17.1

Bimby - Burla TM4

Nuno Pinto
Nuno Pinto apresentou a reclamação
26 de março 2019

Está declara guerra aberta com a Bimby Portugal. Sim, aquele eletrodoméstico estupidamente caro mas que, tal como está comprovado, é um dos produtos mais inovadores de uma cozinha.
Antes demais, quero apenas expressar que não, não tenho nada contra o a bimby, tudo o que é anunciado ela faz, todos os argumentos que têm sido usados para defender a Bimby são reais, é de facto um eletrodoméstico bom, de boa qualidade e, uma excelente ajuda na cozinha, mas, como todos os produtos existem problemas.

Fui estudante de Marketing, portanto para mim estratégia de vendas é algo que tenho conhecimento, portanto para mim, a Bimby sempre me deixou de pé atrás pela forma como é vendida - sim, temos que receber uma pessoa em nossa casa, fazer uma demonstração e, depois é procedido de assinar um contrato de venda e, esperar pela chega da mesma.

Eu não fui exceção, uns amigos meus tinham uma Bimby, falaram maravilhas da mesma e, após a fantástica demonstração, optei por comprar a Bimby – o modelo supostamente atual TM5.

Eu como consumidor informado que sou, fiz a pequisa de mercado e estuei o ciclo de vida (médio) de uma bimby – a primeira bimby TM31 teve um ciclo de 10 anos – e, como tal, achei que seria uma boa altura para apostar numa bimby - até porque a promoção que estava a decorrer (que segundo a agente é a melhor promoção que alguma vez houve) era boa, pois ofereciam um segundo copo com o valor de 200€ em mercado. Obviamente que questionei a vendedora se iria sair uma nova e a resposta foi “Não, as bimby’s têm um ciclo de vida muito grande” – tudo óptimo, comprei a bimby em final de Janeiro e ela chega nos últimos dias de Janeiro (dia 28).

No dia 8 de Março de 2018, para surpresa de várias pessoas, a Bimby coloca um vídeo em todas as páginas de Facebook associadas à marca, o lançamento do novo modelo TM6. Um mês depois de me terem vendido o sonho bimby, de me dizerem que era a melhor promoção possível para a Bimby.

Fiz o crédito, até com a vantagem de só começar a pagar a Bimby em Março, pois quando é feito mm crédito após o dia 15 de cada mês, só entra no mês seguinte.

Portanto, Março, o mês que estou a pagar a primeira mensalidade do meu eletrodoméstico de LUXO (sim, porque pelas respostas dadas pela marca, parece que 1300 euros se ganha em meia dúzia de dias, não não ganha, pelo menos a mim o dinheiro custa a ganhar), é lançado um novo modelo pelo mesmo preço - causando a normal desvalorização do modelo antigo em prol do modelo novo – ou seja, de um mês para o outro, a minha bimby que valia no mercado dos usados entre 900 a 1000 euros, vale neste momento, 600, no primeiro mês que estou a pagar o mesmo.
Com tal frustração, fui contactar a Bimby/Vorwerk Portugal, obtendo sempre respostas genéricas como: “Compreendemos como se sente…mas continua a ter um excelente equipamento etc etc”, mas eu não sou um cliente normal, sou um cliente chato que não se contenta com respostas genéricas e vai lutar pelos seus direitos, pelo direito de não ser enganado por uma empresa.

Agora, a parte assustadora: é que após a resposta da Bimby Portugal, que estariam a seguir a lei da troca dos 14 dias (eu achava q era 15 mas tudo bem), a bimby Portugal aceita até 14 dias, a Thermomix France (marca bimby em França) tem outra – aceita trocas de maquinas compradas nos últimos 2 meses – a Bimby Italia tem outra política… enfim, uns são CLIENTES, outros são clientes.

Vários agentes/gestores de página da Bimby vêm dar exemplos e eu vou pegar num deles: como quando compramos um iPhone. A a eles só tenho a agradecer o exemplo perfeito, pois a Apple é provavelmente uma das empresas no mundo com melhor marketing e estratégia de vendas, isto porque tem lançamentos definidos (o novo iphone sai sempre em Setembro) e dá a opção aos seus clientes de: ou esperam pelo novo modelo, pode ser mais caro, ou não, ou compram o atual.

É dada uma opção, uma escolha informada para o cliente. A Bimby não, a sua força de vendas (que não pertence à marca) não sabe o que vende, não têm conhecimento de absolutamente nenhum do produto de luxo que vende e, isso para mim não é aceitável. Ainda no exemplo da Apple, imaginem que a marca apple decide ignorar os seus clientes e, não os fidelizar, acham que continuaria a ser um líder de mercado? Não. Nunca se esqueçam que, aquilo que mais existe no mercado é concorrência.

