44.6
MUNDO READER, S.L

BQ - Assistência técnica não dá seguimento aos processos

David Corticeiro apresentou a reclamação
14 de janeiro 2020
Estou a "contactar" o Serviço de Assistência Técnica (SAT) da BQ desde meados de dezembro (2019) sem sucesso. O telemóvel em causa não carrega, pelo que estou, desde essa altura, sem smartphone.

Fiz vários pedidos de contacto através do formulário no site:
27 de dezembro era a primeira data disponível - ninguém ligou. Pedi novo contacto para 2 de janeiro, ninguém ligou. A 6 de janeiro pedi nova chamada para dia 7 e, finalmente, ligaram. Após a chamada, enviaram um e-mail a solicitar todos os dados necessários - ao qual respondi imediatamente - e, desde então, nunca mais deram seguimento ao processo.

Sou cliente BQ desde 2015, tendo, desde então, adquirido 8 smartphones da marca, recorrido várias vezes ao SAT sempre com a maior diligência e satisfação no serviço prestado, mas, neste momento, tenho 3 dispositivos a precisar de assistência e, o mais problemático - que está inoperacional porque ficou sem bateria e a mesma não carrega - não há meio de seguir para reparação. Começo a temer pelos outros 2 dispositivos... E pela resposta que darão ao seguro BQ Plus...

Vergonha!
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2020
BQ
21 de janeiro 2020
Bom Dia,

Na área de qualidade da BQ, informamos que estamos analisando seu caso, e oferecemos uma resposta o mais rápido possível através do e-mail de contato que você forneceu.

Agradecendo sua atenção,

Uma saudação
21 de janeiro 2020
Boa noite,

No seguimento (ou não) da exposição feita neste portal, obtive uma resposta/reação por parte da BQ...

Tendo já disponibilizado os dados em detalhe relativamente aos 3 dispositivos em causa, aguardarei pelo desenvolvimento do processo, recolha dos dispositivos, parecer técnico e reparação dos mesmos em conformidade. Prometo voltar a este portal regularmente para dar notícias aos atuais (e potenciais) clientes BQ sobre o este processo e, espero eu, obter a qualidade de atendimento/serviço a que a marca me habituou desde 2015 e que sempre me levou a recomendá-la a familiares e amigos.

Veremos...
24 de fevereiro 2020
Ponto de situação (passado outro mês):
Só nos dias 4 e 5 de fevereiro é que a BQ deu ordem de recolha de 2 dos 3 smartphones.
Só no dia 14 de fevereiro é que os smartphones foram recolhidos.

No dia 19 recebo dois e-mails da Assistência ao Cliente BQ:
Smartphone 1 (BQ Aquaris U2 32 + 3GB): orçamento de reparação no valor de 359,37 para um terminal que custou menos de 150, alegando avaria causada por corrosão/humidade ("prova" muito duvidosa em anexo), sendo que não houve qualquer "acidente" com líquidos;
Smartphone 2 (BQ Aquaris U2 32 + 3 GB): orçamento de reparação no valor de 263,78 (para um terminal exatamente igual ao de cima). Terminal este que se encontra segurado com BQ Plus!!!

O 3º terminal (BQ Aquaris X2 32 + 3GB) ainda não foi recolhido por opção minha, contudo, todos os sintomas que relatei foram imputados ao smartphone 2...

Desde dia 19 fui apenas informado que o smartphone 1 foi devolvido - já que recusei o orçamento enviado - e o mesmo ainda não chegou. Quanto ao smartphone 2 não tenho qualquer ponto de situação.

Enfim...

"orçamento de reparação no valor de 359,37 para um terminal que custou menos de 150, alegando avaria causada por corrosão/humidade ("prova" muito duvidosa em anexo), sendo que não houve qualquer "acidente" com líquidos;"

Não sei se hei de rir ou chorar. Bem vindo ao club, caro amigo. Comigo fizeram exatamente a mesma coisa. Já tentei contactar o gabinete do consumidor da UE mas disseram-me que nada podem fazer por isto estar abrangido pela lei espanhola. Parece que passados seis meses depois da compra, é o consumidor que tem que provar que o defeito é de fabrico.

Solução: espalhar a mensagem do péssimo serviço da BQ e não comprar eletrónica espanhola.

Sou mais um consumidor enganado pela BQ, pois a câmara do telemóvel deixou de funcionar 3 semanas depois de o ter comprado, e enviaram-me um orçamento de 173€ para um telemóvel que custou 100€, recusando-se a cumprir a garantia por um "contato com a água" que nunca ocorreu. Obviamente que nunca mais comprarei um BQ, e gostaria muito que estas histórias se espalhassem para que ninguém comprasse aparelhos desta marca.