Caetano Drive - Diagnóstico inicial errado

Manuel Ferreirinha apresentou a reclamação

Antes de mais, não sei se será este o canal indicado para manifestar o meu atual descontentamento com o serviço prestado pela Caetano Drive, em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Caso exista outro o caminho mais eficaz a seguir, agradeço que me indiquem quais os endereços ou forma de o fazer.

Sou proprietário de uma carrinha VW Passat, motor 2.0 140cv e recentemente, deparei-me com algumas situações anormais ao nível do motor. Não sabendo do que se tratava, podendo ser um assunto sério, como mais tarde se veio a revelar, fiz uma marcação na Oficina oficial VW de Vilar de Andorinho e aproveitando a promoção da "Revisão Sénior", solicitei que fosse feito um "check up" geral dando conta à marca as diferenças que encontrara na condução da carrinha, a saber:

- demasiado fumo quando ligo a carrinha, em frio;
- consumo de combustível mais elevado que o normal;
- carrinha engasga-se em baixas rotações.

Posto isto, e depois de eu ter feito uma reparação da bomba de alta pressão fora marca, devo dizer, diagnosticaram que poderia ser um problema de injectores, propondo a sua limpeza, mesmo com a dúvida de um deles estar a dar valores estranhos na medição.
Depois, como o problema se manteve, garantiram que a avaria seria da bomba de alta pressão, propondo a sua substituição. Dei ordem de reparação e quando a carrinha ficou pronta, ligaram-me a dizer que tudo estava bem e a carrinha como "nova", ou seja, problema resolvido.
Não foi bem assim, apesar de ter sido bem tratado correspondendo aquilo que eu esperava da marca, pois logo no dia seguinte, o veículo estava igual, exatamente com os mesmos sintomas.

Deixei passar dois dias, não fosse algo normal pela adaptação das peças novas ao carro e voltei a ligar para a oficina. Prontamente pediram que voltasse lá com o carro para verificarem novamente a reparação proposta inicialmente. Disseram que refizeram a mesma reparação, no sentido de perceber se seria alguma peça nova danificada ou problema de montagem.
No final desta segunda ida à oficina, a certeza do problema resolvido já não era uma realidade. Entregaram-me o carro pedindo que este fosse testado e assim fiz. Com pena minha, o resultado foi o mesmo, manteve-se o problema.

Pela terceira vez, deixara o carro na oficina para tentar resolver definitivamente a questão. Agora, feito outro diagnóstico ao mesmo carro, ao mesmo problema, explicaram-me que a avaria estaria no "cabeço do motor", no 1ª cilindro, onde um dos injectores aparecia "babado". Um fissura no cabeço do motor, talvez na colassa, fazia com que o 1ª cilindro perdesse a pressão e no retorno de algo, fazia com que o injector aparecesse "mijado". Esta foi a explicação que me deram e eu sem perceber nada da área solicitei que me indicassem uma estimativa ao valor da reparação. Esta reparação ascende a um valor entre 3000 e 4000€, disseram.

Por ser 6ª feira e véspera de fim de semana prolongado, não deixei o carro na oficina e fui levantá-lo. Assumiram o compromisso de me ligar na 3ª feira seguinte, logo de manhã para me enviarem o orçamento, a meu pedido, da reparação diagnosticada na última ida à oficina, para que eu pudesse decidir o que fazer.
Após inúmeras tentativas de falar com a pessoa que estava a tratar deste meu assunto, bem como de ligar para a oficina, não tive sucesso. Hoje, dia 29 de Abril, é 6ª feira e eu ainda não tenho orçamento da reparação a fazer, não consigo falar com ninguém da oficina e estou sujeito a ficar na estrada, o que seria um transtorno enorme, uma vez que resido em Vila Nova de Gaia e trabalho em Braga.
Na oficina tenho falado com o Sr. Carlos Azevedo, de quem tenho o contacto móvel mas que já não atende. Não sei qual a razão.

Espero resolver convosco esta situação delicada, bem com ter utilizado o melhor canal para apresentação desta reclamação. Paguei por um serviço que em nada resolveu o meu problema e a cada dia que passa, o carro vai ficando pior. Talvez estejam à espera que o motor parta de vez!
Admito apresentar este problema por outras vias, caso não seja correspondido.

Agradeço resposta a este problema, obrigado.

Manuel Ferreirinha

27 ago 2020