Bombeiros Voluntários de Valbom

Data: 19/09/2018 21:21
Assunto: Reclamação
Para: "bvvalbom.comandante"

> Venho por este meio informar Vossa Excelência do seguinte,
> No dia 17 de Setembro de 2018, fui acompanhar a minha mãe, Alexandrina Noémia de Jesus Santos, 82 anos de idade, a Valadares para ser sujeita a uma junta médica. Mais informo que a minha mãe encontrasse internada no Hospital Escola Fernando Pessoa em Gondomar, nos cuidados continuados devido a ter fraturado o fémur e ter feito uma cirurgia em ortopedia no Hospital Santo Antonio.
> Foi solicitado, a meu pedido, pelo Hospital Escola Fernando Pessoa uma ambulância para fazer o transporte da minha mãe, o qual ficou agendado para o dia 17 Setembro de 2018 às 09h45 com os Bombeiros Voluntários de Valbom. Compareci no Hospital às 09h30 e aguardei pela ambulância até às 09h55... mas o que eu destaco de negativo em relação a esta situação, que espero que seja um caso isolado, é o facto de só vir um Bombeiro para fazer o transporte da doente, e esse mesmo Bombeiro ir o caminho todo a conduzir e a falar ao telemóvel, sem auricular, efetuando várias chamadas para resolver assuntos particulares, enganou-se no caminho, tendo dado uma volta maior e com muitas curvas e voltas o que originou com que a minha mãe se sentisse mal ao ponto de desmaiar. Visto isto eu intervi e disse ao Sr Bombeiro para parar a ambulância para dar assistência à minha mãe, o mesmo parou e eu disse-lhe que a responsabilidade do que se estava a passar era dele, e disse-lhe que isto tinha de ser gravado, pois era surreal o que estava a acontecer. Perante isto o mesmo fechou-se na ambulância com a minha mãe e não me deixou entrar, nem fez o que lhe pedi várias vezes, que era deitar a minha mãe e levantar as pernas para ela começar a recuperar os sentidos, simplesmente deixou-a sentada na cadeira de rodas. Entretanto liguei para o 112 e passei o telemóvel para dentro da ambulância para o Sr Bombeiro falar porque eu estava impedido de estar perto da minha mãe por ele, e os operadores do 112 queriam falar com alguém que estivesse perto da doente. Nesse momento passou uma ambulância da cruz vermelha e eu pedi aos mesmos para me ajudarem, o Sr Bombeiro abriu às portas aos enfermeiros da cruz vermelha, deitaram a minha mãe, e ficaram a aguardar pela ambulância do INEM. Por fim informo que quando chegou o INEM o Sr Bombeiro arrancou com a Ambulância e eu fiquei dentro da ambulância do INEM a ajudar na assistência à minha mãe e acompanhar até às urgências do Hospital Santos Silva em Vila Nova de Gaia, de onde para me deslocar com a minha mãe novamente para o Hospital Escola Fernando Pessoa em Gondomar tive de pedir ajuda à minha namorada que nos foi lá buscar.
> Por tudo isto, venho perante Vossa Excelência denunciar esta situação para que não se volte a repetir.
> Mais informo que no hospital Fernando Pessoa foram feitas mais análises á minha mãe, as quais estou a aguardar os resultados para saber se não teve mais mazelas, informo ainda que esta situação foi comunicada á segurança social, porque a minha mãe teve de faltar á junta médica, e tive de justificar o porquê de ela não ter comparecido á convocatória.
O nome do Bombeiro que prestou este péssimo serviço é Bruno Pinto.
Pedi uma justificação nos Bombeiros de Valbom e não me deram.
> Sem mais, atenciosamente
> José Cardoso