59.8

Caçarola - Bicho no arroz

Lina da Conceição Efigénio
Lina Efigénio apresentou a reclamação
10 de setembro 2020
O saco de arroz (Marca Caçarola -carolino extra branqueado )lote 307920 com validade 03/2021 está por abrir pois quando o fui fazer percebi que está cheio de bichos.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2020
Caçarola
11 de setembro 2020
Bom dia Exma. Sra.,

Antes de mais gostaríamos de começar por agradecer a sua preferência pelos nossos produtos e o facto de nos ter comunicado esta situação que mereceu a nossa maior atenção, apresentamos desde já as nossas mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.
Através da identificação do produto Arroz Carolino Caçarola L0307920 Val: 03/2021, efetuamos uma inspeção à nossa amostra testemunha do lote em causa e não foram detetados sinais de infestação. O facto de não termos até ao momento conhecimento de situações semelhantes a ocorrer neste lote de produto faz-nos acreditar que estamos perante uma situação pontual e restrita à embalagem identificada.
O controlo preventivo de potenciais infestações é feito de duas formas, através de fumigações a toda a matéria-prima rececionada nas nossas instalações e através do controlo efetivo da temperatura de armazenamento. Estas práticas têm-se revelado eficazes na prevenção do aparecimento de pragas, que tem como características ótimas de desenvolvimento o calor e humidade suficiente.
Muitas vezes o aparecimento de pragas no arroz, não tem como origem o próprio, podem surgir por contaminação cruzada de outros produtos nomeadamente farinhas, massa e feijão.
A Valente Marques tudo faz no sentido de evitar o surgimento deste tipo de infestações, desde verificações de matéria-prima, fumigações de prevenção, controlo de temperatura de armazenamento de matérias-primas e inspeção do produto final, no entanto, esta “batalha” contra este tipo de praga revela-se por vezes inglória.
Uma das formas de poder combatê-la seria com recurso a uma carga excessiva de produtos químicos o que significaria a criação de outro tipo de problemas, nomeadamente a contaminação química. Ora, esta é uma situação que não se nos afigura como exequível uma vez que consideramos a Segurança Alimentar acima de tudo.
Estamos disponíveis para proceder à troca do produto por outro similar em perfeitas condições de utilização, desta forma pretendemos minimizar e ressarcir o seu prejuízo, iremos entrar em contacto consigo via e-mail.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Departamento de Qualidade
Valente Marques, S.A.