Bombeiros Voluntários de Belas
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Belas
  • Rua Eduardo Ferreira Pinto Basto 2745 Belas
    2605-023 Belas
  • bvbelas@netcabo.pt

Bombeiros Voluntários de Belas - Tiraram o transporte da ambulância para a minha mãe fazer a fisioterapia

Maria Pinto apresentou a reclamação
20 de dezembro 2021
Queria relatar o que os Bombeiros de Belas, fizeram a uma senhora de 63 Cega e que esta numa cadeira de rodas, devido a uma operação que fez a culuna, e da qual ficou sem andar, por isso tem que fazer fisioterapia todos os dias numa clinica em queluz, já vai fazer quase um ano que a senhora em questão neste caso minha mãe faz a fisioterapia e é transportada pelos bombeiros de belas, e até o dia 26 07 2021 nunca teve nenhum problema. Mas no dia 26 os bombeiros vieram muito atrasados e a minha mãe reclamou com eles dizendo que já não ia dar para fazer a fisioterapia porque tem um horário se não chegar na hora certa já não faz a fisioterapia. O Bombeiro cujo nome se recusou a dar, tratou a minha mãe com muita agressividade, e quando a transportou para a ambulância a magoou na perna e a minha mãe começou a reclamar com ele que ele a tinha magoado, o bombeiro que não sabemos o nome porque se recusou a dizer, gritou no ouvido da minha mãe muito alterado que a minha mãe não tinha que reclamar com ele, a minha tia e a minha cunhada e a minha sobrinha de 15 anos ouviram os gritos da minha mãe e foram falar com ele que ele não podia falar assim com a minha mãe nem podia magoa-la ao transporta-la para a ambulância. O Bombeiro nem prendeu a cadeira de rodas da minha mãe e a minha mãe reclamou com ele, e tornou a perguntar o nome dele para fazer reclamação dele. até estava lá um senhor que também ia ser transportado disse a minha mãe Dona Maria quando somos velhos e já não servimos para nada é assim que somos tratados, a cuidadora da minha mãe ouviu o outro bombeiro dizer que não tinha dito o nome dele assim já não podia fazer a reclamação. quando a minha mãe chegou a clinica já não pode fazer a fisioterapia porque estava fora do horário dela. O Bombeiro pediu desculpas a minha mãe dizendo que estava muito estressado por causa do trabalho. A minha mãe aceitou as desculpas e disse para ele nunca mais fazer o mesmo. No outro dia a minha mãe ficou a espera dos bombeiros e nada de eles virem, a cuidadora da minha mãe ligou para os bombeiros de belas para saber porque não tinham vindo. A telefonista que atendeu disse que a entidade que faz os transportes tinha tirando o transportes da minha mãe de belas e tinham ficado eles para fazer o transporte da minha mãe. perguntamos o porque disso sendo que já tinhamos as guias do transportes para os bombeiros de belas, ela disse que não sabia que foi a entidade de transportes que quis assim, pedimos o numero de telefone da entidade transportadora para falarmos com eles e assim entendermos o que se passava, a cuidadora da minha mãe ligou pra clinica e contou o sucedido eles disseram que tinha que falar com os bombeiros e com o posto medico, assim foi a cuidadora foi lá e o posto medico disse que estava tudo tratado com os bombeiros para fazer o transporte da minha mãe. Bom ficamos a nora sem saber o que fazer ligamos a entidade transportadora e eles disseram que os bombeiros de belas se recusaram a fazer o transporte da minha mãe. Outra vez ligamos para os bombeiros de belas e pedimos para falar com alguém que nos dissesse o que se passava porque já estavamos fartos de perguntar e ninguém nos dava uma explicação, a minha mãe desde que foi operada ficou a tomar muita medicação porque até com depressão ela ficou, fica muito nervosa e alterada, até se exaltou com uma das telefonistas, e com tudo isto ela ficou muito pior. Bom lá conseguimos falar com alguém responsável e o que nos disseram foi que o bombeiro foi dizer que varios homens o cercaram e por isso o bombeiro se recusou a fazer o transporte da minha mãe. A minha mãe perguntou porque eles não confirmaram primeiro sendo que faz quase um ano que a minha mãe é transportada pelos bombeiros de belas e nunca ouve problema algum, e que o bombeiro não estava a falar a verdade porque não estava homem algum lá e temos a testemunha do homem que também estava na ambulância para também ser transportado. Então desde esse dia os bombeiros de belas recusaram fazer o transporte da minha mãe! para fazer a fisioterapia. Então vieram os bombeiros de Oeiras um dia e depois não vieram mais diziam que não tinham vagas para levar a minha mãe. Desde então a minha mãe não fez mais fisioterapia porque os bombeiros de belas lhe tiraram o transporte. E a minha mãe já estava a ter melhoras até já se punha de pé com o andarilho, mas agora infelizmente como deixou de fazer fisioterapia perdeu tudo aquilo que tinha recuperado. Por isso estou a fazer queixa para que alguma medida seja feita. E agradecia que fizessem alguma coisa para a minha mãe voltar a ter transporte para puder retomar a fisioterapia. Porque é inadmissível o que fizeram com a minha mãe uma senhora com 63 cega e numa cadeira de rodas! lhe tirarem o transporte que é para ela na graça de Deus conseguir voltar andar. E eu espero sinceramente que eles não tenha feito isto porque a minha mãe é de etnia cigana?.
Data de ocorrência: 26 de julho 2021
12 de janeiro 2022
Estou a espera que a situação da minha mãe com os bombeiros voluntários de belas, seja resolvida e que a minha mãe possa voltar a fazer a sua fisioterapia com direito de transporte pelos bombeiros voluntários de belas. Que é um direito seu. Mas se a situação por parte dos bombeiros de belas não se resolver. Vou ter que tomar outras medidas. Porque é inadmissível fazerem isto com uma senhora de 63 de idade e cega e numa cadeira de rodas. Só porque a senhora em questão minha mãe é de etnia cigana.
18 de janeiro 2022
Bom como nada foi resolvido, e não obtive nenhuma resposta por parte dos bombeiros voluntários de belas. Vou tomar outras medidas e vou apresentar uma denuncia de racismo por parte dos bombeiros de belas. Porque é de uma desumanidade tremenda tirarem o transporte de uma senhora cega e numa cadeira de rodas só porque a senhora é de etnia cigana.
16 de fevereiro 2022
até o dia de hoje não recebi nenhuma resposta acerca da denuncia, que fiz. E a minha mãe continua sem fazer a fisioterapia, e cada dia fica pior esta a ficar acamada, a onde ela já estava a conseguir se por de pé com o andarilho, e já dava uns passos, mas os bombeiros de belas quando tiraram o transporte da minha mãe sem motivo, lhe tiraram o direito de ela se recuperar e voltar a andar. Só quero que a minha mãe tenha de volta o transporte para poder fazer a fisioterapia que é um direito seu.
6 de março 2022
E passado este tempo todo ainda não obtive nenhuma resposta por parte dos bombeiros de belas
Maria Pinto avaliou a marca
30 de abril 2022

