NOWO COMMUNICATIONS, S.A.
  • 16 800
  • Alameda dos Oceanos Lt 2.11.01 E,
    Edifício Lisboa – Parque das Nações
    1990-221 Lisboa

Cabovisão - Limitabilidade dos serviços llimitados.

BRUNO ESCALDA apresentou a reclamação
6 de novembro 2014

Exmos. Senhores,
Venho por este meio mostrar o meu desagrado e descontentamento pelo que sucedeu no dia 31/10, onde vi a minha velocidade de download reduzida a 10MB de download e 0.5MB de upload, em vez das 100MB de download com 3MB de upload contratadosl
Assim que notei que a minha velocidade de download estava diminuída, contactei o Apoio Técnico que prontamente restabeleceu a mesma aos valores normais. No dia seguinte, dia 01/11, o problema retornou o que me deixou desconfiado, pois já se falava que a Cabovisão andaria a aplicar medidas restritivas e indiscriminadas a todos os utilizadores que atingissem um certo valor de downloads. Liguei novamente ao Apoio Técnico e fui informado de que existiria uma anomalia técnica cuja resolução estaria para breve.
Ora, verificando o log do meu router pude confirmar que um novo file de configuração teria sido libertado, assim como hoje pela 3h da manhã um novo file de configuração levantou a restrição que me aplicaram ao atingir os 300Gb de download. Devo dizer que foi a 1ª vez e que por norma não atinjo este tráfego.
Mas o que me deixou mais chocado, foi o modo como os assistentes enganam um cliente, não dizendo a verdade, preferindo ludibriar o mesmo com um problema técnico, quando na verdade não o é, mesmo quando confrontei o assistente sobre uma hipotética restrição, continuaram a assumir que seria um problema técnico. Na verdade, sendo uma anomalia, a mesma deveria constar no site na secção onde colocam estas informações, por imposição de outra deliberação da ANACOM.
De acordo com uma outra deliberação de 19/06 da ANACOM sobre a designação de ilimitado, vejo aqui um incumprimento da parte da Cabovisão. Eu desconheço a existência de um limite sobre o qual me vejo limitado e impedido de usufruir da largura de banda contratada.
Esta subjectividade existente faz-me pensar que a Cabovisão utiliza-a de forma a penalizar os clientes, deixando-os na incerteza de como operam sem oportunidade de mudarem o seu comportamento on-line. Eu fui apanhado de surpresa, e fiquei furioso com a falta de transparência. Escusado será dizer o que se segue a seguir…
Não tenho nenhum comportamento suspeito de cibercrime, nem a minha utilização do serviço tem esse fim. Sendo que devo ser o único no prédio e nas redondezas que ainda tem Cabovisão, não me parece que afecte outros utilizadores, por em uma hora de um dia X, ter efectuado 20 GB de download, por exemplo. Não tenho um comportamento abusivo diariamente, alias passo dias com pouco tráfego, ocasionalmente em um dia ou outro posso fazer mais downloads ou estar on-line no meu media center e ver vídeos a 1080P ou mesmo 720P.
Acredito que tenha que haver um certo controlo de forma a garantir qualidade da prestação dos serviços, mas nunca na subjectividade, nem na obscuridade de informações. Como cliente, têm a obrigação de me revelar as condições inerentes ao pacote de serviços que contratei e todas as alterações efectuadas ao mesmo e o modo como aplicam certas restrições, se é que são líticas por lei. Pelo que sei tenho um pacote ilimitado e adopto uma politica de utilização responsável, e nunca poderei ser indiciado como praticante de cibercrimes nem nada relacionado. Pois se faço um download de algum vídeo com direito de autor é para visualização própria, mas até isto já esta regulamentado…
Vou permanecer sem saber o porquê de me terem aplicado esta restrição ao atingir 301GB de download. Acredito piamente que a mesma restrição é aplicada de forma geral a todos que passem certos patamares por vocês estabelecido, tenho conhecimento de centenas de pessoas nesta situação, inclusive de quem ficou sem o serviço.
Não vai esta atitude contra todas as recentes deliberações do regulador?
Tenho a meu ver que a transparência é a maior arma de uma empresa, e nisto a Cabovisão sempre falhou e vai continuar a perder clientes, e eu serei um deles, disto podem ter a certeza.
A nossa história conjunta tem sido complicada e injusta. Por tantas vezes disse que deixaria de ser cliente, mas desta é de vez… Não posso ficar na subjectividade nem na incerteza de quando me irão restringir o acesso ou mesmo cortar, se claramente esta situação é aplicada indisciminatóriamente, sem ser assumida e sem revelar o modo como aplicam as restrições.
Creio mesmo que o facto de não assumirem esta situação é porque a mesma é ilícita.
É mesmo com muita pena, e com a sensação de que realmente ando aqui a ser enganado e ludibriado, mas é certo que tenho cumprido com as minhas obrigações ao longo destes tantos e tantos anos, pagando sempre as minhas facturas, mesmo quando dizem que tenho um pacote de 100MB e na verdade por anos nem metade tive…

