12.8

Booking - Crime fiscal?

Ricardo Filipe
Ricardo Filipe apresentou a reclamação
25 de março 2019
Reservei pelo booking uma estadia no Hotel Turim no passado dia 5 de Fevereiro de 2019.
Antes de efectuar o
pagamento, não havia informação que esta reserva não permitia fatura por
ser de um serviço chamado booking basic. Nem mesmo na app essa
informação existia . Só após efectuar a reserva ( que não permitia o reembolso ou o cancelamento ) é que
enviaram essa informação que a meu ver é completamente ilegal. Como é possível negarem-me o direito a pedir uma fatura??? Já liguei para o apoio ao cliente , pedem-me para pedir fatura ao hotel. O hotel diz-me que não pode passar fatura porque a reserva foi feita por uma agência de nome AGoda.
Enviei reclamação para apoio.cliente@booking.com no dia 8 de fevereiro até à data não obtive nenhuma resposta.
Data de ocorrência: 25 de março 2019

Seja efetuado através do serviço Basic ou de uma reserva normal a Booking.com não passa faturas porque eles não recebem dinheiro dos clientes. O pagamento foi feito diretamente à propriedade, é a propriedade que tem que passar fatura. Muitas vezes eles não querem passar fatura para não pagarem impostos.

Ricardo, como conseguiu resolver?
Estou com o mesmo problema!

Até á data todas as reservas que fiz pelo booking (mais de 30 certamente), as faturas foram passadas pelos hoteis, nunca me foi passada pelo booking.

Nas reservas Booking.basic a Bookign recusa-se a emitir fatura, isto é óbviamente ilegal mas não vai alterar o facto que ninguém lhe vai passar fatura. A solução passa por reclamação junto da Deco.

Pois já tenho 42 reservas no Booking e só desta vez aconteceu tal coisa.
E estou há 4dias a trocar e-mails com o Booking e o Hotel e ambos escusam-se à factura!!!

Estou incrédulo como na net não há mais casos expostos. Provavelmente não precisam de factura...

E no caso do Ricardo está mencionada a questão da factura....no meu nem isso está

Não tem que estar mencionado na fatura porque o que a Booking lá escreve não altera o que está na lei. É obrigatório emitir recibo.
O que a Booking faz é recusar-se a fazer essa emissão partindo do principio que as pessoas não vão acionar os meios legais para o efeito.

Olá
Eu tive o mesmo problema.
No caso da Agoda é possível pedirem o recibo eletrónico.
Basta clicarem no no link "Contacte-nos" na Secção "Ajuda" do rodapé da página da Agoda.
Depois, surgem várias opções disponíveis.
Escolham a opção: "Quero receber um recibo eletrónico da minha reserva". De seguida surge uma caixa onde podem selecionar a reserva em questão. Depois colocam os vossos dados: Nota: Uma vez que no formulário para o recibo eletrónico só tem a opção de escrever o nome, o email e o endereço, eu opto sempre por colocar o nome da Empresa, coloco um hifen e de seguida assim: Nif: 519 xxx xxx.
Após finalizado o processo recebem um recibo eletrónico na caixa de email.
Foi a solução que encontrei para ter o registo comprovativo para a empresa.
De outra forma o hotel recusa-se a pagar..
o que me parece de qualquer forma algo que não é muito correto, já que se eles não faturam, logo não há lugar a pagamento de impostos..
A solução, quanto a mim, passa por se tentar fazer a reserva através do site online do hotel em questão, pois a maior parte dos hotéis já tem uma página de reservas online..
Espero ter ajudado a contribuir..
Paulo Correia

Ps: Onde escrevi: " de outra forma o hotel recusa-se a pagar", queria dizer que o hotel "recusa-se a emitir fatura/recibo".

O Guilherme continua a dizer disparates acerca destas situações. O Hotel NÃO TEM QUALQUER RESPONSABILIDADE em emitir esta factura visto que quem lhe vai pagar não é o cliente mas sim o OPERADOR que lhe fez a reserva. Quem está em infracção completa é a booking.com que deixa a sua plataforma ser usada por terceiros ganhando comissão sobre as vendas. O cliente não faz a mínima ideia de que a reserva está a ser feita por um operador e não pela booking. Pior ainda, o Hotel desconhece totalmente que esta reserva foi feita pelo cliente através da booking. A única informação que o Hotel tem é a de reserva em nome X pelo operador Y. A booking não vem mencionada em lado nenhum. Quanto às responsabilidades fiscais do Hotel, estas são cumpridas à regra. Imaginemos que o cliente paga 100€ via página da booking pela reserva, o Hotel recebe uma reserva no valor de 80€ pelo operador Y. Logo, vai facturar 80€ ao operador. O hotel nunca poderá passar factura de um valor que nunca recebeu nem cobrou ao cliente. Esta é uma situação de crime fiscal sim. Mas terá de ser imputada `booking.com pois são eles que são intermediários com o cliente e são eles que facilitam o pagamento da reserva via o sistema deles. Quem deveria mediar a emissão de factura é a booking. Seja por serem eles a receber o dinheiro seja por serem eles o intermediário entre o cliente e o operador que ninguém conhece.

O problema só se vai resolver se alguém com este problema enviar um e-mail para autoridade tributária. Assim eles investigam e resolvem.

Esta BOOKING.COM BURLA ! denúncia isto as Finanças !!! e espere sentado por que não respondem as queixas tenho uma de quase 2 anos que tive que encerrar por falta de resposta !! Denuncie a AT !!