Book In Loop, Lda

3030-199 Coimbra

info@bookinloop.com

Book In Loop respondeu à reclamação de Ana Camões

Book In Loop - Venda de livros falhada

Lamentamos a situação descrita e passaremos a explicar as circunstâncias que envolveram este problema.
O processo de venda de manuais escolares à Book in Loop envolve várias fases, sendo que, numa fase inicial, o cliente tem de criar a venda, registar todos os manuais no nosso Website/App e escolher o método de entrega. Quando o cliente termina a sua venda, é obrigatório gerar a guia de transporte e fazer acompanhar a caixa de manuais com essa mesma guia. De facto, este último passo é bastante claro nos nossos Termos e Condições da Book in Loop, nomeadamente no ponto 6.2., que passamos a transcrever de seguida:
“6.3. Os manuais escolares usados, quer sejam entregues em posto ou recolhidos ao domicílio, terão de ser acompanhados de uma guia a emitir no portal e que identifica os livros e o Utilizador que os expede, por forma a serem identificados em armazém. Caso os livros não sejam acompanhados de guia ou esta não esteja correctamente preenchida ou esteja incompleta, os livros entregues não serão identificados pela Book in Loop e não poderão ser vendidos. Os livros que sejam entregues e que não estejam correctamente identificados na guia não serão devolvidos e a Book in Loop é livre de lhes dar o fim que entender.”

Após a sua queixa verificámos que a sua venda foi recolhida ao domicílio, tal como pedido. Como é procedimento nestes casos, foi atribuído um número de identificação (tracking ID) à sua caixa de manuais por parte da transportadora.
Acontece que, uma vez recebida a caixa com aquele número de identificação em armazém, a equipa logística constatou que não vinha acompanhada de guia de transporte. Perante a falta do documento capaz de identificar os manuais da venda e o utilizador que a registou, não lhe foi atribuído rendimento.

Quando questionou a nossa empresa acerca da sua situação ainda não tinha terminado a nossa operação de vendas e ainda não tinha sido distribuído o saldo final pelos nossos clientes, pelo que o nosso colaborador, por não entender desde logo , enviou-lhe uma resposta padrão.
Já na altura em que se dirigiu ao Continente e este contactou a Book in Loop, obteve tal resposta uma vez que, efetivamente, o seu nome não constava na lista de vendedores com manuais em armazém.

Perante este cenário, lamentamos que não tenha reclamado junto da nossa empresa quando não recebeu saldo no final do nosso período de vendas. Teríamos feito toda esta explicação e, também nós, descontentes com o sucedido, tentaríamos ajudar a cliente e resolver esta questão da melhor maneira.
Percebemos que considere injusto não ter recebido qualquer valor pelo envio da sua caixa, agora que entendemos o que despoletou a sua queixa. Como temos a informação relativa à recolha ao domicílio, mostramo-nos solidários e convidamos a cliente a contactar-nos para que possamos encontrar a melhor solução.

Book In Loop respondeu à reclamação de Inês

Book In Loop - Venda de manuais

Ex.ª Sra. Inês,

Queremos, antes de mais, reconhecer o bom estado dos manuais enviados e deixar um sincero agradecimento por trabalhar connosco, contribuindo para a nossa iniciativa de reutilização e para a conservação do ambiente.
Verificámos que todas as suas dúvidas relativas ao saldo da sua venda de 2018 foram respondidas pela Book in Loop na altura, mas passaremos a explicar, mais uma vez, a razão do valor por si recebido.
De facto, lamentamos a baixa quantia gerada pela sua venda de 2018, mas o valor é explicado atendendo a dois grandes fatores: a atribuição de vouchers de gratuidade dos manuais aos alunos do ensino primário e do 5º e 6º anos do ensino básico e o modelo de repartição de rendimento da Book in Loop.

No ano letivo 2018/2019, os manuais escolares foram gratuitos para todos os alunos do 1º e do 2º ciclo do ensino público e, como expectável, esta medida do Ministério da Educação refletiu-se na procura dos manuais dos anos de escolaridade por ela abrangidos. O número de clientes que compraram manuais reutilizados à Book in Loop do 5º e 6º anos de escolaridade diminuiu consideravelmente, cenário que, inevitavelmente, produziu consequências a nível da nossa oferta. A Book in Loop tinha, no ano de 2018, nas “Dúvidas” do Website, uma pergunta referente a esta questão, que passamos a transcrever de seguida:
“Este ano, o Ministério de Educação anunciou a oferta dos manuais escolares do 5º e 6º ano (2º ciclo) nas escola públicas. Posso vender os livros que tenho do 5º e 6º na mesma?
Pode vender ainda assim os seus manuais de 5º e 6º ano. No entanto, a remuneração oferecida pela Book in Loop dependerá sempre do número de exemplares desse manual que forem revendidos. Tal significa que a sua remuneração poderá não atingir os 20% do PVP.”

