17.1

Bimby - Máquina que ardeu

Ana Dias
Ana Dias apresentou a reclamação
21 de abril 2018

A 26 de dezembro de 2017 recebi uma máquina Bimby de 5ª Geração, fruto de um concurso promovido pela Nestle.
No dia 24 de janeiro de 2018 deixou de funcionar. Levei-o em 25 de janeiro de 2018 à loja Bimby de Gaia para que a marca procedesse à sua substituição (uma vez que tinha somente 29 dias) ou reparação, desde que fosse garantido o seu bom funcionamento.
No dia 10 de fevereiro entregaram o aparelho como se tivessem reparado o defeito que apresentara. Confiei que estivesse reparado.
No dia 13 de fevereiro no inicio da manhã enquanto todos dormiam, incendiou, destruindo-se a si próprio, queimando a parede, o exaustor e provocando fumo intenso que obrigou à pintura de toda a casa e acima de tudo, colocou-me, a mim e às minhas filhas em perigo de vida.
O incêndio foi apagado pelos meus vizinhos. Depois de extinto o fogo, o aparelho reacendeu.
Enviei o aparelho, completamente destruído, à exceção da base e da parte da frente do aparelho, para que fosse de imediato trocado por um novo aparelho, uma vez que se encontra em garantia. Enviei ainda a Cook-Key adquirida em 23 de janeiro por mim, com custo de 129, que se encontrava acoplada ao aparelho e apresentava também sinais de destruição (plástico queimado). Tinha sido efetuada por mim a assinatura do plano Cookidoo em 27 de janeiro com custo de 36€.
Fiquei mais de 4 semanas à espera…ao fim de quatro semanas e depois de vários telefonemas, recebo um telefonema a dizer que o robot não tinha qualquer problema, e que ardeu porque estava sobre uma placa de indução. A placa não é de indução! É uma placa de vitrocerâmica. As placas de vitrocerâmica produzem calor por meio do aquecimento de uma resistência elétrica, aquecendo toda a base da resistência em cada um dos focos de calor, requerendo ativação manual para entrar em funcionamento.
A base da máquina não está queimada, logo, em circunstância nenhuma, o calor pode ter sido causado pelo calor produzido pela placa. Neste caso a base estaria queimada ou contrário de apenas a parte de trás da máquina. Para além disso, as 3 pessoas que estavam em casa (eu e as minhas filhas de 8 e 9 anos) estavam a dormir, pelo que ninguém poderia ter ativado a placa.
Para agravar a situação, recebo carta da empresa a remeter a responsabilidade para o facto de estar colocada em cima de uma placa/fonte de calor, contra o que está escrito no manual de instruções, mas não enviam qualquer relatório técnico, e recusam a sua entrega.

Data de ocorrência: 21 de abril 2018
Bimby
23 de abril 2018
Exmª. Srª. Dª. Luísa Dias

Reportamo-nos ao incidente com o equipamento Bimby®, modelo TM5, e vimos pela presente comunicar a V. Exª a conclusão a que a nossa empresa chegou, após a análise do seu equipamento pelo Departamento Técnico da Vorwerk Internacional.

A análise realizada determina que o foco do incidente deveu-se a uma fonte externa de calor, localizada por baixo da Bimby®.

De acordo com a informação fornecida por V.Exª., o aparelho encontrava-se em cima de uma placa vitrocerâmica, situação esta que vai contra o recomendado no manual de instruções, conforme imagem em anexo.

Desta forma, levamos ao conhecimento de V. Exª. que, muito embora lamentemos profundamente o sucedido, a nossa empresa não poderá assumir qualquer responsabilidade pelo mesmo.

Departamento de Apoio ao Cliente
Vorwerk | Bimby®
Esta resposta tem um anexo privado
Ana Dias
23 de abril 2018
É inadmissível esta postura da empresa, e demonstra total desrespeito pelo que sucedeu, e que foi por mera sorte não ter sido uma tragédia.

Como as imagens demonstram, a base da maquina que estava assente na placa está intacta, e a única zona em que está queimada é na parte posterior. Mesmo colocando a hipótese mirabolante que me indicam como possível, ou seja, a ter-se ligado a placa (sozinha), estaria toda a base da máquina queimada, o que não se verifica.