44.6
MUNDO READER, S.L

BQ - Recusa de cumprimento de garantia

Rui Azevedo apresentou a reclamação
7 de setembro 2019
Já tentei durante vários dias entrar em contacto com o serviço técnico da BQ, mas o sistema de marcação de telefone não parece estar a funcionar, os encarregados do fórum parecem ignorar as minhas mensagens e o antigo email de apoio ao cliente parece estar desativado. Segue a mensagem que tentei comunicar no pedido de contacto.

Eu queixei-me de um problema que surgiu de uma atualização de software (para o Android 8.1) no meu Aquaris V, e a BQ vem-me com um orçamento para a substituição de ecrã, por algum motivo que eu não compreendo (o ecrã não estava avariado quando enviei o telemóvel, pelo menos, e o telemóvel está dentro da garantia). Gostaria que a BQ me explicasse a razão disto, e de que forma é que a substituição de ecrã iria resolver os problemas que tinha na utilização do telemóvel, e que tiveram inicio aquando de uma atualização de software (posso não perceber tudo de eletrónica, mas também não sou parvo). Se o motivo não for satisfatório, tendo em conta que já tenho este problema desde março (!!!), e já é a segunda vez que envio o dispositivo para a BQ, lamento não ter alternativa senão apresentar uma reclamação contra a BQ no Centro Europeu do Consumidor. Recordo ainda que de acordo com a lei em vigor o prazo para reposição de conformidade é de 30 dias, prazo esse que se aproxima rapidamente.

Fico a aguardar resposta.
Data de ocorrência: 7 de setembro 2019
BQ
Bom Dia,

Resposta anexada à reivindicação.

Com os melhores cumprimentos
Esta resposta tem um anexo privado
10 de setembro 2019
Não consigo ver o anexo incluído.
10 de setembro 2019
Parece ser um problema do site. Por favor enviem o anexo por email.
10 de setembro 2019
Já vi o anexo, que vou anexar publicamente agora. Eu nunca me queixei de pulsações fantasma do ecrã. O que eu me queixei foi das aplicações crasharem depois de um certo ponto e depois desse ponto o telemóvel ser incapaz de reproduzir vídeos, como indiquei no vídeo que submeti no pedido de assistência (https://www.youtube.com/watch?v=xMvh9hzzy-E&feature=youtu.be)! E repito: este problema surgiu imediatamente após o update para o Android 8.1. Das duas, uma: ou passam ao serviço técnico que o problema em questão é algo que eu não mencionei, ou estão mesmo a tentar ver se acabo por pagar. A BQ descarta falhas próprias quer na fabricara, quer no seu update de software que me causou o problema em questão, e ainda mais quer que eu pague para substituir um componente que quando enviei o telemóvel estava a funcionar na perfeição. Eu já fui extremamente paciente, e já que a BQ se recusa a cumprir os seus deveres legais e ainda quer que pague por cima disso, irei avançar para uma queixa junto do Centro Europeu do Consumidor. Algo é muito claro: os standards da BQ caíram tremendamente, e passaram de ser das melhores empresas no apoio ao cliente para passarem a ter a pior experiência de assistência pela qual já passei.
BQ
13 de setembro 2019
Bom Dia,

Na área de qualidade da BQ, informamos que estamos analisando seu caso, e oferecemos uma resposta o mais rápido possível através do e-mail de contato que você forneceu.

Agradecendo sua atenção,

Uma saudação.
9 de janeiro 2020
Faço notar aos restantes utilizadores que a BQ substituiu o ecrã a seu custo (a razão pela qual substituíram um ecrã que estava a funcionar perfeitamente continua a ultrapassar-me), e fizeram um trabalho tão mau que a primeira gota de água (literalmente) que caiu no ecrã infiltrou-se imediatamente no meio do mesmo, e agora o ecrã está permanentemente manchado. Nada fizeram para resolver os problemas que deram origem a esta reclamação. O plano neste momento parece-me ser engonhar até que as garantias acabem, e depois usar isso como desculpa, ou então culpar os clientes pelos dispositivos não funcionarem, como fizeram comigo e fazem rotineiramente com utilizadores no seu fórum de apoio.
Rui Azevedo avaliou a marca
15 de julho 2020

Não fizeram absolutamente nada para resolver o meu problema, para além de me tentarem cobrar mais de 170€ para substituir um componente do qual não tinha queixas. Má prestação de serviço e tentativa de burla. Evitem a BQ como a peste.