NOWO COMMUNICATIONS, S.A.
    1990-221 Lisboa

Nowo - Incumprimento contratual reiterado e desprezo pelo cliente

António Bastos apresentou a reclamação
25 de fevereiro 2019
Tendo um contrato de internet com 100 Mbps de download e 10 Mbps de upload, há vários meses que, durante o período entre as 19.30h e as 23h (grosso modo), bem como durante o fim de semana, a velocidade de download varia entre 1 Mbps e 15 Mbps, sendo que frequentemente a referida velocidade ronda os 10 Mbps. Do exposto resulta que nos períodos indicados a empresa fornece 10% da velocidade contratada, o que resulta em quebras frequentes de serviço, nomeadamente no que toca a visualização de streaming e jogos online, uma vez que a largura de banda fornecida é insuficiente para aceder aos serviços mencionados, os quais são cada vez mais exigentes.

Após inúmeras queixas apresentadas ao serviço de apoio ao cliente recebi, por várias vezes, visitas de técnicos, os quais declararam unanimemente que o problema se devia a deficiências no exterior, tendo o serviço de apoio ao cliente confirmado o mesmo diagnóstico, afirmando tratar-se de um problema estrutural na minha área de residência e que afeta outros clientes.

No seguimento dessas visitas a Nowo contactou-me mais de uma vez para me comunicar que o problema estava resolvido. Todavia tal nunca foi verdade, uma vez que as deficiências referidas se mantiveram inalteradas até hoje. No último contacto com a empresa, há cerca de um mês atrás, o serviço de apoio ao cliente garantiu-me que o problema estava a ser resolvido pela Nowo. No entanto, passado todo este tempo, nada mudou, rigorosamente. Entretanto, eu continuo a pagar religiosamente as faturas apresentadas, pagando o preço de um serviço que não corresponde ao contratado com a empresa.
Data de ocorrência: 25 de fevereiro 2019
27 de fevereiro 2019
Estimado (a) Cliente,
Após efetuada tentativa de contacto sem sucesso, informamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o e-mail remetido em 27 de Fevereiro de 2019.
27 de fevereiro 2019
Caros senhores. A vossa resposta não colhe.

Quanto ao email referido tudo o que aí se encontra mencionado é o reiterar da existência de um problema de rede e a pretensa garantia de que o mesmo se encontra ser reparado.

Todavia, essa mesma resposta foi-me comunicada, em contacto telefónico, há mais de um mês! O que significa, na prática, que a Nowo afirma, implicitamente, ter estado todo este tempo a resolver o problema. Ora, ou é este um verdadeiro imbróglio de grande envergadura técnica, que leva meses a solucionar, ou o "constrangimento de rede" não está simplesmente a ser intervencionado. E tendo em conta que as minhas queixas quanto a esta matéria se arrastam há vários meses, resulta claro que a empresa não se preocupa com as suas responsabilidades contratuais.

No momento em que escrevo tenho uma velocidade de acesso, em download, de 7,9 Mbps, numa velocidade contratada de 100 Mbps (Teste medido no site da empresa , de acordo com as regras e recomendações preconizadas).
28 de fevereiro 2019
Estimado (a) Cliente,
Informamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o e-mail remetido em 28 de Fevereiro de 2019.

Equipa de Satisfação de Cliente
18 de abril 2019
Meses passados sobre a minha reclamação, a situação mantem-se inalterada. Acabei de realizar um speed test no site da Nowo, registando uma velocidade de download de 12,4 Mbps, num contrato de 100 Mbps. Ou seja, nada mudou e a empresa nada fez para reverter este quadro e cumprir o serviço que contratei e que pago mensalmente. A única ação tomada pela empresa foi aplicar um desconto sobre a fatura do mês passado (que não se repetiu este mês), como forma de compensação, mantendo a deficitária condição do serviço prestado. O que pretendo não são descontos na fatura, mas sim o cumprimento integral dos termos do serviço que deve ser efetivamente prestado, relembrando que este quadro se arrasta há vários meses.
22 de abril 2019
Estimado (a) Cliente,

Informamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o e-mail remetido em 22 de Abril de 2019.

Agradecemos a sua compreensão e esperamos que a NOWO possa continuar a contar com a sua preferência.

Equipa de Satisfação de Cliente.
25 de janeiro 2020
Depois de um período de clara melhoria no serviço, que aplaudo e agradeço, volto a experimentar problemas, em duas vertentes:
1- A velocidade de internet voltou a ter quebras acentuados no período noturno.

2- No período noturno, mesmo em dias com velocidade suficiente, é por vezes, quase impossível ver streaming, anomalia à qual não será alheio o alto valor de ping registado.
27 de janeiro 2020
Estimado (a) Cliente,

Vimos por este meio pedir as nossas sinceras desculpas pelos incómodos causados, contudo, informamos que as falhas nos serviços as quais reporta, está relacionada com uma anomalia de zona que afectou vários clientes na sua área de residência, que motivou a que em alguns momentos, não conseguisse atingir a totalidade da largura de banda contratada, principalmente no período nocturno, no entanto a situação já se encontra ultrapassada.

Equipa de Satisfação de Cliente.
29 de agosto 2020
Passaram meses e nada mudou. A solução revelou-se óbvia, deixei de ser cliente da Nowo. E agora, com outra empresa tenho finalmente o serviço pelo qual