59.8

Caçarola - Arroz com bicho

Magda Marinho
Magda Marinho apresentou a reclamação
17 de outubro 2019
Venho por este meio reclamar em relação ao vosso arroz Basmati.
Já não é a primeira vez que me acontece e tenho ignorado, hoje foi a última vez, em dois pacotes que abri para cozinhar, os dois estão cheios de bicho!!!
Envio fotos a comprovar e tenho os pacotes ainda para devolver.
Comprei recentemente e estão na validade, sou consumidora da marca mas já estou muito desiludida!! Fico a aguardar resposta.
Data de ocorrência: 17 de outubro 2019
Caçarola
18 de outubro 2019
Boa tarde Sra. Magda Marinho,

Antes de mais gostaríamos de começar por agradecer a sua preferência pelos nossos produtos e o facto de nos ter comunicado esta situação que mereceu a nossa maior atenção, apresentamos desde já as nossas mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.
Através da identificação do produto Arroz Basmati Caçarola L0315419 Val: 12/2020, efectuamos uma inspecção à nossa amostra testemunha do lote em causa e não foram detectados sinais de infestação (presença de gorgulho). O facto de não termos até ao momento conhecimento de situações semelhantes a ocorrer neste lote de produto faz-nos acreditar que estamos perante uma situação pontual e restrita à embalagem identificada.
O controlo preventivo de potenciais infestações é feito de duas formas, através de fumigações a toda a matéria-prima recepcionada nas nossas instalações e através do controlo efectivo da temperatura de armazenamento. Estas práticas têm-se revelado eficazes na prevenção do aparecimento de pragas, que tem como características óptimas de desenvolvimento o calor e humidade suficiente.
Muitas vezes o aparecimento de pragas no arroz, não tem como origem o próprio, podem surgir por contaminação cruzada de outros produtos nomeadamente farinhas, massa e feijão.
A Valente Marques tudo faz no sentido de evitar o surgimento deste tipo de infestações, desde verificações de matéria-prima, fumigações de prevenção, controlo de temperatura de armazenamento de matérias-primas e inspecção do produto final, no entanto, esta “batalha” contra este tipo de praga revela-se por vezes inglória.
Uma das formas de poder combatê-la seria com recurso a uma carga excessiva de produtos químicos o que significaria a criação de outro tipo de problemas, nomeadamente a contaminação. Ora, esta é uma situação que não se nos afigura como exequível uma vez que consideramos a Segurança Alimentar acima de tudo.
Estamos disponíveis para proceder à troca do produto por outro similar em perfeitas condições de utilização, desta forma pretendemos minimizar e ressarcir o seu prejuízo.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Departamento de Qualidade
Valente Marques, S.A.