TVDE, Táxi e Veículos Ligeiros

Cabify - Cobrança indevida

Miguel Sá
Miguel Sá apresentou a reclamação
11 de janeiro 2018

No passado sábado 30/12, realizei com a minha namorada uma viagem de Cabify do Cais do Sodré até perto de casa.

Sempre fui um enorme defensor da Cabify, tendo já realizado centenas de viagens com a empresa e feito recomendações da mesma a dezenas de conhecidos.

Em todas as referidas viagens fui tratado sempre de forma exemplar por todos os motoristas.

Na última viagem realizada, o mesmo não aconteceu. Quando entrei na viatura, a mesma encontrava-se num estado degradante. Muitos papéis por todo o lado, bancos muito sujos, garrafas de água e coca-cola vazias e um cheiro bastante desagradável. Algo que, pensava eu, vai contra todos os parâmetros de qualidade a que a empresa sempre me habituou.

Questionei o motorista quando ao estado da viatura, ao que ele me sugere continuar o caminho a pé, enquanto abranda a velocidade pois estava já muito cansado de trabalhar. Estupefacto com o que estava a acontecer, desvalorizei pois queria apenas chegar a casa.

Com uma condução muito agressiva, a minha namorada entornou a água e o motorista (que parecia embriagado ou sob o efeito de alguma droga) mais uma vez foi extremamente desagradável ao chamá-la de miúda descuidada. De imediato ordenei que terminasse a viagem e nos deixasse sair. Assim o fez depois de muito refilar enquanto dizia que trabalhava muito e ganhava pouco, no entanto apenas encerrou a viagem na sua aplicação já perto do destino final.

Qual a minha surpresa, quando acordo no dia seguinte com uma factura de 88,97€, entretanto cobrada do meu cartão, sem eu saber porquê e sem sequer me terem dado a oportunidade de perceber. Ao analisar a factura, verifico que uma taxa de 85€ foi cobrada pelo facto de alguém ter vomitado na viatura e impossibilitado o motorista de realizar mais viagens.

Acredito que alguém tenha vomitado na viatura, no entanto não fui eu nem a minha namorada que o fizemos.

Já tentei explicar a situação à Cabify por diversas vezes, detalhei toda a viagem de várias maneiras, no entanto tudo o que obtive foram respostas abertas e que pouco esclarecimento me deram.

Tudo o que descrevi, e muito mais, já referi à Cabify que pouca importância me deu através do seu Centro de Apoio ao Cliente.

Data de ocorrência: 11 de janeiro 2018
Cabify
12 de janeiro 2018
Estimado Miguel,

Desde já agradecemos o seu feedback e lamentamos que a viagem realizada não tenha correspondido às suas expectativas.

Relativamente ao comportamento do motorista em questão, informamos que o mesmo já foi reportado ao departamento de Qualidade de Motoristas no sentido de tomarem as medidas necessárias para que situações similares não ocorram futuramente. O descrito por si não corresponde de todo com o serviço que pretendemos prestar aos nossos clientes, nem com o protocolo exigido aos motoristas que colaboram connosco.

No entanto, quando ao facto da ocorrência que levou à limpeza da viatura, foi-nos reportada pelo motorista com detalhe, juntamente com o que é solicitado nestes casos, fotos da viatura com a sujidade provocada (neste caso vómito), print da viagem para comprovar o passageiro e o comprovativo de limpeza. Comprovamos também, que depois da sua viagem o mesmo não efectuou qualquer outro serviço, visto o veículo ter ficado sem condições para tal.
Como indicado nos nossos termos e condições : "Serão ... cobradas pelo mesmo meio quaisquer outras taxas a que haja lugar por indicação do Prestador de Serviços, tais como as taxas devidas em caso de danos no interior do veículo que impossibilite a continuação da circulação do mesmo (Taxa de Limpeza - 60€, e Taxa de Não-Circulação - 25€ - pelo número de horas em que o veículo se encontre impedido de circular). https://cabify.com/portugal/terms

Temos também a indicação de que afirma ter um video em que comprova que o veículo já se encontrava sujo à sua entrada, caso pretenda poderá fornecer o mesmo para avaliarmos a questão de outra forma.

Qualquer questão adicional, disponha.