Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar a minha reclamação relativamente à experiência vivida com o Booking.com e o hotel “Riad Samir Privilege Boutique Hotel & Spa”, que se revelou extremamente prejudicial e desrespeitosa para com os clientes.
Há 4 anos que tenho conta no Booking e todos os anos faço várias reservas nesta plataforma. Inclusive já tive algumas situações em que necessitei de fazer cancelamentos de reservas e tudo correr dentro das conformidades, sempre me senti bastante protegido, até à presente situação... Posto isto alerto todos os clientes do Booking para que tenham bastante cuidado na utilização desta plataforma e desenganem-se caso pensem que é uma plataforma extremamente segura e que protege os clientes... NÃO VÃO COLABORAR, NÃO VÃO PROTEGER os clientes caso necessitem. Estou à 2 meses a tentar reaver o reembolso de um cancelamento gratuito e não tenho respostas...
No dia 11 de Janeiro, efetuei a reserva para mim e 4 amigos, COM CANCELAMENTO GRATUITO até ao dia anterior à minha viagem , no valor de 1.254,49€ para uma estadia de 4 noites. Contudo, no dia 17 de Janeiro, o hotel retirou do meu cartão o valor de 1.263,43€, com a referência “MARRAKECH RIADS MAD TC 0.0974221”, cobrança que, sem dúvida, corresponde à reserva efetuada através do Booking.com.
No dia 18 de Janeiro, tendo encontrado outra opção de alojamento e não concordando com a cobrança antecipada (mais de 2 meses antes da estadia), procedi ao cancelamento da reserva. Recebi um email de confirmação a informar que o cancelamento tinha sido efetuado com sucesso e que, caso o valor já tivesse sido cobrado, o reembolso seria efetuado no prazo de 30 dias.
Entretanto, o reembolso não foi feito. No dia 18 de Fevereiro, entrei em contacto com o Serviço de Apoio ao Cliente do Booking e fui atendido pela colaboradora Bruna O., que, após contactar o hotel, garantiu que o reembolso seria efetuado em até 5 dias úteis, assegurando ainda que, caso o hotel não o procedesse, o Booking efetuaria o reembolso.
No dia 26 de Fevereiro, após aguardar 20 minutos numa nova chamada, fui atendido por Giselle D., que repetiu as garantias anteriores e informou que, face à falta de colaboração do hotel (cujo departamento financeiro não estava disponível), seria iniciado o processo de pagamento indevido, dando novamente o prazo de 5 dias úteis. Nesse mesmo contacto, foi-me pedido que enviasse um comprovativo do pagamento, o que prontamente fiz.
No dia 10 de Março, contactei novamente o Booking, tendo sido informado por um colaborador de que o comprovativo enviado não era suficiente, sendo necessário remeter um extrato bancário completo. Foi-me também dito que deveria aguardar mais 5 dias úteis para uma resposta, situação que vem se repetindo, criando um verdadeiro “loop” sem solução.
Por fim, no dia 14 de Março, verifiquei em comentários no site do hotel relatos de outros clientes que, em situação semelhante, não obtiveram o reembolso devido, o que demonstra que esta não é uma ocorrência isolada, mas sim um padrão de conduta negligente por parte do hotel e, aparentemente, do Booking.com, que tem sido complacente com estas práticas.
Hoje, 17 de Março, continuo à espera de uma resolução e do reembolso do valor indevidamente cobrado, o que me obriga a considerar medidas legais para resolver esta situação.
Face ao exposto, exijo uma solução imediata e eficaz para este caso, bem como a tomada das devidas providências para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.
Cumprimentos,
Eduardo Baptista
Data de ocorrência: 17 de março 2025
Ola Eduardo. Estou com o mesmo problema. Pode-me dar endereço de email do Booking, por favor? Obrigada
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.