BL Motor, Comércio de Automóveis, S. A.

BL Motor - Falta de palavra após contrato fechado

Manuel Vasco
Manuel Vasco apresentou a reclamação
13 de abril 2021
Comprei um Audi Q2 ao abrigo da lei deficiente em agosto de 2020, com entrega de um Audi A1 de 2015.
Em conformidade com a lei, tendo isenção de IUC para um veículo, foi acordado verbalmente com o stand vendedor que eu iria suportar o IUC do A1 e que o stand iria tratar de todas as diligências e tratamentos necessários para obter dentro do prazo de forma a ter a isenção do IUC do Q2.
Efetuei o pagamento do IUC, conforme tinha sido acordado. O stand não efetuou o tratamento que teria de efetuar, apesar de eu ter alertado várias vezes, por telefone, e-mail e com visita presencial ao mesmo, fui inclusivé ao serviço de finanças, em plena pandemia.
Durante todo o processo o stand informava que estavam a ser efetuadas as diligências necessárias e que existia a certeza que a situação seria regularizada, ou eles tratariam do assunto permitindo ter a isenção de IUC ou iriam assumir o encargo de IUC.
Aconteceu que, recebo uma carta das Finanças a questionar se pretendia efetuar o pagamento da minha dívida em prestações, eu que sempre fui cumpridor em todos os meus compromissos, tinha uma dívida junto da AT, porque o stand que me vendeu o carro, não quis saber, informou que estavam a tratar a situação e que existia a anuência para o pagamento do IUC caso o mesmo fosse emitido após o prazo legal para solicitar a isenção. Após todas estas peripécias, entrei em contacto com o stand e o mesmo mudou o discurso, dizendo que o problema era meu.
Surreal, uma tremenda falta de profissionalismo e seriedade por parte do stand, colocando inclusivé a responsabilidade na SIVA, a quem será dado conhecimento da situação.
Posto isto, exijo que me seja ressarcido o montante pago de IUC, assim como um pedido de desculpas pela falta de respeito como fui tratado.
Data de ocorrência: 13 de abril 2021
BL Motor
28 de abril 2021
Estimado Senhor Manuel Vasco,
A imagem da BL Motor é para nós tão importante como a satisfação dos nossos clientes.
Lamentamos qualquer atuação por parte da BL Motor que não tenha ido ao encontro das suas expectativas.
Consideramos que a situação que teve a amabilidade de nos colocar foi devidamente esclarecida e tratada.
Continuando como sempre à inteira disposição de V. Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Elsa Vieira de Melo
Provedora do Cliente
BL Motor
22 de junho 2021
Estimado Sr. Manuel Vasco,
Os nossos melhores cumprimentos.
Desencadeadas as medidas que achamos por bem efetuar junto das entidades envolvidas anunciamos que o que nos relatou já foi objeto de análise das causas que originaram a Sua queixa.
Cumpre-nos informar:
1. Em 03/08/2020 a BL Motor enviou o processo de averbamento completo para a Financeira.
2. Em 14/08/2020 a Financeira envia o processo de averbamento para o importador, sendo devolvido a 17/08 por se encontrar errado. (processo demora 11 dias na financeira e 3 dias no importador);
3. Em 20/08/2020 a financeira envia nova documentação para a BL Motor assinar junto do cliente, devolvida em 26/08 devidamente assinada (processo demora 3 dias na financeira e 6 dias na BL Motor);
4. Em 06/10/2020 o processo retificado é enviado para o importador, pela financeira (financeira demorou 41 dias a enviar o processo ao importador);
5. Em 13/01/2021 o importador procedeu ao averbamento da viatura (demorou 99 dias a enviar o processo para averbamento)
6. Em 19/01/2021 foi emitido o DUA (as autoridades demoraram 6 dias a averbar a viatura e emitir o DUA).
Verifica-se um atraso de 140 dias no averbamento da viatura, decorrente dos serviços da Financeira e do importador, que originaram o Seu descontentamento, danos reputacionais e custos acrescidos para a BL Motor.
Conforme se comprova, a BL Motor é alheia às situações que originaram o atraso no averbamento e, consequentemente, o impediram de usufruir da isenção fiscal do IUC.
Não obstante, logo que tomamos conhecimento da situação, liquidamos os custos que teve de suportar com o IUC, no âmbito da política de máxima qualidade e satisfação de clientes em vigor na BL Motor.
Ficámos na expectativa de que as informações prestadas tenham contribuído para o esclarecimento do assunto, que o relacionamento comercial existente se mantenha e se fortifique no futuro em moldes de continuar a gerar satisfação e confiança na BL Motor.
Encontramo-nos ao dispor para qualquer questão que considere oportuna,
Atenciosamente, desejamos os nossos melhores cumprimentos,

Elsa Vieira de Melo
Provedora do Cliente