TVDE, Táxi e Veículos Ligeiros

Cabify - Esperei pelo condutor e paguei pela espera

Tiago Ferreira
Tiago Ferreira apresentou a reclamação
3 de abril 2018

No dia 28 de Março solicitei um Cabify para a Avenida das Nações Unidas, 15, deixando mensagem ao condutor que estaria na paragem de autocarro em frente à morada. Após 6 minutos de espera, em que o condutor veio de perto do local para onde me pretendia dirigir, eis que aparece como estando à minha espera. Passado um minuto, sem que eu visse o condutor, ligo-lhe a questionar onde está, pois não está nem na paragem, em à minha frente, como o serviço ao cliente indica.

Nisto, indica-me que está numa paragem de autocarro, que não corresponde nem ao número 15, nem à paragem em que me encontro. Indico onde estou e este diz para esperar que vai vir ao meu encontro. Após mais 5 minutos, eis que me liga a questionar onde estou, dizendo que se encontrava noutra paragem de autocarro. Confrotando o motorista com o facto de eu ter inserido a morada correcta, nº 15 e me encontrar na paragem de autocarro cujo caminho seria exactamente aquele para onde pretendia ir, pede-me desculpas e diz que vai dar a volta à rotunda para ir ao meu encontro. Nisto tudo, demorou 8 minutos a ir ao meu encontro, mais que o tempo que levei a ir a casa. Ou seja, o apoio ao cliente indica que se deve a um erro do GPS “Acontece que a situação se deve a um erro no GPS”, mas indica que o motorista deu como estando à minha espera no outro lado da rua, o que não corresponde à verdade.

Como poderão ver na imagem em anexo, em frente ao número 15 existe uma paragem (a amarelo). O motorista deu como estando à minha espera noutro local (a vermelho). No entanto, o apoio ao cliente ainda vai mais longe, indicando que o motorista deu indicação de ter chegado à morada e número correcto?! Em frente à porta número 15 não existe nenhuma paragem de autocarro!! Entendem ser correcto esperar 8 minutos para o “motorista dar a volta”, quando nem sequer 3 minutos demoraria.

Nem estava na morada correcta, nem no número correcto. Mas o apoio ao cliente, na sua arrogância, ainda indicam que as coordenadas do GPS não foram bem precisas “não foram bem precisas quando o Tiago definiu o seu ponto de recolha como tal quando o motorista se apercebeu que o Tiago estava do outro lado mesmo foi dar a volta na rua para ir ter ao seu encontro.”

Ou seja, eu insiro a morada correcta, indico até onde estou, o motorista para noutro local que não o indicado, demora 8 minutos a “dar a volta à rua”, que é o tempo de ir para casa e ainda se acham cheios de razão para me cobrar tempo de espera. Quem tem de cobrar tempo de espera seria eu, que para além dos 6 minutos da espera, ainda estive mais 8 minutos à espera. No google maps indica que o motorista demoraria 2 minutos a dar a volta, mas estive 8!

As respostas do apoio ao cliente são ignorantes, desconhecendo como funcionam as moradas em Portugal, pares de um lado e impares do outro, bem como arrogantes, dizendo que o motorista fez o correcto. Verifiquei aqui que várias pessoas reclamam do GPS, sendo que as respostas da cabify é que o sistema é perfeito. Não assumem os erros da plataforma. Não deixa de ser rídiculo que nem sequer tenham falado com o motorista, que me pediu desculpa pelo mal entendido em ir à morada que indiquei, dizendo também que como era de noite nem sequer conseguia ver os números nas portas. O motorista assume o erro, a cabify e o apoio ao cliente não.

É um bom esquema, o motorista dá como estando no local, o cliente não sabe dele e cobra-se o tempo de espera quando quem está à espera é o cliente. Já retirei os dados do meu cartão de crédito da conta e não irei utilizar mais este serviço até me devolverem o valor que cobraram como se o motorista estivesse à espera.

A plataforma é tão má, que se o motorista sabe que não está no local, ou não devia por como estando à espera do cliente ou deveria ter a opção de por pausa. Eu é que fico à espera do motorista, levo com pedidos de desculpas, mas eu é que pago. Surreal.

Deixo as imagens com o mapa, os prints da chamada realizada e da chamada que o motorista me fez, apesar de eu ter ligado para o número indicado no cabify e o motorista me ter ligado de outro.

Se eu quisesse ser enganado, andava de táxi.

Data de ocorrência: 3 de abril 2018
Cabify
4 de abril 2018
Estimado Tiago,

Desde já lamentamos a situação ocorrida.

Analisando a mesma, verificamos que de facto o Gps deu uma indicação do local de recolha que não correspondia ao inserido. Nesse sentido, claramente não teria de pagar qualquer tempo de espera que lhe foi imputado visto que o erro nunca surgiu da sua parte. Visto a primeira análise não ter sido efectuada correctamente, informamos que devolvemos a totalidade da viagem para o seu método de pagamento.

Uma vez mais lamentamos todo o transtorno causado.

Atentamente,
Tiago Ferreira
Tiago Ferreira avaliou a marca
27 de julho 2018

A reclamação foi bem resolvida, tendo-me sido devolvido o valor incorretamente facturado.