Data de ocorrência: 6 de novembro 2014
11 de novembro 2014
Mais informo que já reclamei via e-mail e fax e até à data não me foi esclarecido nada.
28 de novembro 2014
Continuo sem resposta! Quando contactados também não têm resposta para dar. Existe aqui um à vontade "à vontadinha" da Cabovisão face a clientes que residem em áreas onde não há muita alternativa. Há mau trato ao cliente, prepotência e uma falsa condescendência. Po rum lado não assumem alterações contratuais a nivel dos pacotes já subscritos, mas também não explicam o porquê dos cortes de serviço que surgem. Também não permitem a desvinculação alegando quebra de contrato e penalizações... Mas afinal quem está aqui a quebrar contrato e muito pior que isso a quebra e abuso da confiança depositada pelo cliente. Em suma, parece-me que vou ter que continuar nesta situação até terminar a fidelização. O certo é que há claramente um falta de transparência no modo como esta Cabovisão actual lida com os clientes, e isso a meu ver é o suficiente para terminar um contrato. Da minha parte, está decidio, não pago mais nenhuma fatura, vou pedir o cancelamento e metam-me em tribunal se quiserem. Entretanto a queixa foi aceita pela ANACOM e pela Provedoria da Justiça, nesta última, no âmbito de falta de fiscalização do regulador. Aguardarei.
28 de janeiro 2015
Sr. Bruno Escalda,

Verificamos que a situação que reportou já se encontra sanada.
Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

28 de janeiro 2015
Na verdade, não sei. Não me foi dada resposta às questões que coloquei. Foi-me enviado uma carta tipo que em nada esclarece. A meu ver não está sanada a reclamação, pelo que transmiti a minha indignação pelo teor generalista da vossa resposta e ainda aguardo resposta.
29 de janeiro 2015
Sr. Bruno Escalda,

A contratação do serviço de Internet sem limites de tráfego associados, pressupõe um nível de utilização razoável para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do serviço à generalidade dos Clientes Cabovisão. Como sabe, as velocidades poderão variar em função do tipo de ligação utilizada, configurações, aplicações, congestionamento de tráfego na rede, bem como do desempenho e da velocidade dos servidores onde estão alojados os sítios e conteúdos a que o Cliente pretenda aceder.

Para garantir uma elevada qualidade do serviço a todos os Clientes, sempre que a Cabovisão verifique ocorrência de situações suscetíveis de ter impacto negativo ao nível da qualidade dos serviços prestados sobre a rede, poderá e deverá atuar de imediato, de forma a salvaguardar os interesses dos seus Clientes.

Toda a informação pretendida encontra-se disponível para consulta no site www.cabovisao.pt

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional,

Cumprimentos
25 de outubro 2015
Esta reclamação não foi resolvida.
Estimado cliente,

No seguimento do contacto efetuado no dia de hoje, damos a situação por tratada.
Lamentamos qualquer constrangimento.

12 de novembro 2015
Nota - Eis a solução para resolver os problemas. Fui contactado pela Cabovisão, que assume denúncia de contrato por justa causa. O engraçado é que só pedi a remoção da fidelização, não pedi rescisão contratual. Sendo que fui convidado a sair, já com data de desactivação marcada, tudo por iniciativa da Cabovisão. Questionei a Assistente que entrou em contacto comigo se teria algum extra a pagar, e fui informado que somente a mensalidade em causa. Pronto, aceitei a decisão e fiquei com a impressão que preferem "correr" com o cliente do que solucionar a situação. Óptimo. Vou já fazer a adesão a outro operador. Dou a reclamação como encerrada.
BRUNO ESCALDA avaliou a marca