NOWO COMMUNICATIONS, S.A.
    1990-221 Lisboa

Nowo - Incumprimento na prestação de serviço

Estrela Sousa apresentou a reclamação
10 de maio 2021
Saliento o pedido de cancelamento do meu contrato com período de fidelização sem penalizações, devido ao incumprimento do contrato prestado pelo operador NOWO – Communications, S.A, já que este, não assegura a totalidade ou parte do serviço que lhe foi contratado.
Tais como a garantia dada pelo comercial, na assinatura do contrato, de que teria sinal em todas as divisões da casa. Sem mencionar que iria estar em causa o sinal analógico ou digital.
Já que se, no início do meu contrato me informassem que não me garantiam a prestação do(s) serviço(s) em causa NET250 TV90, não teria contratado este pacote, nem feito contrato com a vossa empresa, visto que nao me garantiam sinal em todas as divisões.
Data de ocorrência: 10 de maio 2021
13 de maio 2021
Boa tarde Sra. Estrela Sousa,

Entrámos em contacto mediante agendamento de contacto, no entanto não tivemos sucesso.
Caso necessite de alguma informação adicional estamos sempre ao seu dispor.

13 de maio 2021
Boa tarde Sra. Estrela Lima ,

Tentámos entrar em contacto sem sucesso, para a ajudar com a situação exposta.
Caso necessite de alguma informação adicional estamos sempre ao seu dispor.

18 de maio 2021
Boa tarde, senhores provedores
informo que a situação nao esta resolvida e ate ao momento nao obtive resposta.
Informo também que estou sem sinal, nas minhas outras divisões de casa, serviço que o comercial me garantiu e foi este o ponto crucial que fez com que fosse para cliente NOWO, este caso já se esta arrastar em demasia e a deixar me mais desapontada com este facto.
Eu no contrato que fiz com a NOWO, foi me garantido que teria sempre sinal em todas as televisões sem qualquer problema, nao é o caso, pois só tenho num único ponto, que é onde esta a box, ninguém no inicio do contrato me informou sobre ficar sem sinal nas restantes repartições sinto me lesada e penalizada pela marca NOWO, e espero que arranjem um entendimento e uma boa solução para ambas as partes, eu nao pretendo pagar mais valor nenhum a mais e se nao tiver sinal garantido como me garantiram, pretendo que a NOWO prescinda do contrato que fez comigo sem qualquer penalização.
Repito, sinto me lesada e prejudicada com esta situação do qual tem privado momentos vividos com a minha família com que faz todos os dias que tive sem sinal ter de deslocar-me sempre para a sala quer no almoço, quer no jantar, quer no pequeno almoço ou outra ocasião deslocar me para a sala, acho este ponto muito ruim, e nao foi para isto que eu contratei a NOWO, nao foi nestas condições, acho justo e relevante um ponto final nesta situação indelicada, quem esta a ser mais lesada sou eu, e nao a NOWO.
SENHORES PROVEDORES AVALIEM ESTA SITUAÇÃO E PEÇO QUE ME AJUDEM.
18 de maio 2021
Senhores provedores julgo que ninguém gostaria de ficar com um serviço desta maneira, pois quando se contrata um serviço é para ser realizado e permanecido com as condições ideais, nao se vai comprar um carro onde ele passado 3 meses já nao funciona sem o motor, nao se vai comprar uma televisão e passado uns 3 meses ficar sem imagem, nao se vai comprar uma dúzia de ovos e trazer 2 partidos, acho que os vendedores dos produtos nao iriam dizer todos passado os 3 meses: olhe voce comprou o carro mas agora vai ter de comprar mais um motor para andar, quem vender a televisão nao vai dizer olhe vai ter de comprar mais uma board para alimentar a televisão, ao comprar os ovos nao irão dizer para comprar mais umas caixas de cartão para suportar o choque de partir os ovos.
Acho que a NOWO esta a agir e a tentar resolver a situação só para o lado da NOWO e nao esta olhar para o lado do consumidor, pois se o consumidor nao pode usufruir de mais fundos nao vai tirar da alimentação da família para pagar mais boxes para cada televisão.
Senhores provedores, sinto me lesada e nao tenho condições para o que a NOWO quer e está a instruir. Nesta situação de vida actual e com esta pandemia do COVID nem toda a gente tem as condições para segurar o trabalho nem condições mínimas para puder viver, e a NOWO em vez de olhar para o consumidor nao olha, pois só apenas resolve na colocação de mais boxes para cada televisão e o dinheiro? de onde vem? quem ira pagar?
Peço que me ajudem de uma vez por todas a prescindir dos serviços da NOWO sem qualquer penalização.
Por favor, me ajudem
20 de maio 2021
Boa noite senhores provedores do portal da queixa,
gostaria de salientar que ate ao dia de hoje nao me foi respondido mais nenhuma vez sobre o assunto inicial do meu pedido, esta-se arrastar e eu continuo lesada, de referir que enviei carta registada para a morada da NOWO e ate um email para a NOWO e nada de respostas, estão apenas a olhar para a empresa e nao para o cliente, gostaria de frisar esta seguinte lei:

do artigo 48º, nº 16 da Lei nº 15/2016, de 17 de Junho (que veio reforçar a protecção dos consumidores nos contratos de prestação de serviços de comunicações electrónicas com período de fidelização): Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objectivamente em benefício dos assinantes.

Neste caso específico, houve incumprimento da NOWO porque, tal como estabelecido legalmente, eu consumidora não fui informada deste corte de sinal nas outras divisões de casa nem da possibilidade de rescindir o meu contrato sem custos.

