17.1

Bimby - Saída de novo modelo sem informação para cliente

Ana Raquel
Ana Raquel apresentou a reclamação
18 de março 2019

Serve a presente para manifestar o meu desagrado relativamente à política de vendas da empresa Vorwerk. Comprei em dezembro uma bimby tm5 para substituição da tm31 (não tendo, por isso, urgência alguma na compra). Aquando dos contactos com a vendedora, questionei quando sairia o próximo modelo, ser estaria para breve pois eu poderia esperar e atrasar a minha compra. Foi-me dito que tão depressa não devia sair um novo modelo, pois o anterior (o que eu tinha) esteve no mercado cerca de 10 anos e o atual (tm5) ainda só estava no mercado há cerca de 4 anos. Deste modo, e confiante que nos próximos anos não haveria nenhum modelo novo avancei com a compra.
Fico por isso, bastante desagradada ao verificar que 3 meses depois a marca lança um novo modelo e pelo qual eu poderia ter perfeitamente esperado pois não tinha urgência na compra. Não estou de modo algum a dizer ou insinuar que fui enganada pela agente que me vendeu a bimby, mas sim que a mesmas são enganadas pela própria marca pois ao não terem conhecimento antecipado de quando são lançados novos produtos prestam informações erróneas aos clientes.
Sem outro assunto, os meus cumprimentos

Data de ocorrência: 18 de março 2019
Bimby
22 de março 2019
Exmª. Srª. Dª. Ana Raquel Ferreira de Almeida Sebastião,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao exposto, vimos esclarecer que a data de pré-lançamento oficial da Bimby® TM6 ocorreu na passado dia 8 de março, em simultâneo em todo o mundo. Foi este o momento definido pela Vorwerk Internacional para a apresentação do novo modelo.

Informamos ainda que até dia 8 de maio estaremos em período de pré-lançamento da Bimby® TM6. A Bimby® só chegará a Portugal dia 9 de maio. Até lá os Clientes poderão continuar a comprar a Bimby® TM5 por 1.224€ ou escolher a Bimby® TM6 por 1.275€ e recebê-la em maio.

Gostaríamos ainda de esclarecer que por razões da proteção da inovação, bem como da concorrência desleal, que quando o seu Agente lhe vendeu a Bimby® TM5 não tinha conhecimento sobre o lançamento do novo modelo, pois só foi anunciado o pré-lançamento a nível mundial, no passado dia 8 de março. É verdade a Bimby® mudou mas acreditamos que independentemente do modelo, a sua Bimby® continua a ser a melhor receita para o seu estilo de vida. Vamos continuar a inspirá-lo com sugestões de receitas, últimas tendências e a mostrar como tirar partido do mundo de serviços Bimby®.

Compreendemos o seu descontentamento, no entanto queremos lembrar que tem consigo um excelente produto, com provas dadas ao longo destes últimos 4 anos e asseguramos-lhe que pode continuar a contar com o nosso leque de serviços associados, nomeadamente o acompanhamento personalizado do seu Agente, a Revista mensal em banca, Portal Cookidoo, Masterclass temáticas, ShowCookings, o Serviço de Apoio ao Cliente, bem como as nossas lojas e a assistência técnica que eventualmente necessite.

Pelos motivos acima indicados e tendo sido já ultrapassado o período de reflexão (14 dias corridos), não nos será possível efetuar o Upgrade para a Bimby® TM6.

Gratos pela atenção dispensada, ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Equipa Bimby®
Ana Raquel
1 de abril 2019
Exmos senhores,
%Relativamente ao que expus, venho esclarecer-vos que ou não sabem ler ou não querem ler. Sei bem que o data de pré-lançamento oficial da Bimby® TM6 ocorreu no passado dia 8 de março, em simultâneo em todo o mundo. Aliás, é precisamente este o motivo me leva a insurgir e manifestar. A vossa falta de transparência, até para com as vossas vendedoras.
Pois vejamos:
-Dia 8 de março: Pré-lançamento oficial da Bimby® TM6, em simultâneo em todo o mundo (incluindo vendedoras).
-Dia 6 de dezembro: Adquiri a Bimby® TM5, tendo antes questionado a vendedora sobre quando sairia um novo modelo, sendo informada que um novo modelo da Bimby só para daqui a uns 5 anos, pois o anterior (TM31) esteve no mercado cerca de 10 anos e o atual (TM5) ainda só estava no mercado há cerca de 4 anos.
Creio que o produto que vendem, não se desenvolve em “3 dias” (e espero bem que não) e deste modo, quando adquiri a minha TM5, já a TM6 estava a ser estudada e desenvolvida, pelo que se a marca tivesse um política de transparência para com os vendedores e clientes, eu poderia ter sido informada de que um novo modelo estava em desenvolvimento e ter efetuado uma opção livre, consciente e informada sobre que modelo adquirir.
Quanto às questões que alegam de proteção da inovação e de concorrência desleal, mais não são do que desculpas face à vossa falta de transparência. Pois vejamos, proteção de inovação estará garantida por patentes, concorrência desleal é não acreditarem no vosso próprio produto que tanto aclamam ser, em muito, superior aos demais no mercado. Mais ainda, sendo que (e cito:) “É verdade a Bimby® mudou mas acreditamos que independentemente do modelo, a sua Bimby® continua a ser a melhor receita para o seu estilo de vida.”, não entendo qual a razão para mudar algo que é o melhor. A TM6 é pior que a TM5??? Segundo a vossa opinião a MT5 é a melhor, logo a TM6 só pode ser pior!!!
Pelos motivos acima expostos, reforço o meu descontentamento à vossa política de vendas e falta de transparência para com clientes e vendedoras. Mais ainda, a vossa resposta nada acrescenta nem altera face a este descontentamento.
Raquel Sebastião