50.5

British Council Portugal - Recusa em gerar uma cópia dos resultados

Marina Venâncio
Marina Venâncio apresentou a reclamação
2 de setembro 2022
O IELTS UKVI é uma prova desenvolvida especificamente para imigração para o Reino Unido. Custa 250 euros e é um dos "secure English language tests" aceitos para vistos de emprego.

Recebi uma oferta de trabalho de uma organização inglesa e necessito aplicar para o visto com urgência. Unicamente por esse motivo, fiz o IELTS UKVI com o British Coucil Lisboa. Mal sabia eu que seria o inicio de um pesadelo que já dura duas semanas...

Os resultados da prova são disponibilizados online, mas aparentemente não tem validade nenhuma e não podem ser utilizados para imigração. Apenas o Test Report Form (TRF) tem validade. O TRF é um relatório impresso com os resultados e o UKVI number, normalmente enviado por correio. A British Council Lisboa, sem me consultar, enviou meu TRF para o meu endereço residencial no Quénia. O TRF encontra-se "em trânsito" há mais de quatro semanas e, ao que tudo indica, provavelmente foi extraviado (visto que nem chegou no Quénia ainda).

Tenho uma janela muito curta de um mês para RELOCAR e começar meu novo trabalho e necessito com urgência do TRF para aplicar para o visto. Tenho entrado em contato diariamente com o British Council Lisboa, o qual diz que não pode sob nenhuma circustância emitir uma segunda via do meu TRF - apesar de eu não ter recebido meus resultados. Eu inclusive me ofereci para pagar pela segunda via e até buscar ela pessoalmente

Destaca-se que, em outros países, o British Council dá por perdido um TRF que não chega em quatro semanas (e flexibiliza a emissão de uma segunda via). Igualmente, quando se trata de imigração, normalmente geram uma segunda via: https://support.cambridgeenglish.org/hc/en-gb/articles/202838356-Can-I-have-another-copy-of-my-IELTS-Test-Report-Form-TRF-

Acho muito difícil de conceber como uma prova desenhada especialmente para imigração está tornando o processo de conseguir uma cópia dos meus resultados e aplicar para o visto tão impossível. Espero que haja uma solução razoável para essa situação. Quando fui me informar sobre a situação, vi que muitos outros candidatos passam ou passaram pelo mesmo problema.
Data de ocorrência: 28 de julho 2022
6 de setembro 2022
Exma. Senhora Marina Venâncio,

Constatámos que expôs o seu descontentamento e consequente reclamação no Portal da Queixa, mas que entretanto alterou o estado da sua reclamação para Resolvida, tendo a situação sido regularizada diretamente com os Correios.

Apresentamos uma vez mais as nossas desculpas pela morosidade do processo em causa, reiterando, contudo, que nos cabe seguir e cumprir rigorosamente os regulamentos do teste IELTS UKVI, os quais não permitem a emissão de uma segunda via do Test Report Form (TRF), enquanto não for devidamente confirmado o extravio do TRF original.

Cabe-nos ainda referir que o Departamento de Exames do British Council não recebeu solicitação/ pedido de emissão de TRF adicional para efeitos de Visto.

Marina Venâncio
Marina Venâncio avaliou a marca
2 de setembro 2022

Acabei resolvendo a situação diretamente com os correios.