Saliento tambem um dado reportado pela Anacom que é o seguinte:
Segundo a ANACOM, durante o primeiro semestre de 2021 não é permitido às operadoras suspender contratos de telecomunicações por falta de pagamentos se esta for motivada por situações de desemprego ou de quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20% devido às consequências do combate à pandemia COVID-19. (facto que a NOWO esta me a pedir/exigir a colocação de mais boxs nas outras divisões de casa)
Durante este período, os consumidores que registem essas condições relativamente ao seu rendimento podem pedir a suspensão dos serviços de telecomunicação sem penalizações ou cláusulas adicionais. A suspensão pode ser levantada a 1 de Janeiro de 2022 ou noutra data acordada com a operadora. (nao foi sugerido nada destas situações, apenas frisaram sempre o aumento de boxs para ficar como cliente, e nem baixavam preços)
Estas medidas encontram-se em vigor desde 1 de Janeiro de 2021 e permitem-lhe ter uma maior flexibilidade a gerir os custos com telecomunicações e, se optar por esta solução, suspender o seu contrato e retomá-lo quando se encontrar numa situação mais estável financeiramente. (mais uma vez nem este ponto ficaram a ter em conta com a situação exposta via telefonicamente ou via por carta e email)

Em conclusão…

São essencialmente estas situações em que é possível rescindir o contrato com a operadora sem penalização, ou seja, sem quaisquer custos para o cliente e ainda dentro do período de fidelização.

Ate ao dia de hoje informei devidamente a operadora, sempre por escrito, e por aqui, porem nao recebi mais nenhuma resposta referente ao meu pedido.
8 de junho 2021
Bom dia Sra. Estrela,

Confirmamos terem sido prestados todos os esclarecimentos no âmbito da questão que nos colocou, de acordo com o contacto efetuado no dia 08 de Junho de 2021.

Estamos totalmente ao seu dispor, caso necessite de alguma informação ou ajuda com outra questão.

8 de junho 2021
Bom dia senhores provedores,
venho pedir mais uma vez para ser solucionada a minha situação da rescisão do meu contrato com a Nowo sem penalizações, quem esta a descumprir com o contrato nao é o cliente mas sim a operadora Nowo, pois esta deixou de dar o sinal nas restantes televisões de casa, só da sinal unicamente onde esta a box.
Na negociação do contrato foi sempre este factor que eu salientei de ter sinal em todas as televisões, e nao de a solução ser a colocação de mais boxes para eu ter um custo adicional, se eu pretendia este pacote nao iria desfazer dele, mas nao sou eu que estou a desfazer nem a descumprir, é sim a Nowo, a Nowo nao me garante sinal nas minhas restantes televisões e agora impõe boxes para as restantes com custos adicionais, eu também nao tenho dinheiro para pagar estes custos adicionais, e já estão a modificar o contrato inicial que me fizeram.
Saliento que A NOWO ENVIOU UMA FACTURA PARA PAGAR COM UM VALOR SUPERIOR A 500 EUROS, COM AS CUSTAS DE PENALIZAÇÃO DO CONTRATO, EU ESTOU DECEPCIONADA COM ESTA SITUAÇÃO E SE TIVER DE IR PARA OS LOCAIS COMPETENTES IREI, SE NÃO AGIREM DE BOA FÉ EU IREI ATE AS INSTITUIÇÕES COMPETENTES POIS EU É QUE ESTOU A SER A LESADA.
AGRADEÇO QUE MUDEM ESTA RESOLUÇÃO, POIS O SINAL JÁ FOI AGENDADO PARA CORTE PARA O DIA 13 DE JUNHO POREM AS PENALIZAÇÕES MANTÉM-SE E EU NÃO IREI PAGAR ESTE MONTANTE, EM ANEXO ESTA A FACTURA QUE A NOWO ENVIOU.
14 de junho 2021
Cara Sra. Estrela,

Confirmamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o email remetido dia 14 de Junho de 2021.

26 de julho 2021
A questão colocada em causa nao esta resolvida ate ao dia de hoje, pelo contrario a Marca NOWO nao quis sequer resolver a questão e aceitar que eles ficaram sem razão e colocaram o processo para a INTRUM, devo salientar que esta ação julgava que nao iria chegar a este ponto, mas já se percebeu que a NOWO nao é uma marca de confiança e justa.
Quem nao garantiu as condições do contrato foi a marca NOWO e nao eu como cliente, pois o contrato que eu fiz a marca NOWO garantia me sinal em todas as divisões da casa e nao só o sinal na box, esta situação ficou sem eu ter televisão nas minhas outras divisões da casa abdicando de ter a privacidade em cada divisão, saliento mais uma vez que a marca no meu inicio de contrato garantiu me sinal em todas as divisões, foi por esta razão que eu assinei contrato com a marca NOWO.
Por esta razão pedi a rescisão do meu contrato com a marca NOWO, pois eu sinto me lesada com o facto de nao cumprir com as normas da ANACOM.
Aguardo um feed back que nao seja para pagar o valor avultado de 500 euros que a INTRUM esta a exigir, num espaço de um mês.
28 de julho 2021
Cara Sra. Estrela,

Confirmamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o email remetido dia 28 de Julho de 2021.

Equipa de Satisfação de Cliente

Provedores esses são assalariados da NOWO faça queixa á ANACOM para rescindir contrato por incuprimento da NOWO que remédio tem senão pagar a boxes ou fica sem TV como o resto dos clientes

Um nojo de operadora