O nosso sistema de partilha de rendimento encontra-se explicado nos nossos Termos e Condições, nomeadamente no ponto 6.6., que passamos a transcrever de seguida:
“6.6. A contrapartida a pagar por cada Manual Escolar Usado entregue à Book in Loop, que seja apto a ser vendido, corresponde a um valor variável correspondente à quarta parte do preço de venda ao público em novo dos manuais que partilham a mesma referência, dividido pelo número de Contribuidores que entregaram Manuais Escolares Usados dessa mesma referência (doravante designada de “Contrapartida”).”
Este sistema utilizado pela Book in Loop foi pensado para proporcionar aos nossos clientes-vendedores a experiência de venda mais justa. Acreditamos que é importante garantir que nenhum dos nossos utilizadores fica a perder, mesmo que os manuais que entregou à Book in Loop não sejam vendidos. Assim, e de acordo com o ponto 6.6. dos nossos Termos e Condições, a Book in Loop fixa os saldos dos clientes obedecendo a um sistema de distribuição equitativa em que todos os utilizadores que tenham submetido determinado livro recebem a mesma percentagem do valor total das vendas desse manual.

Desta forma, ainda que o valor que recebeu tenha sido baixo, situação que lamentamos, resultou da aplicação do nosso modelo de atribuição de rendimento e de uma procura reduzida.

Book In Loop respondeu à reclamação de Carla Santos

Book In Loop - Fecho do site para a devolução de dinheiro de manuais submetidos

Ex.ª Sra. Carla,

Atendendo ao exposto, passamos a explicar que o saldo do cliente só fica disponível para transferência no final da operação uma vez que a Book in Loop optou, por razões de justiça e equidade, por um sistema de partilha de rendimento.
O valor resultante da venda de cada manual, correspondente, em 2018, a 20% do preço de editora, foi equitativamente distribuído por todas as famílias que entregaram esse manual. É por esta razão que os valores dos saldos estiveram em atualização até ao final do período de compras à Book in Loop.

Tal é explicado nos nossos Termos e Condições, nomeadamente no ponto 6.6., que passamos a transcrever de seguida:

A distribuição de saldo teve lugar no final de setembro e início de outubro, altura em que o seu saldo ficou passível de resgate para cartão Continente. A Book in loop, durante o mês de outubro enviou vários e-mails aos clientes que entregaram manuais com informação relativa à distribuição de saldo e com instruções a explicar como efetuar o resgate do mesmo.
Ao analisar o seu caso, verificámos que, apesar de não ter, inicialmente, conseguido transferir o valor, no dia 2 de novembro foi realizado, com sucesso, o resgate do seu saldo.
Concluímos, assim, que acabou por ficar satisfeita com o nosso serviço, o que nos deixa, também a nós, felizes, e aproveitamos para agradecer o seu contributo para a campanha de vendas de 2019 e por apostar novamente na Book in Loop.

Book In Loop respondeu à reclamação de Gabriela Almeida

Book In Loop - Transferência de montante de livros vendidos desde Agosto 2018

Ex.ª Sra. Gabriela,

Ao analisar a sua situação, verificámos que tem, no presente dia, um saldo de 78,64€ e aproveitamos para agradecer a sua contribuição e os manuais bem cuidados que nos enviou.
A existência deste saldo deve-se ao facto de não ter efetuado o resgaste do valor da sua venda, durante o período concedido para tal. De facto, estabelecemos, todos os anos, juntamente com o nosso parceiro, um prazo para as transferências de saldo dos nossos clientes para cartão Continente, não sendo o ano de 2018 exceção.

Cabe-nos referir que a Book in Loop enviou, em outubro de 2018, e-mails a todos os clientes-vendedores a informar que as transferências para cartão Continente estavam abertas e assim se iriam manter até ao final de outubro.
Pudemos comprovar que lhe foram enviadas três notificações, para o e-mail registado na sua conta, referentes à distribuição do saldo das vendas e com instruções relativas ao resgate desse valor.

