NOWO COMMUNICATIONS, S.A.

Nowo - Portabilidade número telemóvel

Marcos Granja
Marcos Granja apresentou a reclamação
1 de julho 2019

Venho manifestar o meu enorme desapontamento com os serviços da NOWO.

No dia 16/06/2019 enviei para o email portabilidade.clientes@nowo.pt o formulário "pedido deportabilidade" preenchido e assinado, junto de copia do meu documento de identificação. Já passaram 7 dias úteis e portabilidade do meu numeronão está efetuada. Além disso, após pesquisa posterior, soube que 11 de maio de 2019, segundo as novas regras da Anacom, que estive a consultar no próprio site da Anacom, já não seria necessário solicitarem o formulário de preenchimento moroso e complexo "pedido de portabilidade" nem solicitarem copia do cartão do cidadão, considerando que:

Foi publicado a 08.05.2018, no Diário da República, o Regulamento n.º 257/2018 que altera o anterior Regulamento da Portabilidade. As novas regras em causa, no meio de várias, obrigam a que:

• Os operadores devem informar os clientes que a portabilidade é feita num dia útil a contar da entrega do pedido de portabilidade.

• Surge o CVP (código de validação de portabilidade). Este código será gerado pelos operadores e disponibilizado a todos os assinantes, que devem passar a utilizá-lo para fazer o pedido de portabilidade junto do novo operador. Esta medida permite otimizar recursos e simplificar a relação entre o novo e o antigo operador, contribuindo para processos de portabilidade mais céleres e seguros, porque a portabilidade passa a ser efetuada sem necessidade de troca de documentação entre operadores.

Além disso alerto para o facto de ser ilegal solicitar cópia do cartão do cidadão, de acordo com o previsto na lei do cartão de cidadão.

Face ao exposto estou profundamente indignado considerando que:

• Não seria necessário solicitarem a documentação que enviei para que tratassem da portabilidade do meu numero
• Basta solicitarem o codigo CVP, no vosso site no que diz respeito à portabilidade em momento algum informam o cliente que é necessário este códigoCVP, além de que estão completamente desatualizados e continuam a solicitarem dados completamente desnecessários e ilegais
• Segundo Anacom a NOWO deve informar os clientes que a portabilidade é feita num dia útil a contar da entrega do pedido de portabilidade, indicando o respetivo CVP, já se passaram mais de 7 dias uteis e a portabilidade não está efetuada.

Só no dia 26-06-2019, através de uma chamada que efetuei para o call center da Nowo é que justificaram a demora na portabilidade devido ao facto de ser necessário facultar-lhes o código CVP. Ora, acaba por ser um contra senso, porque em nenhum lado na pagina da NOWO é possivel indentificar informação de que será necessário fornecer-lhes esse codigo, além de que no formulário que solicitam, relativamente à portabilidade de numeros, essa informação também não é solicitada, Será que o cliente é que tem de adivivinhar? A menos que agora já tenham colocado apos a minha reclamação, tipico.

Efetuei uma reclação por escrito no dia 26-06-2019, para o e-mail info@nowo.pt e portabilidade.clientes@nowo.pt com a minha indignação e a enviar o bendito codigo CVP e não tive qualquer resposta.

Continuo sem a portabilidade do numero efetuada, nem uma justificação nem um pedido de desculpas.

Estão a prestar um serviço de extrema incompetancia e quase amador aos vossos novos clientes.

Existo que a portabilidade do meu numero seja efetuada hoje sem falta, além disso pretendo que me sejam oferecidas as 3 primeiras mensalidades em compensação deste processo desastroso e de profunda incompetencia da vossa parte, que me está a causar grandes transtornos.

Data de ocorrência: 1 de julho 2019
Nowo
7 de agosto 2019
Estimado Cliente,

Confirmamos que a situação exposta encontra-se esclarecida, de acordo com o email enviado no dia 07 de Agosto de 2019.

Equipa de Satisfação de Cliente

Eu estou há uma semana sem poder fazer/receber chamadas e ninguém sabe porquê. Mudei para a NOWO em Fevereiro com a portabilidade normal, estive sempre conctatável já com o cartão NOWO e com o meu nº telemóvel e de repente bloquearam o nº e ninguém assume responsabilidades. Dizem que o nº retornou à MEO e na MEO dizem que está atribuído à NOWO. Uma confunsão. Recebo msm, faço o teste do saldo tenho what'sup e chamadas nada. Não querem admitir que o problema é e foi deles. Boa sorte para si.