NOWO COMMUNICATIONS, S.A.
  • 16 800
  • Alameda dos Oceanos Lt 2.11.01 E,
    Edifício Lisboa – Parque das Nações
    1990-221 Lisboa

Nowo - Planfond retirado sem aviso!

Pedro Saraiva apresentou a reclamação
7 de março 2021
Todos os meses, recebo sempre uma SMS a avisar que tenho dois dias para carregar o telemóvel e garantir que os minutos que tenho e dados móveis que não usei estejam disponíveis para o mês seguinte. Durante o dia, apercebi-me que já não conseguia fazer chamadas nem enviar SMS e nem sequer conseguia consultar o meu saldo. Experimentei o cartão SIM em diferentes telemóveis e o problema persistia. Contactei a linha de apoio da NOWO ao qual me dizem que estava sem saldo, o que não é verdade, pois dias antes, consultei o saldo e tinha quase 5 mil minutos e quase 6 gb de dados móveis para poder usar. Questionei como era possível terem me tirado todo o meu planfond, ao que me responderam que eu é que tinha gasto e que não tinha saldo. Questionei então porque é que nem sequer conseguia consultar o saldo, ao que me responderam, que não sabiam a razão e que era estranho. Estranho também é não ter recebido qualquer SMS a dizer que estavam a esgotar o plafond, algo que também não sabiam explicar. Fiz o carregamento normal e a grande conclusão: tiraram todo o planfond que tinha sem qualquer explicação antes do carregamento e agora estou apenas com o planfond que me dão todos os meses, ou seja, 500 minutos e 500 mb de dados móveis
Data de ocorrência: 7 de março 2021
12 de março 2021
Estimado(a) Cliente,

Confirmamos que a situação exposta se encontra esclarecida, de acordo com o email remetido no dia 12 de Março de 2021.

12 de março 2021
Boa tarde

Antes de mais, é uma falta de educação desligar-me o telefone na cara, quando atendi o telefone durante o dia de ontem e logo de seguida me desligam a chamada, sem me voltar a ligar de volta.

Hoje sou surpreendido com um e-mail com um longo testamento da NOWO, em que basicamente me dizem que tinham enviado uma SMS para carregamento no dia 28 de Fevereiro, algo que não é verdade, conforme anexo. Aliás, aconselho a ler a passagem do e-mail que deixo de seguida à minha reclamação e comparar com as datas do meu telemóvel (de referir que entre o dia 28 de Fevereiro e dia 4 de Março, recebi sempre SMS de outras pessoas).

Surpreendem ainda quando me dizem que ao fim de 60 dias, retiram o plafond que não usei, algo que também não é verdade, pois sempre acumulei planfond desde que passei para a Nowo. O exemplo mais simples é o plafond de dados móveis: tendo um planfond mensal de 500 mb e usando pouco plafond ao longo de 1 ano, quando me retiram todo o plafond, tinha cerca de 5,8 gb de dados móveis que podia usufruir. Sendo que estou com esta operadora há cerca de 1 ano, não é difícil de perceber que foi acumulando este plafond, ao longo do 1º ano que estou com esta operadora.

Aguardo feedback à minha reclamação e que me reponham aquilo que é meu por direito.

Pedro Saraiva

Excerto do e-mail recebido hoje:

"Em resposta à situação apresentada, esclareceremos que, o produto a que V. Exª aderiu é um serviço LEWE por carregamentos, para poder comunicar e usufruir dos plafonds acumulados no mês anterior, é necessário que garanta pelo menos um carregamento a cada 30 dias.

Em conformidade com o destacável que acompanha o cartão SIM podemos ler que, “se o carregamento não for efetuado deixa de poder realizar comunicações e perde os plafonds não consumidos”.

Importa referir que, a responsabilidade dos carregamentos pertence ao cliente, no entanto a NOWO remete um SMS mensal de alerta quando faltam 2 dias para a data prevista dos mesmos, podendo enviar outras SMS para que o cliente não fique sem comunicações, tendo sido remetido para o seu número móvel alertas no dia 29 de Janeiro de 2021 e outro em 28 de Fevereiro de 2021 onde refere “O prazo de carregamento do seu plano termina em 2 dias. Carregue e assegure a acumulação dos plafonds não consumidos por mais 30 dias”.

Analisando o histórico dos seus últimos carregamentos, temos um carregamento realizado no passado dia 31 de Dezembro de 2020, outro carregamento em 30 de Janeiro 2021 e o último apenas em 04 de Março 2021, quando V. Exª deveria garantir um carregamento em 02 Março 2021 para manter os plafonds (30 dias após o carregamento anterior).

Não obstante, importa ainda referir que mesmo que garanta o carregamento a cada 30 dias, não é possível acumular plafond indefinidamente, pois o plafond acumulado é para utilizar durante 60 dias após cada carregamento. Após esse período, o plafond mais antigo não utilizado, pode ser automaticamente removido."
18 de março 2021
Estimado(a) Cliente,

Confirmamos que a situação exposta já se encontra esclarecida, de acordo com o email enviado no dia 12 de Março de 2021.

18 de março 2021
Boa noite

Antes de mais, não deposito qualquer confiança nos serviços NOWO, ao contrário do que vocês afirmam. Já estive mais longe de trocar de operadora de telecomunicações.

Segundo, para me escreverem a mesma coisa que escrevem a toda gente, não precisavam de quase uma semana para me responderem quando podiam ter respondido em 2 minutos.

Ao contrário do que tentam fazer, que é fechar esta reclamação alterando o estado para resolvida, como continuo a não estar satisfeito, não irei fechar a reclamação.

Continuo a aguardar que resolvam este problema a bem.

22 de março 2021
Estimado(a) Cliente,

Confirmamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o email remetido dia 12 de Março de 2021.

22 de março 2021
Boa noite

Como este caso ainda não foi resolvido, esta reclamação vai continuar a estar por resolver e por isso, sem estar fechada.

24 de março 2021
Boa tarde Sr. Pedro Saraiva,

Consideramos que a situação já foi devidamente esclarecida no email enviado no dia 12 de Março de 2021.

24 de março 2021
Boa noite

Como este caso ainda não foi resolvido, esta reclamação vai continuar a estar "por resolver" e por isso, sem estar fechada.

16 de abril 2021
Boa tarde Sr. Pedro Saraiva,

Consideramos que a situação já foi devidamente esclarecida.

Estamos totalmente ao seu dispor, caso necessite de alguma informação ou ajuda com outra questão.

16 de abril 2021

21 de abril 2021
Boa tarde Sr. Pedro Saraiva,

Confirmamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o contacto efectuado dia 21 de Abril de 2021.

22 de abril 2021

28 de abril 2021
Caro Sr. Pedro,

Confirmamos que a situação exposta se encontra esclarecida, de acordo com o contacto efetuado no dia 28 de Abril de 2021 e que declinou a proposta de resolução apresentada pela NOWO.

Caso necessite de alguma informação adicional estamos sempre ao seu dispor.

Pedro Saraiva avaliou a marca
8 de novembro 2021