Ainda que não tenha efetuado a transferência no prazo estabelecido para a campanha de vendas de 2018, o saldo continua disponível na sua conta e terá oportunidade de fazer o resgate para cartão Continente. À semelhança dos anos anteriores, os prazos de transferência de saldo para cartão ainda não se encontram abertos, mas, assim que o período se inicie, os nossos clientes serão notificados da possibilidade de efetuar as operações de resgate de 2019.

Pedimos, desta forma, a sua compreensão, assegurando que brevemente será possível fazer o resgate do seu saldo.

Book In Loop respondeu à reclamação de Maria José

Book In Loop - Livro errado

Na plataforma Book in Loop poderá agrupar os manuais que desejar numa só reserva independentemente do ano letivo a que pertencerem. Para tal, apenas terá que criar os dois alunos diferentes, correspondentes aos seus educandos e na mesma reserva, ambos os alunos irão aparecer, dando-lhe a possibilidade de reservar os manuais todos de uma só vez. No caso de um manual estar errado na sua reserva poderá sempre cancelar a mesma e criar uma nova reserva com todos os manuais de forma correta e assim receber os mesmos de uma só vez em sua casa, a sugestão de nova reserva com apenas o livro em falta é dada em virtude de não perder o seu lugar na lista de espera com a reserva dos restantes manuais, pois efetuando uma nova reserva, irá passar para último na nossa lista de reservas a completar.

No que diz respeito à lista de manuais na nossa plataforma, é uma lista pública fornecida pelo Ministério da Educação com os manuais correspondentes a cada Instituição de Ensino, no entanto esta lista está sujeita a alterações posteriores e por isso recomendamos sempre aos nossos clientes a confirmação dos manuais com a escola em questão, para se certificarem que não houve alterações.

Por fim, na Book in Loop utilizamos o sistema de partilha de rendimento para calcular o valor que irá ganhar com a venda dos seus manuais, este sistema está explicado de forma clara na nossa plataforma e funciona da seguinte forma:
O valor resultante da venda de cada manual, correspondendo a 25% do PVP, é equitativamente distribuído por todas as famílias que tenham entregue esse manual.

Assim, todas as famílias são remuneradas pelos livros entregues, mas apenas em função das vendas. Por exemplo, se 10 famílias tiverem entregue um determinado livro igual que seja vendido na plataforma com um valor de 25€, cada família receberá 62 cêntimos cada vez que um destes livros for vendido, se vendermos todo o stock deste manual, quem os entregou receberá o valor total (os 6,25€). Esse valor ficará em conta corrente, podendo ser usado na BiL ou resgatado pelo cliente.

Este saldo gerado de vendas de manuais na nossa plataforma irá automaticamente para o seu saldo Book in Loop, e poderá utilizá-lo para abater o valor de novas compras ou retirar o mesmo para cartão Continente. Lamentamos ainda assim que não esteja satisfeita com o nosso serviço e agradecemos desde já a sua compreensão.

Book In Loop respondeu à reclamação de Cristiana Carneiro

Book In Loop - Livro de 6º ano em péssimo estado

Verificámos a sua situação e efetivamente não podemos proceder à troca de manuais escolares, como foi referido, pois não temos de momento mais exemplares desse manual no nosso armazém o que torna a troca materialmente impossível.

No entanto segundo os nossos termos e condições poderá pedir a devolução do seu dinheiro:

“10.1. Quaisquer Manuais Escolares Usados adquiridos através do Portal podem ser devolvidos pelo Adquirente nos 14 (catorze) dias a contar da data da sua receção nos termos do disposto no Regime dos Contratos Celebrados à Distância e fora do Estabelecimento Comercial aprovado pelo Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, alterado pela Lei n.º 47/2014, de 28 de Julho.”

Não poderemos suportar os custos da sua devolução, pois o manual estava dentro dos nossos critérios de qualidade quando foi processado em armazém, no entanto iremos devolver-lhe o dinheiro da sua compra quando proceder à devolução do manual que recebeu e que não deseja.

Foi-lhe enviado um email com os dados para proceder à devolução do manual de que não está do seu agrado, agradecemos que siga os passos nesse mesmo email para que então possamos finalizar este processo.

Lamentamos novamente que o serviço não tenha sido do seu agrado e agradecemos a sua compreensão e colaboração na conclusão do processo de devolução.