44.6
MUNDO READER, S.L

BQ - Recusa de cumprimento da garantia

David Guerra apresentou a reclamação
11 de setembro 2019
Comprei o telemóvel na loja BQ, recebi-o no dia 9 de Julho, e 20 dias mais tarde a câmara deixou de funcionar. Posteriormente enviei-o para a BQ, e recebo agora um orçamento de 173.39€ para a reparação do mesmo. Pelo que me é dado entender, o cumprimento dos termos da garantia é recusado com base na alegação de que o telemóvel esteve em contacto com água. São enviadas umas fotos, umas do exterior que não sei o que é suposto mostrarem pois o telemóvel estava como novo quando o enviei, e umas fotos do interior que também não sei o que é suposto mostrarem. O que sei é que enquanto esteve na minha posse o dispositivo não sofreu a mínima queda ou toque, nem o mais pequeno risco sequer. Não teve igualmente qualquer contacto com água. A câmara simplesmente deixou de funcionar três semanas depois de o ter comprado. Por isso exijo que cumpram os termos da garantia e façam a reparação sem custos como é ditado pela mesma, pois as alegações que apresentam não têm fundamento. Uma marca não pode simplesmente recusar-se a cumprir uma garantia com base em alegações que não são mais do que isso. Nem sei como é que o contacto com água supostamente levaria apenas ao mau funcionamento da câmara, não afetando o resto do telemóvel, mas seja como for são apenas alegações que não podem provar pura e simplesmente porque o contacto com água nunca aconteceu no breve período em que tive o telemóvel na minha posse.
Data de ocorrência: 11 de setembro 2019
BQ
13 de setembro 2019
Bom Dia,

Na área de qualidade da BQ, informamos que estamos analisando seu caso, e oferecemos uma resposta o mais rápido possível através do e-mail de contato que você forneceu.

Agradecendo sua atenção,

Uma saudação.
13 de setembro 2019
Obrigado, penso que o aparelho já me está sendo enviado de volta sem reparação, e gostaria que me oferecessem uma solução pois alguma coisa está claramente errada na forma como os vossos diagnósticos determinam o uso que supostamente foi dado ao aparelho! Aceito que não seja vossa obrigação fazer reparações quando o mau funcionamento se deve a uma queda ou a uma imersão em água mas não foi este o caso!!
18 de setembro 2019
Tenho a acrescentar que se trata de um aparelho refurbished, e tendo em conta isso as alegações que o aparelho num certo ponto da sua vida teve contacto com água são bizarras. Se teve contacto com água foi antes de entrar na minha posse. Como é que me podem julgar pelo estado de um aparelho que está nas condições em que me foi enviado?? Não será até de esperar que um aparelho refurbished tenha tido contacto com água numa certa altura, e a isso se tenha devido a sua reparação e posterior venda?? Para a atuação da BQ neste caso só vejo duas explicações possíveis, ou incompetência ou desrespeito intencional dos direitos do consumidor.
4 de setembro 2020
Enviei novamente o aparelho para a BQ, com esperança que pudessem fazer uma melhor análise, mas não. E desta vez pediram-me ainda mais pela reparação, 264.59€, mais do dobro do que paguei pelo telemóvel. E como não aceitei, quiseram-me cobrar 14€ pela "avaliação", o que igualmente não aceitei, e como consequência nunca me devolveram o telemóvel, mesmo tendo-lhes feito uma transferência de 7.96€ para mo enviarem. Obviamente que me recuso a dar mais um cêntimo que seja a esta desprezível companhia.
11 de dezembro 2020
A reclamação continua sem resolução. Desde então enviei o telemóvel de novo à marca para verificação, mas infelizmente chegaram à mesma conclusão (errada), e não só não me reparam o telemóvel como exigem o pagamento de portes e outros custos, que me recuso a pagar, pelo que desde então o telemóvel está com a BQ.