NOWO COMMUNICATIONS, S.A.

Cabovisão - Enganado e regras próprias à revelia da lei Portuguesa

Joao Pedro Santos Cabral
Joao Cabral apresentou a reclamação
13 de julho 2015

Sou cliente da Cabovisão desde 2004 e terminarei qualquer contrato com esta empresa no dia 24 de Julho de 2015.
Visto na minha morada passar agora a Vodafone Fibra, antes de celebrar com estes um contrato, liguei para a Cabovisão, para o nº 16805, para saber que propostas teriam caso eu quisesse continuar como cliente deles. Então um funcionário, que se identificou como se chamando Pedro, solicita-me que por questões de controlo de qualidade se poderia proceder à gravação da chamada. Autorizei. Depois de esperar alguns minutos fez-me a seguinte proposta: Pacote Fibra 100, com 100 MB de internet de download e 10 MB de upload, os canais de TV e o telefone fixo com chamadas ilimitadas para a rede fixa, os 1000 minutos para 50 destinos internacionais entre as 21:00 e as 9:00 e aos fins de semana o dia todo e 500 minutos para redes móveis por 29,99€ e 24 meses de fidelização. Expliquei que o Pacote Fibra 100 é o que tenho, muito embora de 100MB nunca aconteceu. Referiu-me que onde iria notar mais seria no upload. Eu disse que parecia bom. Ele disse que me enviaria dentro de 2 dias os papeis do contrato a confirmar esta proposta. Estive a meditar e um dia após, enviei um email para a Cabovisão a dizer que nada queria de alterações. Não estou fidelizado e por isso queria ficar assim e negociar com a Vodafone. Enviei depois o pedido de desativação, enviando a cópia do meu Cartão do Cidadão. Responderam-me que não conseguiam ver bem o documento. Enviei com resolução melhor e a cores. A resposta a mesma. Para meu espanto o meu vizinho diz que a ele já lhe haviam feito o mesmo por 5 (cinco vezes). Desloquei-me a uma loja da Cabovisão, a de Santa Maria da Feira e apresentei o meu Cartão de Cidadão e perguntei que faturas tinha em atraso. Resposta: nenhuma. Perguntei se o meu contrato tinha alguma fidelização. Resposta: nenhuma. Solicitei ao funcionário que tirasse uma cópia ao meu Cartão de Cidadão e que enviasse para a sede da empresa, explicando-lhe o porquê. Disse-me que infelizmente fazem isso sempre que os clientes querem rescindir e que depois "sobra" para eles na loja! Escrevi pelo meu punho uma carta mencionando que queria a rescisão do meu contrato e que para isso havia deixado nesta loja uma cópia do Cartão do Cidadão e solicitei que me carimbasse a carta em prova de que a ali entreguei. Educadamente acedeu. Então recebo dois dias depois uma carta, mencionado que lamentavam que tivesse tomado esta decisão e que os serviços seriam desligados no dia 24 de Julho. Para minha surpresa na carta menciona que terei de pagar 84€ por penalização de não cumprimento de periodo de 12 meses de fidelização. Fiquei estupefacto. Liguei para a mesma linha 16805 e disseram que iam analisar a situação. Hoje recebo uma chamada da Cabovisão dizendo que estiveram a ouvir a gravação e que eu aceitei um novo contrato e por isso agora teria de o cumprir. Mencionei que além de o não ter aceite tive o cuidado de escrever um email, confirmado por eles a boa receção, onde mencionei que não queria qualquer alteração. Além disso não percebo como na gravação, segundo eles, menciona uma fidelização de 24 meses e na carta referem uma fidelização de 12 meses. Não explicam! Além disso tentei arrazoar que mesmo que tivesse aceite alguma proposta tive o cuidado de em 2 dias solicitar que nada de alterações fossem feitas, ou seja, muito dentro dos 14 dias que a lei prevê. Resposta: a lei dos 14 dias a Cabovisão aplica quando entende!!! Pois parece que estamos na republica das bananas. Solicitei uma cópia da gravação. Resposta: não é assim que funciona, tenho de solicitar por escrito através dum formulário próprio que eles enviariam para a minha morada!!! Arrazoei que quando me pediram autorização para fazer a gravação, não solicitaram que assinasse nada ou preenchesse algo!!! Além disso, expliquei que mesmo a haver algum interesse na proposta que me fizeram por telefone, não explicaram todas as condições e não enviaram nada por escrito. Resposta: enviam quando acham que devem enviar. Onde pára a ANACOM nestes casos? Ademais, fui cliente desta empresa desde 2004, o serviço sempre foi muito deficiente, reclamei inúmeras vezes, o serviço falhava muito, reclamei inúmeras vezes, nunca fizeram qualquer desconto, a fatura essa nunca sofria interrupções, vinha sempre pelo valor total como se tivessem prestado o serviço sem falhas. Livrem-se de subscrever serviços com a Cabovisão, seja agora seja no futuro quando for parar às mãos de outra empresa como irá acontecer a breve tempo.

Data de ocorrência: 13 de julho 2015
Nowo
Sr. João Cabral,

Informamos que a situação exposta se encontra esclarecida, de acordo com o contacto telefónico efetuado a dia 14 de Julho.
Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Serviço de Apoio ao Cliente
Joao Pedro Santos Cabral
Joao Cabral avaliou a marca
16 de julho 2015

Não foi resolvida a questão. Eu terei de manter o serviço até dia 27 de Agosto por uma pseudo fidelização por 12 meses (primeiro eram 24, depois numa carta eram 12...) que não apresentam provas de como tenho essa fidelização. Eu para não me aborrecer mais aceitei cancelar os serviços apenas a 27 de Agosto pois assim pagarei 39,99 e não 84€... Porquê 84€ se só havia de pagar 39,99€?! Resposta da Cabovisão: nenhuma...

Não ficou resolvido...
Alegam que tinha uma fidelização de 12 meses (primeiro era de 24, depois passou a 12 como estava numa carta recebida).
Assim acedi para não mais me aborrecer nem querer nada com esta empresa, a cancelar os serviços apenas a 27 de Agosto e assim pagarei 39,99€ em vez dos 84€...
Com que base legal queriam que pagasse 84€ quando podia mesmo que existisse uma fidelização (que não existe) 39,99€???
Não são transparentes e jogam muito com as gravações, mas só com as que lhes interessa. Depois quando solicitamos as cópias das gravações temos de pedir por um formulário próprio deles...
Comigo e com os meus (vizinhos, parentes, clientes e outros parceiros de negócios) esta empresa não fará mais nada.

Meu caro João Pedro, não estas sozinho vasta ouvir o vizinho, amigo familiar, na minha cidade as reclamações pioram quando a ( nós e a vodafone ) começaram a colocar fibra, ora o ovo de ouro vai acabar.