42.5

Caetano Baviera - Desleixo no tratamento do sinistro

Joao Teixeira
Joao Teixeira apresentou a reclamação
17 de janeiro 2023
A VIATURA MINI COUNTRYMAN JCW de matricula 5122 JZC sofreu danos pela inundação do Parking da Telpark na Praça de Londres, aquando das inundações da noite de 13 de Dezembro, ficando alagado o habitáculo.
Acionada a seguradora Allianz fez rebocar a viatura para o parque da Caetano Baviera Parque das Nações (CBPN) no dia 19/12.
A 26/12 tento contactar por telefone a CBPN sem êxito.
A 28/12 é efetuada a peritagem á viatura 5122 JCZ.
A 29/12 visita à CBPN do mediador de seguros Helder Barata o qual me informa da situação e refere que a oficina da CBPN entraria rapidamente em contato comigo.
Dia 30/12 desloquei-me á oficina da CBPN sem qualquer efeito prático.
Ver email enviado a 29/12 á CBPN relatando o sucedido e pedindo informações, o qual nunca teve uma resposta.
A 3/1/23 falei com Rui Branco sem qualquer efeito prático.
Ver email enviado por mim á CBPN no dia 5/1/23.
A CBPN responde ao email a 5/1/23 sem qualquer informação útil, apenas desculpas.
No dia 10/1/23 recebo uma mensagem da CBPN a informar que o teste á viatura seria feito no dia 11/1/23.
A 13/1/23 (2 dias depois) recebo um telefonema de Rui Branco (CBPN) ás 11h, a dizer que ainda não tinha sido feito qualquer teste á viatura.
A 13/1/23 a CBPN informa os peritos da DEKRA “que está á espera de disponibilidade de mão de obra, para analisar e realizar prova no motor, caixa de velocidades e todo o sistema electrónico e interior do veículo...”
Dia 16/1/23 vou á CBPN verificar o estado da viatura e tirar fotos, concluindo:
- A viatura 5122 JZC encontrava-se no mesmo local e nas mesmas condições em que foi rebocado no dia 19/12/22, com o habitáculo alagado e com um cheiro a bafio. Isto é esteve 29 dias alagado sem qualquer tentativa, por parte da CBPN, de escoamento da água.
O desleixo da CBPN é suscetível, de provocar mais danos ou de agravar os danos já sofridos á viatura 5122 JZC, e assim, de lesar os legítimos interesses do proprietário.
A não drenagem da água da viatura impossibilita qualquer teste ao sistema electrónico / de gestão do motor.
O desleixo em tratar o assunto eficazmente e em tempo útil é evidente.
A ausência de informação ao proprietário da viatura as dificuldades de contacto com os responsáveis – são evidentes.
As desculpas veiculadas apenas evidenciam problemas organizacionais e não comportamentais.
Para cúmulo da situação, a viatura em questão foi adquirida á Barcelona Premium filial espanhola da Caetano Retail (á qual pertence a CBPN), dado que o proprietário da viatura reside e tem a sua atividade naquele País.
Responsabilizarei a CBPN pelos atrasos e danos causados pela sua inacção.
Data de ocorrência: 17 de janeiro 2023
Caetano Baviera
18 de janeiro 2023
Estimado João Teixeira,

Agradecemos a sua exposição. De forma a agilizar um eventual esclarecimento/resolução, informamos que passámos a sua informação ao concessionário em questão. Em caso de necessidade será contactado por uma das vias que forneceu.

Atentamente,
Caetano Retail - Grupo Salvador Caetano
Joao Teixeira
15 de fevereiro 2023
Boa tarde relativamente à minha queixa devo informar que no próximo Domingo 19/02 se completam dois meses desde que entreguei o carro à Caetano Baviera; foi feito orçamento da reparação que carece de aprovação da Companhia de Seguros e foi-me dito que até chegarem todas as peças necessárias à dita reparação deverá demorar até à semana 9 ou 10 deste ano de 2023.
Portanto o assunto está longe de estar resolvido.
Continuarei a tentar obter feedback e, entretanto, por minha insistência e algo contrariados, a Caetano Baviera entregou-me uma viatura de substituição no início deste mês de Fevereiro.
Inicialmente foi-me dito que o concessionário não tinha acordo com a minha Companhia de Seguros em Espanha!!!
Enviarei futuramente mais informações quando receber a viatura reparada.