Boutique dos Relógios
Tempus Distribuição – Sociedade Comercial de Relojoaria, S. A.

Boutique dos Relógios - Substituição de pilha sem garantia de estanquicidade

Tiago Lopes apresentou a reclamação
22 de setembro 2022
Comprei um Tissot Touch em 2010 e tem servido bem durante estes anos tendo sido feita uma mudança de pilha há uns anos sem nenhuma incidente. Uso o relógio na praia e piscinas durante todos estes anos sem nenhum incidente.

Em Novembro de 2021 vou à Tissot do Colombo (boutique dos relógios) para mudar a pilha ao que me dizem imediatamente que o relógio tem de ir para um relojoeiro especializado pois precisa de um teste de estanquidade e vai demorar. Cerca de 6 semanas depois recebo uma chamada para ir levantar relógio. Ao chegar lá, reparo que tem uma pela de metal solta dentro do mostrador. Após alguma discussão lá reconhecem que não estava antes pois foram ver as fotos que tiram previamente.
Mais umas semanas e vou levantar o relógio a 15 de janeiro de 2022 que de aspeto exterior parece estar bem. Guardo o relógio pois só tenho planos para o usar nas férias em viagem.

Finalmente de férias, no primeiro dia de praia, dou um mergulho na praia (como sempre o fiz no passado e até na mesma praia) e reparo que a coroa com os segundos que roda, tinha simplesmente desaparecido! Ainda procurei durante algum tempo mas não fui capaz de encontrar. Após o secar o relógio, reparo que os sensores (temperatura, altímetro e bússola) estão em erro e nada mostra.

Assim que regressei a lisboa vou ao colombo para reclamar, pois pela sequência de eventos, só pode ter corrido alguma coisa mal com a mudança de pilha.
Peço o diagnóstico e passado praticamente 2 meses dizem que tenho de pagar 400 e muitos euros, ao que digo que não, pois certamente está relacionado com a mudança de pilha que foi feita e eles se devem responsabilizar. Dirijo-me à loja e tenho a primeira conversa surreal com a funcionária que me diz que o relógio não é a prova de água mas sim de salpicos e que portanto eles não se responsabilizam que eu usei mal o relógio! Pergunto se são salpicos a 100m com diz no relógio e se a necessidade de um teste de estanquidade é também para os salpicos, pois não precisava de ter pagado umas dezenas de euros para mudar a pilha e fazer o teste quando por poucos euros, qualquer relojoeiro muda a pilha.

Ligam-me mais uma vez com a mesma conversa e dizem que vão ver o que podem fazer. Dizem-me ainda que estes modelos tinham defeito (Touch 1) e que havia um programa de trocar pelo Touch 2 por 200€, mas que o meu não se enquadrava porque era um versão especial.

Recebo ainda um terceiro telefonema na mesma linha intransigente e de argumentação completamente irracional.
(Estou a resumir as conversas, pois foram muito mais extensas e detalhadas)

Agora:
- Como podemos ver nas imagens que anexo, no manual vem indicado 100m e que este relógio é de resistência "2" o que permite nadar com ele;
- Durante 10 anos utilizei o relógio na praia no mar e na água e nunca tive problemas;
- Após a mudança de pilha pela Tissot e respetiva remoção de importas introduzida pela Tissot, na primeira vez que o relógio entra na água, salta uma peça e avaria;
- Argumentar que o relógio só suporta salpicos quando indica 100m atrás e o manual claramente e explicitamente diz que se pode nadar com eles é claramente abusivo;

Claro que nada é escrito, e claro não sou nenhum técnico para conseguir demonstrar que há ou não problemas na mudança da pilha, pelo que me resta usar a lógica para perceber a origem do problema.

Avaliando submeter uma ação em tribunal, o que irei gastar é francamente superior ao arranjo ou a um relógio novo. E ainda, tudo o que tenho é a minha dedução lógica e conversas telefónicas que eles podem perfeitamente dizer que não aconteceram, acabando por ser o diz que disse.

É francamente lamentável que a Boutique dos Relógios simplesmente se desresponsabilize sendo que pesquisando na internet há muitas queixas idênticas tanto da boutique dos relógio como da própria Tissot.

Não vendo nenhuma caminho para conseguir que a Tissot/boutique reconheça qualquer falha, resta-me estes fórum públicos para que outros possam evitar situações como esta.
Data de ocorrência: 20 de setembro 2022
23 de setembro 2022
Boa tarde Sr. Tiago Lopes,

Agradecemos a sua mensagem.

