TVDE, Táxi e Veículos Ligeiros
1 Bolt 47.2
2 UBER 43.2
3 ANTRAL 36.7
CabifyN/A

Cabify - Cobraram-me duas viagens no meu cartão de crédito que nunca realizei

Fabiana Clemente apresentou a reclamação
23 de julho 2017

No dia 17 de Julho fiz reserva de uma viagem na Cabify para dia 18 de Julho. No dia seguinte cerca de 30 min antes da hora da reserva, o carro começa em movimento para a minha morada (o carro encontrava-se a apenas 4 minutos de distância) pelo que cancelei o mesmo.
Verifiquei no entanto, e apesar da viagem não ter sido realizada, e o carro não ter sequer passado em frente à porta,que me foi cobrada na mesma a viagem 4,75€.
No, dia seguinte,foram-me novamente cobrados 5€ pela Cabify, sem nenhuma viagem ter sido realizada nem nenhum pedido feito, já que à altura me encontrava no estrangeiro.

Data de ocorrência: 23 de julho 2017
Cabify
1 de agosto 2017
Estimada Fabiana,

Desde já agradecemos a confiança depositada na Cabify.

Relativamente ao exposto, informamos que quando realiza uma reserva a mesma é atribuída ao motorista 30 minutos antes da hora solicitada. Isto acontece para que o mesmo possa chegar ao local sem qualquer atraso. Neste caso especifico, o motorista encontrava-se perto do local de recolha e dirigia-se para o mesmo para aguardar aí até à hora marcada por si. Quando um motorista chega ao local antes da hora estipulada, poderá dar a indicação de chegada, sendo que o sistema apenas começará a cobrar tempo de espera após a hora da reserva, nunca antes.

Quando uma reserva é cancelada com menos de 1h de antecedência o valor mínimo (5€) é cobrado, sendo o que ocorreu neste caso. Ainda, relativamente ao valor indicado de 4,75€ recentemente a nossa plataforma sofreu uma actualização que permite ao sistema fazer uma cobrança virtual no método de pagamento disponibilizado a fim de confirmar se no mesmo existem fundos suficientes para que a viagem se realize sem percalços. Confirmando a não existência desses fundos o sistema cancela de forma automática a viagem em questão e tipifica-a como um cancelamento por parte do motorista. Esta medida tem como objectivo o controlo de possíveis viagens fraudulentas e a própria protecção do utilizador, ficando este assim alertado para o facto do método de pagamento a ser utilizado não se encontrar válido.

Neste caso em específico, foi verificada a existência de fundos, pelo que o valor em questão foi de imediato devolvido.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Atentamente
14 de abril 2019
O problema desta situação é que o motorista começou sim a contar o tempo da viagem, apesar da indicação da hora de inicio da viagem .
13 de junho 2019
Continuo a aguardar resolução por parte da Cabify.
Cabify
18 de julho 2019
Estimada Fabiana,

Obrigada pelo seu contacto.

Após rever o seu caso, lamentamos o ocorrido, como esta viagem ocorreu em 2017 já não é possível comprovar a situação que nos comenta.

Lamento não poder ajudar-lhe nesta ocasião.

Qualquer outra dúvida, por favor disponha.

Atentamente,