Como cliente vou exigir sempre ser valorizado pela marca e se vendem um produto com um valor tão elevado têm que ter um comportamento adequado, seja ouvindo o cliente, entender, expor o problema a quem devem e tomar uma ação, coisa que a bimby não faz, limita-se a fazer copy paste das respostas de post para post, tal como telefonicamente são sempre as mesmas respostas.

Mas, não se esqueçam que as pessoas só são enganadas uma vez, pegando ainda no tal exemplo da Apple, se eu comprar um iPhone, ficar satisfeito com o mesmo, sentir que estou a ser valorizado como cliente perante a marca, eu vou comprar outro iPhone, e assim se constrói uma marca líder.

A Bimby nunca vai ser líder se continuar com esta jogadas manhosas, sem escrúpulos e, para uma empresa que depende tanto da publicidade boca a boca (sim, quantas vezes já não ouviram algum amigo dizer maravilhas da bimby e ficaram curioso?), é um risco muito grande que estão a tomar, ao comprar uma guerra com os vossos consumidores pois afinal são eles que fazem publicidade por vocês.

Posto isto, já contactei a Vorwerk Portugal, meio mundo de agentes Bimby, e, além das várias respostas genéricas ninguém adianta absolutamente nada, ninguém me arranja uma justificação do porque de, se eu tivesse comprado a minha bimby em frança podia trocar pelo novo modelo; Mas como comprei em Portugal, não posso. E isso eu não vou aceitar como resposta.

Não vamos ficar por aqui, seguramente não irei ganhar nada com a Bimby, nunca irei ser ouvido pela marca e obter o respeito deles como consumidor, mas, vou com certeza tentar fazer chegar ao máximo numero de pessoas (e de centenas de pessoas só em Portugal) este testemunho para, quando comprarem uma bimby irem procurar informações a outros locais e não juntamente com os agentes, que na verdade não sabem de nada e não vos podem garantir nada, a não ser cozinhar 2 pratos da demonstração.

Não bimby, vocês nunca serão líderes e, espero que a concorrência vos apanhe, aí vamos todos rir do momento em que a Bimby tinha um produto único, mas conseguiu destruir tudo com mau serviço ao cliente.

Data de ocorrência: 26 de março 2019
Bimby
8 de abril 2019
Exmº. Sr. Nuno Pinto,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao exposto, vimos pelo presente esclarecer que a data de pré-lançamento oficial da Bimby® TM6 ocorreu no passado dia 8 de março, em simultâneo em todo o mundo. Foi este o momento definido pela Vorwerk Internacional para a apresentação do novo modelo, pelo que estamos num período de pré-lançamento da Bimby® TM6 uma vez que as mesmas só vão ser entregues em Portugal a partir de dia 9 de maio de 2019 (data de lançamento oficial em Portugal).

É nosso entendimento ter a Vorwerk atuado em cumprimento da legislação em vigor, e na salvaguarda dos seus legítimos interesses de defesa da inovação e de proteção contra eventuais atos de concorrência desleal.

Gostaríamos ainda de informar que de acordo com o Decreto Lei nº 24/2014 de 14/2º, Artigo 10.º, número 1, o mesmo estabelece o prazo único de 14 dias, o qual deve contar de forma contínua ou seguida, para o exercício do direito de livre resolução, informação esta presente no contrato de venda, não podendo a Vorwerk Portugal emitir qualquer opinião sobre a politica adotada pelos outros países, com distintos enquadramentos jurídicos. Nesta medida, e estando já ultrapassado o período legal e contratualmente previsto para o exercício do direito de livre resolução do contrato, não podemos substituir a sua Bimby® TM5 pela Bimby® TM6.

No entanto, e embora a Bimby® tenha mudado, acreditamos que independentemente do modelo, a sua Bimby® continua a ser, um excelente produto. Não só a Vorwerk não obteve qualquer enriquecimento ilegítimo (apenas recebeu o preço do bem por si vendido), como não foi causado a V. Exa. qualquer prejuízo material, já que recebeu o equipamento pelo qual pagou o respetivo preço. Vamos assim continuar a inspirá-lo com sugestões de receitas, últimas tendências e a mostrar como tirar partido do mundo de serviços Bimby®.

Gratos pela atenção dispensada.

Equipa Bimby®