MEO Blueticket

Blueticket - Reembolso valor bilhetes e comissões

João Carlos Ribeiro Gerardo
João Gerardo apresentou a reclamação
12 de maio 2020
A 5 de Janeiro último adquiri 2 bilhetes para o evento “Tony Carreira estou aqui 2020-04-25 22:00”, a ter lugar no Coliseu Comendador Rondão Almeida em Elvas.

A 17 de Abril, por já terem passado mais de 30 dias sobre a anúncio do adiamento do referido evento e não ter sido ainda disponibilizada nova data para a realização do mesmo, solicitei, por e-mail, o reembolso do valor dos ingressos e respetivas taxas, no valor total de € 53,69.

Da Blueticket obtive de imediato, não sei se automaticamente, a seguinte resposta:
"Bom dia,
Em resposta ao seu e-mail ao qual informamos que à data do seu contacto, estamos em contacto com o promotor do evento, caso haja alguma alteração essa informação será disponibilizada de imediato. https://www.culturacovid19.gov.pt/eu-tenho-uma-estrutura/.
Levantado o estado de emergência o promotor ira dar mais indicações.
Gratos pela compreensão,
Equipa Blueticket"

A 10 de Maio, enviei novo e-mail a solicitar a devolução do valor em causa e não obtive até agora qualquer resposta.

Hoje, 12 de Maio, já passaram 25 dias desde o meu primeiro pedido de reembolso (17/04/2020). Também já passaram 60 dias desde o anúncio do adiamento do referido concerto (12/03/2020); 17 dias desde a data em que este se deveria ter realizado (25/04/2020) e ainda não foi anunciada uma nova data para a realização do mesmo. Até agora silêncio total.

Não quero pensar que nesta história alguém (artista, promotores, agências, etc.) esteja a agir de má-fé, deixando correr o tempo para evitar as indemnizações.
É que o Decreto-Lei n-º 10-I/2020 é claro quando diz:
“Assim, em primeiro lugar, os espetáculos não realizados devem, sempre que possível, ser reagendados, devendo todos os agentes culturais envolvidos na realização do espetáculo intentar todos os esforços para a sua concretização, segundo as regras da boa-fé.
E ainda:
“…caso o espetáculo não possa ser reagendado, o seu cancelamento deve igualmente ser anunciado, devendo ser indicado o local, físico e eletrónico, o modo e o prazo de restituição do preço dos bilhetes de ingresso já adquiridos, garantindo-se os direitos dos consumidores.”
Ora, parece-me a mim que com boa vontade, para não utilizar a expressão "boa-fé", 60 dias é tempo suficiente para anunciar uma nova data, nem que seja a 25 de Abril de 2021, data limite permitida pelo já referido Decreto-Lei n-º 10-I/2020 para o reagendamento do espectáculo.

Por último, de referir que quando tentei ligar para a Blueticket através do nº 218918506, apenas obtive a seguinte mensagem:
"Olá, Para informações sobre eventos por favor ligue 1820. Obrigada"
Desligando-se a chamada de seguida.
Inqualificável, para mais quando estão a colocar no parceiro todo o ónus causado por esta situação e que não é responsabilidade deles.
Data de ocorrência: 12 de maio 2020