Caetano - Auto, S.A

Octávio Jesus
Octávio Jesus apresentou a reclamação
22 de novembro 2017

Bom dia ,

Na sequência da visita da minha Viatura Toyota Auris vossa oficina no passado dia 15-11-2017 para efectuar a revisão dos 60.000 Km, pretendo fazer uma reclamação que faço questão de deixar registada no livro de reclamações para que seja auditada.

Paralelamente irei reclamar á Toyota Portugal, Toyota Europa e entidades competentes para o efeito em Portugal.

Como tive oportunidade de lhe explicar em conversa telefónica a viatura em causa faz um ruido que foi diagnosticado como sendo um defeito das pastilhas de travão da frente. Este ruido foi reclamado numa outra visita á uma outra oficina do vosso grupo quando a viatura apresentava cerca de 40.000 Km e que nessa visita o objectivo principal da reclamação é o facto da viatura consumir mais de 1,0 L de óleo a cada 5.000 Km o que é inaceitável na minha opinião tendo em conta que é uma viatura nova e com poucos Km.

Nessa mesma visita foi dada a informação que se tratava de um defeito de fabrica das pastilhas de travação e que estava perfeitamente identificado e qua a Toyota estava a proceder á sua substituição, contudo naquele momento não havia disponibilidade para deixar a viatura e foi sugerido que por altura da revisão fosse reclamado novamente.

Reclamar na revisão foi o que fiz na semana passada, contudo essa reclamação não foi aceite alegando que apenas seriam trocadas as pastilhas até ao 30.000 Km. Como cliente Toyota há mais de 12 anos, proprietário de duas viaturas integralmente assistidas nas vossas oficinas não posso deixar de manifestar o meu desagrado pelo facto de não ser aceite a reclamação. O que está em causa não é o valor das pastilhas mas sim a atitude da marca/concessão que coloca em causa os valores da marca assim como a satisfação dos clientes.

É no meu entender obrigação da marca tomar a iniciativa própria de proceder á substituição do todo e qualquer componente em que venham a ser identificados defeitos de fabrico sem que para tal tenham que esperar que sejam os clientes a reclamar(É pelo menos isso que diz a garantia). É assim que procedem as marcas prestigiadas. Sou cliente de outra marca e ainda o ano passado numa viatura que tem mais de 11 anos e 390.000 Km neste momento, na visita á oficina para revisão dos 330.000 Km foram trocados os 4 injectores e que nunca me tinham dado qualquer tipo de problema, contudo a marca tinha detectado um defeito no lote e trocou-os sem que os clientes tivessem que reclamar e que no meu caso quando deixei a viatura para a revisão me informaram que tinham uma acção de chamada da fábrica a referida troca.

Também é muito estranho o consumo anormal de óleo que a viatura faz (Mais de 1,0 L a cada 5.000 Km), necessito de ser informado que medidas irá a Toyota tomar para a resolução do problema tendo em conta que com este consumo anormal a vida útil do motor ao que tudo indica será demasiado curta e certamente que também os valores dos Co2 irão ser um problema nas inspecções. Também sei que este problema é identificado em várias viaturas, irá a Toyota proceder á substituição do motor ou irá fazer alguma intervenção para resolver o problema?

Fico desde já ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento que entenda necessário.

Com os melhores Cumprimentos
Octávio Jesus

Data de ocorrência: 22 de novembro 2017
Caetano Auto
15 de dezembro 2017
Promovemos reunião com o cliente. Situação devidamente clarificada.

Infelizmente essa atitude, nefasta para o bom nome da empresa e das marcas que representa, parece ser estratégia habitual para com os clientes cujas viaturas se encontrem em período de garantia. Uma verdadeira vergonha, pior que em países do terceiro mundo, mas convencidos andam de que assim ganham é que ganham nome...