Estamos a verificar a situação apresentada. Esperamos obter uma resposta em breve.

Atenciosamente

27 de setembro 2022
Bom dia Caro Cliente Sr. Tiago Lopes,

Agradecemos a exposição do sucedido, que careceu da nossa total atenção.

Aquando da substituição da pilha no Centro Técnico especializado da Marca, em Novembro de 2021, foram realizados os respectivos testes que garantiram a estanquicidade do seu relógio. Tal significa que todos os componentes do mesmo encontravam-se em perfeito estado e a realizar de forma correcta as devidas funções.

A ausência deste componente influencia claramente a estanquicidade de um relógio, tendo permitido, no presente, a entrada de água no interior do mesmo e a danificação do mecanismo.

Este dano exigiu, assim, a elaboração de um orçamento, já do seu conhecimento, uma vez que o seu relógio não apresenta garantia válida e, caso tal existisse, as condições inerentes a um defeito de fabrico.

Posto isto, analisando as imposições da situação relatada, somos levados a corroborar a decisão da Assistência Técnica, certificada pela Tissot.

Relativamente à estanquicidade característica deste modelo, apenas resistente à água, e não à prova de água, é exigido um certo grau de precaução ao nível da utilização debaixo de água, conforme manual de utilizador “O T-TOUCH é impermeável à água até 10 bar (100 m / 330 ft) a 25°C / 77°F, mas não é um instrumento adaptado ao mergulho desportivo. Não deve pressionar os botões enquanto o relógio estiver submerso. Nenhuma função poderá ser activa.”

Pensamos ter esclarecido todas as questões levantadas nesta exposição, mostrando-nos disponíveis para qualquer adicional.

Atenciosamente,

28 de setembro 2022

Vamos então focar no argumento novo que é agora apresentado.
"O facto da coroa ter caído prende-se com um dano no elo de ligação da mesma ao mecanismo do relógio. Numa troca de pilha, como foi o seu caso, não há intervenção técnica a este nível, ou seja, esta não é uma peça que seja manipulada e, por isso, susceptível a ser danificada durante o processo."

Efectivamente e usando a lógica, tenho de concordar que não faz sentido manipular essa peça para mudar uma pilha. Contudo há um facto fundamental que não é referido por vocês. Quando pela primeira vez me entregam o relógio, este vinha com o que parecia um pedaço de metal solto no mostrador dos ponteiros.
Esta "impureza" não existia inicialmente, como foi comprovado pelo vosso funcionário ao verificar as vossas fotos de quando entreguei o relógio para mudar a pilha, pelo que só se pode concluir que foi lá deixada durante a vossa intervenção. Por este facto o relógio ficou mais umas semanas com vocês para resolver essa situação.

Pela vossa argumentação não fará sentido essa zona do relógio ser manipulada, assim como comprovado por dezenas de vídeos na internet que ilustram como mudar a pilha a esse relógio. Assim, não sendo necessário manipular nada mais para além da tampa traseira, como foi aquela peça de metal parar ao mostrador?

Pela sequência de factos é lógico que a intervenção tenha ido além da mudança da pilha, sugerindo ter havido uma desmontagem completa do relógio que depois resultou numa falha ao montar. Eu efectivamente notei que a coroa estava com uma rotação muito fluida, mas assumi que seria de uma lubrificação durante a intervenção. Pela vossa descrição sou levado a desconfiar de que afinal algo aconteceu com o relógio durante a mudança da pilha.

Novamente:
- Sempre usei o relógio na praia durante 10 anos sem problemas.
- No manual indica claramente que o relógio é compatível com "surface swimming", como se vê na foto e é o que sempre fiz com o relógio.
- Após a vossa intervenção foi quando foram verificados os problemas.

Mais uma vez sou levado a concluir, até pela vossa argumentação, de que algo aconteceu durante a mudança da pilha.

Conseguem justificar esta situação?
5 de outubro 2022
Boa tarde Sr. Tiago Lopes,

Agradecemos a sua resposta.

Como indicado anteriormente, manteremos as indicações dadas pela Assistência Técnica autorizada pela marca, que realizou a troca da pilha do seu relógio e a retirada do fragmento indicado, ambos serviços com a Garantia de Estanquicidade da sua peça. Qualquer indício de que, na realização destes serviços, o seu relógio tivesse sido danificado, seguramente tal dano seria coberto pela Assistência Técnica, visto serem os representantes da marca e responderem directamente à ela.

