43.9
Caetano - Baviera - Comércio de Automóveis, S.A
  • Edifício Baviera - Rua do Barreiro, 547
    4405-730 Madalena
  • geral@caetanoretail.pt

Caetano Baviera - Recusa na reparação de problemas mecânicos do veículo. veículo com problemas possivelmente desde a compra

David Russo
David Russo apresentou a reclamação
29 de maio 2023
No dia 2 de Março de 2022 dirigi-me ao concessionário Caetano Baviera no Parque das Nações em Portugal com o objetivo de adquirir um BMW 420d Gran Coupé Pack M Auto. No momento da visita, fui atendido pelo vendedor Sr. Luís Santos, a quem manifestei o meu interesse em adquirir o veículo mencionado.

Realizei o pagamento de um sinal no valor de 400€ como forma de confirmar a minha intenção de compra. Nesse dia foi-me, também, apresentada a possibilidade de obter um crédito através de vocês no qual aceitei saber as condições.

No dia seguinte, enviei toda a documentação e fui informado que o pedido de crédito tinha sido rejeitado.

No dia 10 de março 2022 o Sr. Pedro Firme enviou-me algumas simulações de seguro, mas os valores não foram satisfatórios para mim, optando então por realizar o seguro através da minha agência de confiança.

Nesse mesmo dia pedi, via telefone, a documentação do veículo ao vendedor no qual ficou surpreso pelo pedido da documentação visto que, supostamente, o veículo seria entregue no dia 11 de março de 2022, conforme estava descrito no documento que me foi entregue inicialmente.

No dia 11 de março de 2022 reforço o pedido de documentação para tratar do seguro e ele disse-me que afinal o veículo só estava pronto no dia 16/3.

Na segunda-feira, dia 14/3, às 15:56 o vendedor enviou-me a declaração de circulação e inspeção.

Notei que a próxima inspeção seria no dia 21/4/2022 e a declaração de circulação realizada no dia 14/3/2022 (nunca o carro estaria pronto no dia 11/3).

No dia 16/3/2022 liguei para confirmar a entrega do carro e foi adiada de novo para dia 17/3/2022.

O carro passado alguns dias acendeu uma luz a pedir a substituição das pastilhas dos travões, fui averiguar no painel do carro e não só tinha essa informação, como a data da última revisão foi dia 17/3/2021. Também apresentava problemas perda de pressão no pneu traseiro do lado direito e em ambas as janelas da frente. Levei o veículo até ao concessionário para ver o que se passava.

Da revisão não tenho nenhuma prova, do pneu supostamente estava tudo bem e até hoje de 15 em 15 dias tenho de meter pressão e ainda detetaram problemas numa sonda lambda (o que possivelmente começou a originar outros problemas). Uma das janelas foi conseguido acabar com o barulho e a outra teve de se encomendar um motor novo.

Foi-me dito que o motor já tinha chegado e liguei todas as semanas desde abril até 29/7/2022 para tentar marcar uma data de intervenção. No dia 29/7/2022 enviei queixa via e-mail ao Concessionário Caetano Baviera. Nesse e-mail pedi a cópia de contrato, e, também, a garantia que não me tinha sido entregue no ato da compra do veículo. Tendo em conta que não resolveram o problema em 30 dias pedi a devolução do dinheiro que me foi negado.
Enviaram-me uma suposta cópia do contrato mas com o e-mail errado, o que me deixa preocupado pois a nível da proteção de dados possivelmente existe outra pessoa a receber emails em vez de irem para mim. Não tive a documentação que deveria ter recebido no ato da compra do veículo.

O vendedor mesmo após a queixa que eu efetuei via e-mail não tentou perceber o problema.
Marquei para verem o carro no dia 11/8/2022 para o diagnostico de todos os problemas e ninguém me deu a documentação do diagnóstico.

Perdi a confiança na marca e no concessionário, um pneu que está sempre a perder pressão fora outros problemas que possa ter que interferem com a segurança do próprio veículo. Marquei passado alguns meses um diagnostico na Santogal, nesse concessionário detetaram inúmeros problemas inclusive no Turbo compressor, tentei resolver os problemas nesse concessionário mas não me foi possibilitado por estar a menos de 50 km do concessionário onde comprei o veículo. Reclamei à BMW Portugal e após aconselhamento da BMW Portugal fui até ao concessionário Caetano Baveira para diagnosticarem os problemas. Acontece que me recusaram a tratar do veiculo devido à manutenção estar por fazer inclusive fui informado de ter perdido a garantia. Acontece que a manutenção não foi feita pois eu nem sabia se iria continuar com aquele veículo, ou não, então não iria investir dinheiro até ter esta situação resolvida.
No e-mail enviado em 29/7/2022 pedi, também, o acesso às gravações das chamadas que efetuei, pois, ao abrigo do RGPD eu tenho todo o direito de as ter, bem como o comprovativo que os meus dados de como é que os meus dados que enviei para simulação do crédito, e seguro, foram tratados. Até hoje não recebi nenhum das informações.
Entretanto, uma das supostas resoluções era trocar de veículo, mas efetivamente essa troca seria uma retoma deste que foi avaliado em menos de 10.000,00€. Bem como inúmeras ações de Recall foram lançadas pela BMW e nenhuma delas fui informado sobre tal necessidade.
Conduzo um carro que não sei se é seguro, pode por a minha vida em risco e a minha garantia foi cancelada devido a todo este processo. Bem como a venda do veículo nem deveria ter sido possível pois um BMW Premium Selection deve ter menos de 5 anos e este veículo foi-me vendido com 6 anos e em supostas boas condições o que não corresponde à verdade.
Data de ocorrência: 29 de maio 2023
Caetano Baviera
31 de maio 2023
Estimado David Russo,

Agradecemos a sua exposição, a qual foi transmitida ao concessionário em questão. Em caso de necessidade será contactado por uma das vias que forneceu.

Atentamente,
Caetano Retail - Grupo Salvador Caetano
David Russo
13 de junho 2023
Recebida uma resposta por parte da Caetano Baviera Parque das Nações o problema mantêm-se, a posição mantêm-se.