Blooming Skin
Blooming Skin Marca Recomendada
87.7
Linhas e Nuances, Importação e Exportação de Produtos de Beleza e Bem Estar, Lda
  • Blooming Skin Concept, o melhor da cosmética aliado à mais alta tecnologia de rejuvenescimento para o tratamento do rosto e do corpo.

• Rua Quinta das Romeiras de Cima, Nº 104, 8º Direito, Edifício Eduardo Viana,
    1495-236 Algés
  • cliente@bloomingskin.pt

Blooming Skin - Estratégia de marketing fraudulenta

Carina Cláudia Caetano Brito
Carina Brito apresentou a reclamação
29 de julho 2020 (editada a 30 de julho 2020)
No dia 27/07/2020 fui ao centro de estética Blooming Skin na sequência de uma oferta promocional que me foi divulgada por telefone que consistia numa limpeza de pele com 5 tratamentos pela quantia de 18,90€.

Ao chegar à clínica foi-me sugerido que pagasse adiantado para, citanto a rececionista "ficar já despachadinha". Não me foi dada fatura e confesso que também não pedi, nem me lembrei. Apenas fiquei com o talão de pagamento por multibanco. Uma técnica de nome Elisabete levou-me para uma sala onde me fez várias questões que me indicou serem necessárias para poder adequar a cada pessoa o melhor tratamento.

Sucedeu-se uma longa conversa com o objetivo de desencadear aquela que viria a ser uma criteriosa e exaustivamente estudada e testada estratégia de marketing. Não sei precisar, mas estivemos à vontade mais de 1 hora a conversar sobre os benefícios de um aparelho com o qual me iria fazer a "limpeza de pele" e respetivos cremes.

A conversa fluiu passando pelo regozijo por se encontrarem numa zona priveligiada da cidade de lisboa (Av da Liberdade) e por terem várias clínicas espalhadas pelo País o que segundo a Sra Elisabete, atesta por si só a credibilidade dos tratamentos e da Clínica propriamente dita. A técnica em questão mencionou ainda questões pessoais potencialmente geradoras de empatia à medida que me ia desvendando que esta clínica de estética tem um conceito completamente inovador e que a grande vantagem do mesmo é a aquisição do Aparelho para que possamos aplicar os tratamentos no conforto do nosso lar.

Expliquei à Sra Elisabete qual era o meu objetivo e o motivo pelo qual me dirigi à Clínica. Fui explícita e honesta quando expliquei que pretendia fazer uma limpeza de pele antes de começar a fazer praia e o que procurava era uma limpeza de pele convencional, com o tratamento dos poros etc, conforme me foi questionado também por telefone. A dada altura começo a perceber que a intenção sempre foi a possibilidade de me fazerem a demonstração do aparelho para me convencerem a comprá-lo, assim como os respetivos cremes.

A limpeza de pele não passou de uma demonstração, pela qual ainda tive que pagar, sem falar nas 3 horas de vida que perdi a ouvir todo o script que a Sra Elisabete já interiorizou na sua rotina e que compreendo agora ter como objetivo levar o Cliente à exaustão e a deixar-se vencer por cansaço. Tive que quase suplicar para chegar aquele que seria o ex libris da questão, o preço. Parecia que essa informação só seria libertada quando eu estivesse num ponto de submissão hipnótica que, no ver da Sra Elisabete, eu ainda não me encontrava.

E ia fazendo questões como "E então? O que acha deste aparelho? já viu o que pode fazer por si? viu a diferença só no primeiro dia? imagine se puder ter este aparelho em casa para poder fazer este tratamento sempre que quiser? Gostaria de poder ter este aparelho + todo o kit + acompanhamento da clínica constante + formação + bla bla bla?"; Ao que eu respondo que até gostava, mas não sei o preço e a Sra Elisabete argumenta "mas se pudesse, gostava" e eu respondo "depende", diga-me o preço (por esta altura já estava quase a implorar). Após mais umas manobras de diversão, "ouço" o preço ser escrito no papel, para o qual me atrevo a olhar... e foi ai que tudo se desvendou perante o que me estava ali a acontecer...

Fui contactada, (alegadamente porque preenchi algum formulário do qual não me recordo) sob o pretexto de me oferecerem uma limpeza de pele por 18,90€, para me fazerem uma demonstração de um aparelho e do serviço inerente à compra desse mesmo aparelho, pela quantia de 3,900€. Sinto que fui "vítima" de uma estratégia de marketing fraudulenta que tinha como missão, não uma limpeza de pele, mas sim um aparelho que segundo a Sra Elisabete é tão bom que justificaria a contração de um crédito pelo qual ficaria a pagar 200 e tal euros por mês. Ou seja, fui atraida sob um falso pretexto para me fazerem uma demonstração que me custou 18,90€ + 3 horas do meu tempo (ou mais), demonstração essa que deveria ser gratuíta, para me falarem dos benefícios de um tratamento pelo qual eu não pagaria nem 1€.

Ao perceber o meu descontentamento a Sra Elisabete acabou por deixar cair por terra a sua simpatia e discurso empático, tendo inclusive lançado desrespeitosamente a farpa verbal do "isto não é para quem quer, é para quem pode".

Gostava de me ter lembrado da velha sabedoria popular de que "quem paga adiantado é mal servido" pois se soubesse o que sei agora, não teria ido a esta Clínica, nem que me tivessem pago a mim o valor que eu paguei.

Guardarei esta lamentável experiência para ficar mais alerta para uma próxima campanha fraudulenta, mas espero com o meu testemunho ajudar outras pessoas para que não tenham que ser sujeitas ao que eu passei e que possam, de forma consciente, declinar esta "limpeza de pele" pelo valor de 18,90€ e, mais importante ainda, evitar que se comprometam a pagar um valor exorbitante por um equipamento e por tratamentos que nos remetem para antigas lendas sobre a banha da cobra.
Data de ocorrência: 29 de julho 2020
Blooming Skin
9 de setembro 2020
Estimada Carina Brito,

Muito lamentamos o teor da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

É de lamentar que determinados profissionais, por vezes em dias menos bons, alterem o seu estado de espírito, em função de determinadas posturas de clientes.
Como deverá calcular e apesar da nossa estratégia de marketing assentar em dar a conhecer o nosso conceito, razão pela qual, o valor de tratamento é simbólico, o mesmo tem de ser integralmente realizado de acordo com os protocolos vigentes.
Em virtude dessa preocupação constante e permanente com os nossos clientes, conseguimos ter milhares de seguidores nas nossas redes sociais.
No entanto e face ao teor da reclamação iremos enviar uma resposta personalizada para o seu e-mail, que muito gostaríamos poder ter a sua anuência.
Esteja pois atenta a ele, nas próximas 48 horas.
Lamentando desde já o embaraço e transtorno da situação, aceite por favor, os nossos melhores cumprimentos.
Núcleo de Apoio ao Cliente
( NAC )
14 de janeiro 2021
Muito agradeço a vossa resposta e lamento só agora ter tido disponibilidade de vos responder. Informo que enviei um email para geral.liberdade@bloomingskin.pt, pelo que me encontro a aguardar pela vossa confirmação.

Agradeço desde já a atenção dada à minha reclamação.

26 de janeiro 2021

Continuo a aguardar por resposta da vossa parte.

Obrigada

9 de fevereiro 2021

Continuo a aguardar por resposta da vossa parte. AInda vai acontecer?

Obrigada

Carina Cláudia Caetano Brito