12.8

Booking - Reembolso de valor indevidamente cobrado

Marlene
Marlene apresentou a reclamação
3 de junho 2023
Fiz uma única tentativa de reservar um voo para Ibiza através do Booking e quando estava a fazer o pagamento deu erro e nenhuma indicação que a reserva foi feita. Fui verificar a minha caixa de correio para verificar se teria recebido algum e-mail de confirmação. Não tinha nada.
Naturalmente, voltei a tentar fazer a reserva para o mesmo voo, mesma data e horas, precisamente com os mesmos nomes e os mesmos lugares, dado que ainda apareciam disponíveis para seleção. Desta vez o processo de pagamento decorreu normalmente e o sistema deu indicação de reserva submetida.
Duas horas depois, recebo um e-mail a dar indicação que a reserva do voo não tinha sido confirmada e que não precisaria de fazer nenhuma ação para cancelar a reserva. Isso foi no dia 6 de abril de 2023. Essa reserva tinha a referência 40-354368366.
No dia 8 de abril de 2023, sou surpreendido com a confirmação de uma reserva para o mesmo voo, nomes, assentos com número de reserva diferente (40-353528149), o que obviamente não fiz. Pelos vistos o Booking criou 2 reservas para o mesmo voo (lugares incluídos e com o mesmo nome) e abusivamente utilizou os meus dados de cartão de crédito para cobrar o valor desta suposta 2.a reserva criada pelos mesmos.
Já pedi a devolução do dinheiro porque naturalmente, após receber o cancelamento do voo pelo Booking, tratei de arranjar outra solução de voo por outro operador turístico. Eles recusam-se a devolver porque alegam que fiz duas reservas!
Porque faria eu 2 reservas para as mesmas pessoas nos mesmos voos???
O sistema deles deu erro e se criou uma reserva sem notificar o cliente que a mesma tinha sido criada é um problema deles que têm que resolver na sua plataforma e assumir os custos inerentes às falhas provocadas pelo seu sistema.
Obviamente, quero ser reembolsado, pois não fiz essa segunda tentativa de reserva e achei incrível que o Booking use as informações do meu cartão de crédito para fazer uma segunda reserva sem minha permissão e autorização.
Peço gentilmente que corrijam esse erro de vossa parte e reembolsem integralmente a minha conta bancária com o valor de 475,74€.
Aguarde resposta urgente por esta via, dado que os canais de reclamação do Booking foram-me vedados e não resolvem a questão. Só existe uma linha telefónica paga que nada resolve e por isso apelo à resolução por esta via.
Atenção: já apresentei inclusive reclamação através do CICAP, de forma a que, se necessário, as autoridades judiciais resolvam esta situação abusiva.
Data de ocorrência: 3 de junho 2023
Marlene
Marlene avaliou a marca
27 de novembro 2023

É indiferente aos prejuízos causados aos clientes. Não tem qualquer serviço de atendimento ao cliente pós venda. Os clientes são literalmente roubados em algumas situações e não têm como reaver a seu dinheiro.