Não recomendaria porque não obtive nenhuma resposta, muito menos uma solução do problema, e a minha mãe continua sem poder fazer fisioterapia porque os bombeiros de belas lhe tiraram o transporte, para poder ir a clinica de reabilitação, e os motivos são porque a minha mãe é de etnia cigana! triste muito triste e o pior ninguém fez nem faz nada para ajudar a minha mãe.

Coitada da senhora!. Os Bombeiros Voluntários de Belas podem fazer esta tremenda injustiça? E ninguém faz nada?

Deu-me tanta pena da senhora.

Eu sou a pessoa que cuida da dona Maria e estava presente quando isto aconteceu e desde que isto aconteceu os bombeiros não quiseram mais vir buscar a dona Maria pra fisioterapia

A dona Maria esta muito mal a mulher perdeu aquilo que tinha recuperado como cuido dela noto que já não se mexe e tem dores horríveis porque falta a fisioterapia

Eu fui falar com o posto medico e eles disseram que os bombeiros de belas são obrigados a levar a dona Maria mas eles não levam não

E a dona Maria toma muitos medicamentos e fica muito alterada inervasse muito e fica depressiva a falta da fisioterapia ficou pior já nem as mãos mexe bem e já punha-se de pé no andarinho cá minha ajuda agora já não faz nada

Façam alguma coisa pra ajudar a dona Maria eu já fiz o que pude mas não consegui nada pra ajudar

Sou a nora da senhora fui eu mais a minha tia e a minha filha de 15 anos que ouvimos a minha sogra gritar e fomos ver o que se passava e a minha sogra disse que o bombeiro a tinha magoado na perna ao transporta-la pra ambulância e tinha tratado com muita agressividade nos reclamamos com ele não pudia tratar assim a minha sogra e fomos imbora e eles foram pra fisioterapia só depois soubemos quando eles recusaram levar a minha sogra dizendo que foram cercados por varios homens e ninguém ligou pra confirmar o que realmente se passou simplesmente acreditaram na versão dos dois bombeiros

É uma vergonha fazerem isto a minha sogra cega e numa cadeira de rodas

Tem que aver alguma lei que proteja a senhora pra voltar a ter o direito de fazer a fisioterapia com direito de ter transporte

Talvez se vocês forem fazer uma denuncia na policia ajude porque eu acho que o que os bombeiros de belas fizeram é errado não sei se é considerado crime punível por lei mas vale apena tentar para que a Dona Maria tenha de volta o seu transporte para fazer fisioterapia

Já partilhei no meu facebook pode ser que alguém consiga ajudar a Dona Maria

Como fazem isto com a senhora e ninguém faz nada gostava de ver se fosse os pais deles

Mas ainda não resolveram a situação da senhora?