11.7

Budget - Pagamento de danos em veículo já danificado

Helder Santos
Helder Santos apresentou a reclamação
7 de dezembro 2016

Em 23.12.2016 pelas 09 horas da manhã procedi ao aluguer da viatura marca Peugeot 2018, com a matricula 88QZ19, á companhia de aluguer AVIS BUDGET FUNCHAL na MAdeira em Portugal.
Nessa manhã, aquando a entrega da viatura a representante da Budget apenas limitou-se a entregar-me a copia do contrato, contrato 281306174, na qual mencionava apenas um guarda lamas riscado e um dano na frente do veiculo. Eu mesmo procedi á volta á viatura, e descobri que no para choques traseiro havia um dano. Sem que fizesse alteraçao ao contrato, apenas se limitou a escrever á mão na folha do contrato o respetivo dano. Logo de seguida e sem qualquer explicação extra entregou-me a chave do veiculo. Em 30.11.2016, aquando as primeiras chuvas da manhã reparei que o veiculo estava com agua no seu interior. Achei estranho mas não via de onde o mesmo pudesse entrar.
Posteriormente, verifiquei que o veiculo sempre que travava fazia um barulho muito estranho vindo da frente direita do mesmo.

Nessa noite, aquando uma travagem no centro da cidade do funchal, quase tinha um acidente pois o mesmo não travava. Saí fora do veiculo e verifiquei que as pastilhas de travão se encontravam completamente gastas e os discos completamente marcados por estarema travar "ferro com ferro"
Por diversas vezes liguei para o numero de assistência da Budget, mas sem sucesso.

Hoje dia 03 de Dezembro, fim do contrato de aluguer, desloquei-me ao aeroporto do funchal para entregar a viatura. Num ápice a funcionária que recebeu a viatura descortinou uma amolgadela na viatura, feita no interior da porta (fotos em anexo).

Sem qualquer tipo de explicação, começou a preencher uma declaração amigável de acidente, imputando-me a responsabilidade pelo sucedido, alegando que á data da entrega da viatura a amolgadela não estaria, pois a mesma não teria sido registada pela pessoa que deu a volta ao carro. Desta feita, e tendo-me eu recusado a aceitar responsabilidade por algo que já estava pintado, e com tinta bem seca e rachada pelo sol (tal como se pode ver na foto) e com ferrugem, imprime um papel e apresenta-me uma conta de 569 euros para pagar. Quando me recuso a assinar, responde-me que isso não tem qualquer problema, pois têm os dados do meu cartão de credito e se limitariam a cobrar.

Solicitei a presença do responsável de delegação, que se apresentou por ser o Sr Alberto. Expus a situação, fomos ao carro, ele constatou que a a dita homolgadela já tinha sido pintada e que estaria com tinta seca e estalada. Apenas se limitou a dizer que no contrato esse dano nao estava registado. Disse-o vezes e vezes em conta. Somente quando pedi uma fatura do que me queriam cobrar, 569 euros, é que a postura mudou. Inicialmente respondeu-me que não emitiria nenhuma fatura, pois eu tinha uma franquia de 1275euros, mas após a minha insistencia, resolveu verificar o dano e em vez de 569 euros decidiu debitar 137 euros pelo dito arranjo.

Questionei-o pelo facto de a tinta não ser recente, de a mesma estar seca e estalada e já com alguns indícios de ferrugem (que atestam que não é um dano recente). Questionei-o pelo facto de a colega da budget nao ter dado a volta ao carro. Questionei-o acerca de um dos danos ter sido eu a reparar nele e a senhora da budget nem sequer ter alterado o contrato.

Questões ás quais se limitou a responder que a responsabilidade era minha e que é que devia ter reparado nele.

Possuo fotos do dano que envio em anexo. Não compreendo como para uma senhora da Budget o dano é avaliado em 569 euros e quando reclamo o dano já passa para 137 euros. Não há coerência. Cobram o que lhes apetecem e escondem-se atrás de um simples: "Se o senhor não viu quando lhe entregaram a viatura, é porque não estava lá"....
Sinto-me burlado, pois as condiçoes contratuais não me foram verbalmente explicadas, os procedimentos de visualização da viatura não foram executadas pela funcionária da budget que me entregou a viatura em 29/11/2016 e sobretudo porque o dano á data j´+a se encontrava na mesma, pois já estava pintado.

Assim sendo, solicito a vossa análise a esta reclamação. Não aceito pagar algo por algo que não tenho responsabilidade. Algo que já tinha sido previamente danificado. Prova disso é que o dano já tinha sido pintado. Aceitaria a responsabilidade como totalmente minha, se a hololgadela não tivesse sido pintada, pois não acredito que quem tentasse assaltar o carro, fosse pintar o dito dano.

Por outro lado, o facto de me entregarem uma viatura sem travões é de uma irresponsabilidade enorme, tendo colocado em risco a minha família.

Não aceito pagar qualquer valor, pelo dano que não causei e que não sou responsável e que me sejam devolvidos os 137,25€ que me foram cobrados pelo Sr. Alberto (responsável pela Budget)

Data de ocorrência: 7 de dezembro 2016

Este tipo de situações são sempre desagradáveis.. deveria de existir um centro de inspecção automovel para os rent -a -car ou uma entidade que regulasse este tipo de situações.