 2.00, seja no caso de Apostas Simples ou em Apostas Múltiplas. Cada cliente só terá direito a um bónus.
"
Adicionalmente, a divulgação dos bónus em oferta fazem referência à consulta dos termos e condições de utilização dos mesmos.

Mais esclarecemos que ao aceitar os termos e Condições no site no ato de registo aceita igualmente a politica de bónus na qual se encontra espelhada toda a informação associada aos requisitos de utilização dos bónus.

Ao dispor para os esclarecimentos adicionais.

A equipa Bet
6 de dezembro 2017

Não sei a que contacto se refere e nem sei com que propósito é que fazem essa referência a não ser numa tentativa de descredibilizar a minha reclamação/alerta sugerindo que eu estaria a ocultar o primeiro contacto de forma propositada. De qualquer forma verifico mais uma resposta de estilo "automático" e muito do que foi exposto ficou por responder.

Porque é que os operadores de chat "oferecem" informações diferentes e só alertam para os termos, condições e durabilidade do bónus quando estes já foram retirados? É fácil lembrar o cliente para os termos e condições quando o capital já foi retirado mas fazer esses lembretes quando o cliente ainda tem hipótese de fazer alguma coisa é que o evitam de fazer.

Se as odds são divididas por bónus e odd normal então porque é que consideram esse dinheiro futuramente como se fosse bónus e retiram-no na mesma? Se eu ganhei a aposta, ganhei o dinheiro de forma legitima e independente do bónus portanto esse dinheiro não tem o direito de ser tratado como bónus e considerado para qualquer retirada futura. Porque é que tendo o jogador dinheiro de bónus disponível e tendo feito apostas vocês em vez de descontarem dinheiro dos bónus consideram que o jogador utilizou dinheiro normal?

Porque é que nas vossas campanhas publicitárias, flyers e imagens não está claramente descrito que o dinheiro é depositado totalmente em bónus e que tem um prazo em primeira linha? Está tudo desdobrado em diversas páginas que são precisas consultar para saber ao certo tudo (tipo de bónus, valor, duração, critérios para transformar o bónus em dinheiro) antes de aproveitar a promoção e que apenas são facilmente descortináveis por utilizadores mais avançados dentro do site. Não esclarecem devidamente nem totalmente tudo o que envolve a vossa promoção nomeadamente o que acontece futuramente com as movimentações de dinheiro. Não alertam que retiram dinheiro independentemente de ser do bónus ou não?

E muitas vezes referem-se à palavra "dinheiro" nas vossas campanhas claramente dando uma ilusão do que está em causa é dinheiro e não bónus. Por exemplo, na campanha "aposta segura" onde supostamente os novos utilizadores têm direito a uma aposta "gratuita" e afinal é só uma forma de garantir que muitos apostadores terão o dinheiro nas contas a prazo, até porque muita gente não frequenta nem aposta de forma regular e não repara nos prazos a que está sujeito.

É óbvio que a vossa posição está salvaguardada, as informações estão disponíveis para quem as quiser consultar, pouco acessíveis mas estão disponíveis. Aqui a questão trata-se da dualidade na forma de lidar com os vossos clientes e na forma como publicitam as vossas promoções que induzem as pessoas em erro.

A forma como movimentam e gerem o dinheiro dentro das contas dos utilizadores e o dinheiro que estes ganharam com apostas não é, também, a mais clara nem a mais perceptível.
11 de dezembro 2017
Como podemos ver, pelo automatismo de uma resposta e a demora na seguinte, a forma como respondem é "pré-elaborada" e quando se trata de realmente prestar atenção ao que o cliente pretende ver esclarecido simplesmente ignoram. Tal e qual como foi descrito na reclamação o apoio ao cliente é zero bem como o apreço pelo seu bem-estar e pelo seu capital.

Aproveito, enquanto aguardo uma possível resposta, para deixar aqui mais um exemplo (em anexo) de como esta casa publicita as suas promoções de forma enganosa. Podemos ver que é completamente dado a entender que a aposta é efectivamente sem risco, só não é referido que é devolvido em bónus, com um prazo curto de validade e com umas condições difíceis de atingir para o efectivar.

Claramente este tipo de praticas têm de ser eliminadas e os clientes têm de ver os seus direitos assistidos e serem indemnizados pela falta de conduta deste tipo de empresas, quer na publicitação, quer na gestão "livre" e sem consentimentos que fazem do capital dos clientes.
19 de abril 2018
Portanto a marca pede para dar a reclamação por resolvida. Simplesmente ignoraram a minha reclamação e não se deram ao trabalho de responder, quanto mais estae resolvida. Não só não está resolvida como está muito longe disso. Ganhem responsabilidade e respeito pelos vossos clientes de uma vez por todas.