Caçarola
Nova resposta
Caçarola

Caçarola - Arroz basmati com larvas

Boa tarde Exma. Sra. Joana Dantas,

Antes de mais gostaríamos de começar por agradecer a sua preferência pelos nossos produtos e o facto de nos ter comunicado esta situação que mereceu a nossa maior atenção, apresentamos desde já as nossas mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.

Através da identificação do produto Arroz Basmati Caçarola FL10221 Val: 10/2022, efectuamos a análise e inspecção da nossa amostra testemunha do lote em causa e não foram detectados sinais de infestação. O facto de não termos até ao momento conhecimento de situações semelhantes a ocorrer neste lote de produto faz-nos acreditar que estamos perante uma situação pontual e restrita à embalagem identificada.
O aparecimento de pragas no arroz nem sempre tem como origem o próprio, podem surgir por contaminação cruzada de outros produtos nomeadamente massa, farinha e feijão. A Valente Marques tudo faz no sentido de evitar o surgimento deste tipo de infestações, desde verificações de matéria-prima, controlo de temperatura de armazenamento de matérias-primas e inspecção do produto final.
O controlo preventivo de potenciais infestações é feito de duas formas, através de fumigações a toda a matéria-prima recepcionada nas nossas instalações e do controlo efectivo da temperatura de armazenamento. Estas práticas têm-se revelado eficazes na prevenção do aparecimento de pragas, tal como definido e validado sucessivamente no nosso estudo HACCP.
Umas das formas de a poder combater seria com recurso a uma carga excessiva de produtos químicos o que significaria a criação de outro tipo de problemas, nomeadamente a contaminação. Ora, esta é uma situação que não se nos afigura como exequível uma vez que consideramos a Segurança Alimentar acima de tudo.
Em situações extremas, o desenvolvimento de pragas em produtos naturais como o Arroz pode acontecer. No entanto e dado que todos os controlos efectuados à matéria-prima, processo de embalamento, instalações, produto final indicam claramente a conformidade do produto, isenção de pragas, entre outros aspectos avaliados, somos obrigados a concluir que a infestação verificada e relatada pelo cliente teve origem externa à embalagem e processo de fabrico.

Entraremos em contacto consigo via e-mail para procedermos à troca da embalagem.

Departamento da Qualidade
qualidade@cacarola.pt