NOWO COMMUNICATIONS, S.A.
    1990-221 Lisboa

Nowo - Internet lenta das 20h as 0h

Marco Gonçalves apresentou a reclamação
3 de março 2017

O serviço de internet prestado não corresponde à velocidade contratada (100Mbps/down, 10Mbps/up) no período das 20h às 0h todos os dias.

Esta situação já se vem a verificar desde o início do ano de 2017, sendo que já contactei a vossa empresa várias vezes sem solução.
Os speedtests foram efetuados na vossa área de cliente e os valores obtidos estão no vosso registo. Além disso tomei a iniciativa de guardar uma amostra num ficheiro excel que segue em anexo a esta reclamação.

Para que conste nesta reclamação refiro-me a valores de velocidade abaixo de 5Mbps/down, sendo que estranhamente o upload não sofre quebras significativas na maior parte das vezes.

Por este motivo, pergunto à operadora se numa tentativa fútil de controlar o tráfego dos clientes baixa as velocidades neste horário (traffic shaping), deixando muitas vezes a internet inoperacional e insuficiente para o uso comum.

Já contactei a Nowo várias vezes e a resposta é que "a zona de residência está saturada" e que "vão proceder a regularização do serviço". Ora, esta "regularização" nunca aconteceu até hoje, e creio que o vosso pessoal é obrigado a dar estas informações ao cliente, numa tentativa frustrada de acalmar os ânimos.

Aguardo contacto.
Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 3 de março 2017
6 de março 2017
Update: Fui contactado hoje por um técnico bastante simpático e estivemos várias horas ao telefone.
Durante este período, fez uma atualização remota ao firmware do equipamento (MTA/Modem) da Nowo.

Depois, passados alguns minutos, voltou a contactar-me e após o 2º speedtest na área de cliente da Nowo a velocidade atingiu aproximadamente os seguintes valores: 97Mbps/down, 8Mbps/up. Sendo que precisamente uns minutos antes da intervenção, a mesma rondava os: 10Mbps/down, 7Mbps/up.

Ora, o próprio técnico não soube justificar esta enorma variação, mas sabe-se que o firmware instalado anteriormente no Modem era de 2014.

Em suma, por agora o problema ficou resolvido, mas vou continuar a realizar testes regularmente para verificar se não voltamos à estaca zero.

Aproveito para deixar uma nota bastante positiva ao técnico da Nowo que me contactou pela sua simpatia e profissionalismo e ao Portal da Queixa por providenciar a resolução do meu problema e de tantos outros clientes.

Obrigado,
Marco Gonçalves avaliou a marca
6 de março 2017

Agradeço profundamente ao Portal da Queixa por ajudar a dar voz ao meu problema. Obrigado Marco Gonçalves