Reforçamos que, de acordo com as indicações, ambos os serviços realizados não implica na manipulação da coroa do relógio.

Esperamos esclarecido todas as questões levantadas nesta exposição.

Atenciosamente

8 de outubro 2022
Caros,

Continuo sem ter uma justificação para a introdução do fragmento no relógio, nem para a alegação de que a coroa tem um "dano no elo de ligação".

O argumento "ambos os serviços realizados não implica na manipulação da coroa do relógio" é apenas uma indicação genérica, pois também na mudança de pilha não devem ser introduzidos fragmentos no relógio o que, novamente, levanta a suspeita sobre o que mais foi manipulado.

Questiono novamente:
Como foi introduzido o fragmento se era só mudar uma pilha e nada mais foi manipulado?
Como podem garantir que a coroa não foi manipulada se introduzem um fragmento no mostrador?

Quando me dizem "visto serem os representantes da marca e responderem directamente à ela" quer dizer que a loja do Colombo da boutique dos relógios quem tem o branding da Tissot por todo o lado e aparece como revendedor no site da Tissot, não representa a marca Tissot? Isto é feito por uma empresa terceira? Não me levem a mal, mas fica confuso.... Devo concluir que não deveria ter entregado o relógio na vossa loja para mudar a pilha?

Novamente:
- Nunca me forneceram nenhum documento com o relatório da análise feita, apenas um comentário nesta reclamação;
- Não é apresentada nenhuma justificação para o "dano no elo de ligação da mesma ao mecanismo do relógio". Pesquisando na net encontro vários resultados para a mesma situação (exemplo: https://www.watchuseek.com/threads/tissot-t-touch-2-bezel-came-off.715372/). Será característica destes modelos? Se sim, isso não é referido por vocês nesta resposta.
- Apresentam-me várias versões ao longo dos vários telefonemas para o relógio avariar, o que no mínimo é um serviço pouco profissional e que levanta suspeitas sobre o que foi analisado/executado. Mais um exemplo: nesta última reposta delegam responsabilidades na empresa subcontratada por vocês.
- Insistem no argumento de o relógio não poder ser molhado quando é claro no manual que pode assim como 10 anos de utilização comprovam;

Por tudo o que aqui está exposto, questiono diretamente: Aceitam que esta avaria pode ter sido causada (naturalmente por acidente) durante a vossa intervenção no relógio?

Cumprimentos
16 de outubro 2022
Boa tarde Sr. Tiago Lopes,

Esperamos que este email o encontre bem.

Uma vez que o seu relógio é apresentado na nossa loja a 07/08/2022 para reparação, sem bisel e apenas com o sistema de horas em funcionamento, não nos é possível assumir que esta situação se deva a um procedimento incorrecto a nível de Assistência Técnica realizado no final de 2021, início de 2022.

Nesta altura (no início do presente ano), quando efectuou o levantamento do seu relógio após ida ao Centro Técnico para retirada da impureza, o mesmo apresentava-se em pleno funcionamento. Tal é comprovado pela sua assinatura no talão de levantamento do conserto.

Posto isto, somos levados a corroborar a avaliação e decisão da Assistência Técnica relativa aos danos apresentados pelo seu relógio.

Relativamente ao relatório referente à substituição da pilha em Novembro de 2021, o mesmo foi pedido à Assistência Técnica, pelo que em breve poderá ser enviado para o seu email a partir da nossa loja.

O nosso relojoeiro da Boutique dos Relógios Colombo mostra-se, também, totalmente disponível para esclarecer qualquer dúvida relacionada com os procedimentos técnicos inerentes às intervenções relacionadas com a sua peça.

Acreditando terem sido explicados todos os pontos ao longo desta exposição, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Atenciosamente,

18 de outubro 2022
Boa noite caríssimos.

Fico então a saber que antes de assinar o talão para poder receber o relógio, deveria retirar a força o relógio da vossa mão e levar um balde com agua para testar a estanquidade assim como um relojoeiro para verificar se tudo estava em condições! Faz todo o sentido.

Podiam sugerir uma avaliação independente, mas sugerem que reviste o vosso relojoeiro que como é pago por vocês certamente será isento.

O vosso nível de desresponsabilização é notável assim como toda prática surreal de "apoio ao cliente" / "customer care" são dignas de ficar pública e exposta nesta reclamação bem como nas dezenas de outras presentes online.

Tiago Lopes avaliou a marca
25 de outubro 2022

Tem um apoio ao cliente deplorável.