British Council Portugal

British Council Portugal - Reclamação

Maria Costa
Maria Costa apresentou a reclamação
9 de julho 2019

No dia 13 de Junho de 2019 fiz o Exame Proficiency da Cambridge (Reading and Use of English, Writing e Listening) pelo British Council, no Hotel Ipanema do Porto (Rua do Campo Alegre) às 9h00.

Acontece que no exame Listening, tendo ficado no lugar atrás de todo, tive uma dificuldade excessiva em conseguir perceber devidamente o áudio que provinha das colunas de som. Mesmo tendo pedido para aumentarem um pouco o som, tal não ajudou pois as colunas reverberavam em demasia, impossibilitando o total discernimento e compreensão das palavras que eram proferidas.

Devido a esta situação, o meu exame Listening foi seriamente comprometido devido à ineficiência da disposição das colunas de som.

Sendo a sala em que fiquei demasiado grande para ter apenas colunas na parte da frente, é incompreensível que não tenham colocado outras também na parte de trás para que houvesse, assim, vários pontos de som. Desta maneira, teria sido permitido compreender aquilo que se ouvia sem a necessidade de ter o volume de som demasiado alto.

Caso realmente reprove neste exame, deixo aqui registado que responsabilizo inteiramente o British Council pela falta de condições necessárias para a realização de um exame, que já em si é de extrema complexidade, e por não terem dado as mesmas oportunidades a todos os alunos que pagaram uma quantia avultada para a sua realização.

Para além disto, quando fiz uma reclamação por escrito para o British Council, este ignorou e desvalorizou o que eu disse, argumentando que eu deveria ter-me queixado no dia do exame.

Quero deixar bem claro que esta é uma atitude intolerável e desprezível visto que o supervisor nem só por uma vez disse que caso os estudantes tivessem alguma coisa a reclamar o deveriam fazer no final de cada exame, tornando esta atitude incongruente com a acusação que me fizeram. Quero também salientar que seja no dia do exame ou no dia a seguir ou num outro momento, eu estou no meu direito de fazer esta reclamação que acho necessária e justa.

A forma como o British Council procedeu comigo foi vergonhosa, negligente, injusta e sem profissionalismo nem sentido de responsabilidade algo que não deveria ser permitido a que acontecesse outra vez.

Data de ocorrência: 9 de julho 2019
Maria Costa
Maria Costa avaliou a marca
15 de dezembro 2022

Falta de profissionalismo, lealdade e ética para com os estudantes.

Boa noite, o British Council acabou por fazer algo para resolver a situação? Eu fiz o proficiency em Junho de 2020 e tive o mesmo problema, só que no meu caso nem as colunas da frente funcionaram, o som vinha apenas do computador e eu estava quase na última fila de uma sala gigante. Tenho estado a reclamar mas sem grande efeito até agora.